O ator mineiro Vandré Silveira retorna aos palcos de Belo Horizonte com o monólogo “A Hora do Boi”. O espetáculo fica em cartaz de 7 a 31 de agosto, de sexta a segunda-feira, às 19h, no Teatro II do CCBB – Belo Horizonte.
A estreia na capital mineira também marca a centésima apresentação da montagem. Criado para celebrar os 25 anos de carreira do ator, o trabalho tem texto de Daniela Pereira de Carvalho e direção de André Paes Leme.
A dramaturgia partiu de uma notícia publicada no jornal “A Tarde”, de Salvador. A reportagem contava a história de um boi que escapou de uma feira de agronegócios e permaneceu desaparecido durante cinco dias.
Na peça, Vandré interpreta três personagens: Seu Francisco, o boi Chico e São Francisco de Assis. A narrativa acompanha um capataz de matadouro que cria um boi desde o nascimento. Com o passar do tempo, os dois desenvolvem uma relação de amizade e afeto.
O conflito surge quando Seu Francisco recebe a ordem de abater Chico. Acostumado a cumprir as determinações dos patrões, ele passa a questionar seu trabalho e a maneira como se relaciona com os animais.
“Estou muito feliz com a oportunidade de levar ao público mineiro, a história de amor e empatia de um homem e um boi que nos faz repensar nossa relação com o planeta e com todos os seres que o habitam. Minha última apresentação na cidade ocorreu em 2016, com o espetáculo ‘O Homem Elefante’, há exatos 10 anos. Estava com saudades de pisar no palco da minha cidade natal, onde me formei como ator”, afirma Vandré Silveira.
Espetáculo recebeu indicações aos prêmios Shell e APTR
“A Hora do Boi” estreou em janeiro de 2023, no Rio de Janeiro. Depois, passou pelo Teatro Municipal Sérgio Porto, Teatro Domingos de Oliveira e Centro Cultural Justiça Federal. A produção também cumpriu temporadas em São Paulo. O espetáculo foi indicado ao 34º Prêmio Shell pelo figurino de Carlos Alberto Nunes. Além disso, recebeu indicação ao 18º Prêmio APTR pela direção de movimento de Paula Aguas e Toni Rodrigues.
A montagem utiliza a relação entre homem e animal para discutir empatia, respeito e responsabilidade. São Francisco de Assis aparece como narrador e conduz o público por um jogo entre espiritualidade, humanidade, animalidade e o próprio fazer teatral.
Formado pelo Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, Vandré celebra 25 anos de trajetória no teatro, na televisão e no cinema. Atualmente, integra o elenco da novela “Quem Ama Cuida”, da TV Globo, e do remake de “Dona Beja”, disponível no Max.
Serviço
“A Hora do Boi”, com Vandré Silveira
Datas: 07 a 31 de agosto, sexta a segunda
Horário: 19h
Local: Teatro II – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Ingressos: R$15 (meia) e R$30 (inteira), disponíveis no site CCBB BH e na bilheteria do CCBB BH
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Mais informações no Instagram @ahoradoboiteatro @vandresilveira
Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!
QUERO PARTICIPAR
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 31/07/26
Compartilhar nos Stories