fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

A incrível história da Ilha das Rosas: uma utopia baseada em história real

O filme é baseado na história real de Georgio Rosa, um engenheiro que construiu a própria ilha para criar um país independente

Por Jaiane Souza *

08/02/2021 às 19:08 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Cena de "A incrível história da Ilha das Rosas". Crédito: Netflix

A história de um engenheiro muito do criativo que decide construir uma ilha em “águas internacionais” e declará-la como uma nação independente. Essa é a história do filme A incrível história da Ilha das Rosas, filme italiano disponível na Netflix e dirigido por Sydney Sibilia. Parece loucura, mas trata-se de uma história real retratada com alto teor de fidelidade pelo cinema. Além disso, é uma história de utopia. Afinal de contas, imagine como seria viver em um local sem regras? Ou melhor, criar suas próprias regras, legislação e implementar um idioma? 

O longa é protagonizado por Giorgio Rosa (Elio Germano), que, com ajuda de uma amigo, constrói uma espécie de plataforma com base de aço fora do território marítimo italiano. São 400 metros quadrados que passa a ser frequentado por jovens em busca de diversão alternativa. No desenrolar da narrativa, pessoas do mundo inteiro chegam até mesmo a pedir a cidadania do novo “país”. O crescimento do prestígio do local incomoda as autoridades e governos de todo mundo, que passam a dissuadir Georgio de todas as formas. Principalmente quando ele solicita à ONU o reconhecimento da Ilha das Rosas como um país independente.

A história real

Do ponto de vista dos dias atuais, a ideia pode parecer simples. Mas, voltando aos anos 1960, a inciativa do engenheiro Giorgio fazia total sentido. Era um contexto que ainda sentia os efeitos da Segunda Guerra Mundial. Além disso, a contracultura estava a todo vapor, assim como os movimentos civis, diretos das mulheres etc. Dessa forma, criar um país independente do zero era mais uma forma de manifestação de liberdade. 

Entretanto, mesmo muito fidedigna à história real, algumas coisas mudaram. No longa, Giorgio afirma que construiu a Ilha das Rosas apenas em alguns meses. Mas, o engenheiro da vida real demorou exatos dez anos para construir a plataforma no mar Adriático, além do uso de recursos próprios, diferentemente do filme, que o amigo rouba dinheiro do pai para ajudar na construção. No blog Histórias do Mar você confere a história real completa da Ilha das Rosas e detalhes sobre a construção. 

O filme em si

Em resumo, é um filme leve e divertido. Uma comédia dramática sobre a persistência em realizar um sonho. Um dos destaques vai para a fotografia e para o cenário do filme. A produção volta no tempo e ambienta a Ilha das Rosas na sua época de origem. Assim, o cenário, roupas, carros, objetos, barcos, tudo é de época. Inclusive a fotografia é até um pouco envelhecida. 

O elenco também é um ponto forte. Além do protagonismo de Elio Germano, o nomes como Tom Wlaschiha, Matilda De Angelis e o excelente François Cluzet (Os Intocáveis) também estão presentes. O roteiro não conta com muitas surpresas ou pontos de virada, exceto para quem não conhece o fim da história real. Mesmo assim, é uma opção para refletir, relaxar e se divertir. 

 

Ilha das Rosas

Cena de “A incrível história da Ilha das Rosas”. Crédito: Netflix

photo

Cursos culturais, oficinas e editais com inscrições abertas em fevereiro

Fevereiro chegou chegando e que tal um curso de artes, uma oficina de crítica cinematográfica ou aproveitar um sábado com a família em uma oficina de histórias? Se interessou? Selecionamos algumas opções com inscrições abertas em fevereiro. Além disso, escritores e músicos também têm a possibilidade de participar de editais e concorrer a prêmios em […]

LEIA MAIS
photo

Cinco livros de George Orwell para refletir sobre passado, presente e futuro

George Orwell foi um dos autores cuja obra entrou em domínio público em 2021. Além de escritor, ele também foi jornalista, ensaísta e é considerado um dos maiores nomes da literatura no século XX. Sua narrativa é marcada pelo caráter de crítica aos sistemas de governo, à sociedade e a forma com que a humanidade […]

LEIA MAIS
photo

Séries: uma lista do que ver na Amazon Prime Video

Pensou em streaming, pensou na Netflix? Nada disso. A Amazon Prime Video tem opções boas para você curtir, num valor mensal mais acessível. E se você achou que isso é uma publicidade, não é. Só estamos querendo trazer as melhores opções para você. Então, vamos lá ver uma lista do que ver no Prime Video? […]

LEIA MAIS