Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Agenda infantil: atrações para os pequenos no mês das crianças

Gostou? Compartilhe!

Selecionamos dez eventos, entre shows, peças, feiras e oficinas, voltados para crianças no mês de outubro

Por Helena Tomaz | Assistente de Conteúdo

De shows a peças teatrais, passando por feiras e oficinas criativas, a programação cultural de outubro – mês marcado pelo Dia das Crianças – reserva várias atrações para os pequenos. Aqui, selecionamos nove eventos que prometem garantir alegria e diversão mês afora.

Casa do Baile. Foto Verônica Manevy

1. Movimenta

Realizado de 5 a 8 de outubro, o Movimenta, iniciativa do Sesc MG, oferece uma programação voltada para todas as idades. O evento será realizado em diversas unidades do Sesc espalhadas por Minas Gerais, oferecendo oficinas e atividades de lazer, bem-estar e aprendizado. Assim, atividades como yoga, tapeçaria e contação de histórias, para citar alguns exemplos, figuram na programação.

Dessa forma, algumas das oficinas ofertadas se direcionam especialmente às crianças. Já as atividades que não têm faixa etária específica também podem ser uma boa oportunidade de passar o tempo com as crianças de uma forma descontraída.

Portanto, em Belo Horizonte, atividades do Movimenta serão oferecidas nas unidades Floresta, Palladium, Santa Quitéria e Tupinambás. Cidades da região metropolitana também farão parte da iniciativa. Assim, Contagem, Santa Luzia e Sete Lagoas também vão sediar atividades. Vale lembrar que toda a programação é gratuita.

2. Feira Aproxima

Realizada todos os meses em BH, a Aproxima também terá uma programação dedicada às crianças neste mês de outubro. Isso porque no sábado, dia 7, além da presença das barraquinhas gastronômicas e de produtores locais, a iniciativa vai contar com atividades exclusivas direcionadas aos baixinhos. Assim, haverá, por exemplo, oficina de bolhas de sabão, bem como parquinho com monitores e pintura facial, entre outras atividades. O evento será realizado no período das 10 às 17h, no Colégio Arnaldo (R. Timbiras, 560, Funcionários), com entrada gratuita.

Foto: Guilherme Girão / Divulgação

3. Sois África Mirim

O espetáculo “Sois África Mirim”, realizado por Tom Nascimento, quer proporcionar, às crianças, a oportunidade não só de conhecer, como de estabelecer vínculos com as tradições afro-brasileiras. Além de entoar cânticos populares, o cantor certamente vai impressionar a plateia com técnicas de percussão corporal. Assim, o espetáculo mescla canções autorais de Tom com clássicos da MPB. O show conta, ainda, com a leitura de trechos do livro infantojuvenil “A História do Tambor”, de autoria do artista.

4. Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar

Para contemplar as crianças ainda menores, a programação de outubro traz, ainda, uma nova apresentação do espetáculo “Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar”. Dessa forma, com classificação etária a partir de um ano de idade, a montagem tem a duração de 50 minutos e, desta vez, será realizada no Centro Cultural Unimed BH – Minas.

Foto crédito Daniel Bianchini.

5. Orquestra Ouro Preto e Pé de Sonho

Em mais uma edição da série “Domingos Clássicos”, a Orquestra Ouro Preto se junta, desta vez, ao Grupo Pé de Sonho. Assim, o repertório vai unir as músicas do grupo, já conhecidas por grande parte da criançada, à música clássica. Portanto, marcado para o dia 8 de outubro, domingo, no Sesc Palladium, o espetáculo pode ser uma boa oportunidade para estabelecer o primeiro contato dos pequenos com uma orquestra.

Foto: Gustavo Romanelli / Divulgação

6. Mundo Bita – Vamos Cultivar Amizades

No dia 08 de outubro, os personagens do Mundo Bita, tão queridos por muitas crianças, chegam ao Cine Theatro Brasil Vallourec. Além disso, o espetáculo “Vamos Cultivar Amizades” promete trazer ao palco as canções preferidas das crianças. Os ingressos estão disponíveis para venda online a partir de R$40 (meia-entrada).

