Teatro
Nova montagem de “A Casa de Bernarda Alba” em Contagem
Patuá Cia de Teatro apresenta leitura intensa e gratuita do clássico de Lorca nos dias 12 e 13 de dezembro.
Foto: Igor Cerqueira
Teatro
Patuá Cia de Teatro apresenta leitura intensa e gratuita do clássico de Lorca nos dias 12 e 13 de dezembro.
Foto: Igor Cerqueira
A dramaturgia de Federico García Lorca retorna aos palcos mineiros com uma nova leitura de “A Casa de Bernarda Alba”. A Patuá Cia de Teatro apresenta o espetáculo nos dias 12 e 13 de dezembro, às 20h, no CEU das Artes Nova Contagem. A entrada é gratuita e reforça a proposta da companhia de aproximar o público de obras marcadas por intensidade e reflexão.
Escrita em 1936, a peça expõe o universo rígido da matriarca Bernarda Alba. Viúva pela segunda vez, ela impõe luto severo às cinco filhas, que vivem confinadas ao lado da avó, da governanta e da criada. A convivência forçada revela tensões, afetos reprimidos e disputas que evidenciam a violência simbólica de um sistema opressor. Assim, a montagem da Patuá mantém a densidade original, enquanto amplia o olhar para a pulsante busca por liberdade.
A diretora Nilmara Gomes explica que o trabalho dialoga com a estética clássica de Lorca, mas abre novas frestas simbólicas. Segundo ela, “a nossa encenação mergulha na tradição estética criada por Lorca, mas também abre espaço para respirar novas camadas simbólicas. É uma obra sobre controle, dor e resistência, e queremos que o público sinta isso pulsando no palco”. A direção e a produção são divididas entre Nilmara e Sileide Lopez, que também integram o elenco.
A preparação corporal e as coreografias de Jordanya Duarte intensificam as tensões entre as personagens e conduzem o público a uma experiência marcada por rigor estético e expressividade. O elenco reúne Nina Flor, Natália Corval, Jéssica Cristina, Jéssica Matos, Álex Dalton, Carlos Salomé, Tony Ross, Daiana Silvestre, Célia Trigueiro, além das diretoras Nilmara Gomes e Sileide Lopez.
A Patuá Cia de Teatro, ativa desde 2010, mantém trajetória ligada à Casa de Arte Sabiá. A companhia realizou a mostra “Reflexos”, inspirada no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, e circulou com o espetáculo Meu Amigo Sabiá, visto por mais de 100 mil pessoas. Agora, a nova montagem integra o Projeto 370263, aprovado na PNAB Contagem 2024 – Categoria Expressões Culturais Diversas.
Espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”
Datas: 12 e 13 de dezembro, às 20h.
Local: CEU das Artes Nova Contagem – R. VP-2, 2490, Nova Contagem – Contagem.
Ingressos: gratuitos, com retirada 30 minutos antes do espetáculo na porta do teatro.
Publicado por Daisy Silva
Publicado em 10/12/25