Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Impressões sobre A pior pessoa do mundo, longa norueguês indicado ao Oscar

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Longa dirigido por  Joachim Trier, A pior pessoa do mundo deu a Renate Reinsve o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes

Carol Braga | Editora

Se todo ano a lista de indicados ao Oscar revela gratas surpresas, podemos dizer que A pior pessoa do mundo é uma delas em 2022. O filme noruegues, está indicado na categoria internacional e, para dizer a verdade, tem bem poucas chances diante de Drive my Car. Mas isso é conversa de quem gosta das especulações em torno do prêmio da academia. 

Um fato: o longa protagonizado por Renate Reinsve, vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, provoca uma montanha russa de emoções. Dá para rir e também chorar com toda a originalidade dessa tragicomédia romântica.

Tudo gira em torno de quatro anos da vida de Julie (Renate Reinsve). Acompanhamos o processo de amadurecimento dela desde as escolhas (ou não) feitas no período da faculdade e, logo, os relacionamentos, amorosos e familiares. Em resumo: a protagonista não parece saber bem o que quer. Ela segue o fluxo da vida. E essa liberdade dela é um dos pontos altos na construção dessa personagem.

Acertar e errar são movimentos naturais da vida. Não é porque você porventura cometa equívocos na hora de escolher que será pior pessoa do mundo. 

Da literatura para o cinema

O longa se organiza em um prólogo, doze capítulos e um epílogo. A presença constante de uma narradora também serve para nos situar como se fosse dentro de um livro. Assim, vamos conhecendo não apenas a alma livre da moça, como também onde moram as inseguranças dela e onde nascem os padrões de autodestruição. Na família, na relação com o pai, na busca por aceitação. Enfim, motivos corriqueiros e humanos. 

Do ponto de vista de direção, tem uma sequência que Joachim Trier (que também é roteirista ao lado de Eskil Vogt) particularmente brilha. É quando ele literalmente para o mundo para as divagações de Julie. Outra passagem bem legal com ótimas sacadas de roteiro é a cena da festa do casamento. Falar mais que isso é cair o risco de spoiler.

Elenco

Sobre a interpretação, além de Renate Reinsve, vale mencionar também o trabalho de Anders Danielsen Lie como Aksel. É um personagem que tem uma curva de transformação bastante intensa e o ator dá conta desse movimento sem cair em clichês.

Outros pontos a se prestar atenção:

A trilha sonora

A música do filme vai mudando de acordo com as fases da personagem. Se o tom do início é, digamos, otimista, a medida em que Julie se transforma, a sonoridade também. Fora o tanto de clássico tipo The way you look tonight, com Billie Holiday e Waters of March, na versão de Art Garfunkel. 

Frases de impacto

E mais: se você for fã de citações, o longa tem várias. Ou seja: veja o filme ao lado do seu bloco de notas. Por exemplo: “Eu sempre me preocupei que algo pudesse dar errado, mas as coisas que deram errado nunca foram o que me preocupava”. Uau!

Outra: “Este é o cerne do nosso relacionamento. Tudo o que sentimos, temos que colocar em palavras. Às vezes, eu só quero sentir as coisas. Você insiste em ser tão forte o tempo todo. Para você, ser forte é formular coisas. Se você analisa as coisas em todos os níveis psicológicos, pensa que é forte. Porque sou menos analítico, você acha que sou mais fraco”. 

A pior pessoa do mundo não é apenas uma tragicomédia romântica. É uma anti comédia romântica. Se uma característica comum desse gênero era abordar as relações românticas de maneira doce e utópica, o longa quebra essa regra. É um filme romântico? Sim, mas realisticamente romântico. Como nas histórias de amor reais, tem seus momentos apaixonantes, doces, outros cheios de inseguranças, dúvidas, algumas escolhas erradas outras certas. É a vida. Ninguém é melhor ou pior por isso.

A pior pessoa do mundo. Foto: Diamond Films
A pior pessoa do mundo. Foto: Diamond Films

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!