7. CCBB – Programação infantil

No mês de outubro, o CCBB BH promove visitas e oficinas direcionadas especialmente ao público infantil – e, claro, aos respectivos acompanhantes.

Assim, no dia 15, às 9h30 (ou sjea, antes mesmo de o museu abrir as portas para o público em geral), o CCBB BH vai promover a visita “No Sling”. Voltado para crianças de colo e cuidadores (que poderão pegar slings emprestados), o evento visitará a exposição “Studio Drift – Vida em Coisas”. As inscrições devem ser feitas aqui.

Já para as crianças com mais de três anos, o CCBB promove a oficina Seres Luminosos. Com inspiração na exposição do Studio Drift, em cartaz no local, as crianças poderão aprender a criar pequenos seres iluminados. Assim, a oficina será realizada em todos os sábados, domingos e feriados de outubro, às 15h, sem necessidade de inscrição prévia.

Visando atender ao público de todas as idades – ou seja, não apenas às crianças -, também serão oferecidas visitas teatralizadas ao equipamento. Nela, os personagens incorporados por atores viajam no tempo e, assim, chegam em 2023 para contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício. Em uma inusitada imersão cênica, o visitante é, pois, convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio. Não há necessidade de fazer inscrição prévia.

CCBB Educativo. Foto: Paula Libertad
CCBB Educativo. Foto: Paula Libertad

8. O sítio do pica-pau amarelo

Clássico que atravessa gerações de brasileiros, “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, baseado na obra de Monteiro Lobato, será apresentado no Teatro SESI Minas no dia 6 de outubro, às 9h15 e às 14h30. Dessa vez, no entanto, Cuca sequestra o sábio senhor Tempo e o leva para o meio do mar. No entanto, Emília, a esperta boneca, vai fazer de tudo para que tudo volte ao normal.

O sítio do Pica Pau Amarelo. Foto: Daniel Augusto
O sítio do Pica Pau Amarelo. Foto: Daniel Augusto

9. Programação Infantil na Lagoa da Pampulha

Os espaços culturais da Lagoa da Pampulha também terão programação especial de dia das crianças. Sendo assim, no dia 11 de outubro, às 14h, a Casa do Baile vai promover o “Filme no Baile – Mostra de cinema infantil”. No auditório da Casa do Baile serão exibidos os filmes “5 Fitas”, “Fábula da vó Ita”, “Entre Muros” e “Papagaio Verde”. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Da mesma forma, no mesmo dia, às 15h, também serão promovidas Brincadeiras no Jardim de Burle Marx. Assim, a proposta é realizar atividades que estimulem a criatividade e a curiosidade das crianças, atrelando a história à fauna e à flora de Burle Marx. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Além disso, para as crianças de zero a três anos, haverá o Ateliê Aberto – Edição Especial – Primeira infância nos jardins de Burle Marx. Por fim, os pequenos serão estimulados a descobrir os jardins explorando os sons, as cores e as texturas. Por fim, a atividade será no dia 14 de outubro, às 9h. É necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

10. Halloween no Museu dos Brinquedos

Museu dos Brinquedos. Foto: Fabricio Lourenço
Museu dos Brinquedos. Foto: Fabricio Lourenço

Por fim, o Museu dos Brinquedos optou por unir a celebração brasileira do Dia das Crianças à tradição norte-americana (de raízes anglo-saxônicas) do Halloween, o popular Dia das Bruxas, festejado em 31 deste mês. Lembrando que, no Brasil, desde 2003, o 31 de outubro foi instituído como o “Dia do Saci”. Assim, o equipamento, localizado na Avenida Afonso Pena, 2564, vai receber a criançada para oficinas, trocas de doces, histórias assombradas e outras brincadeiras. As atividades serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de outubro, em dois horários: de 10h às 12h30 e de 14h às 17h.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]