Shakespeare em Mariana: Sonho de uma Noite de Verão grátis
Cômica Cia de Teatro apresenta adaptação do clássico no dia 26 de outubro, no Cineteatro Municipal. Montagem mistura humor, música brasileira e fantasia.
Foto: Douglas Rosa
Cômica Cia de Teatro apresenta adaptação do clássico no dia 26 de outubro, no Cineteatro Municipal. Montagem mistura humor, música brasileira e fantasia.
Foto: Douglas Rosa
A comédia de William Shakespeare ganha sotaques do interior do Brasil e uma trilha sonora com clássicos da música popular brasileira em Sonho de uma Noite de Verão. A adaptação da Cômica Cia de Teatro chega a Mariana no dia 26 de outubro, segunda-feira, às 20h, no Cineteatro Municipal. Com entrada gratuita, a montagem mistura romance, fantasia e humor, além de integrar as comemorações dos 20 anos da companhia, fundada na cidade.
Com direção e adaptação de Alex Carvalho, a montagem aproxima uma das comédias mais conhecidas de William Shakespeare da cultura popular brasileira. Para isso, incorpora a prosódia do interior do país e canções como Olha pro Céu, Xote das Meninas, Bate Coração e O Vira.
Todas as sessões contarão com interpretação em Libras e visitas táteis. Além da sessão aberta ao público, o espetáculo terá apresentações exclusivas para estudantes de escolas públicas de Mariana e do distrito de Antônio Pereira, nos dias 27 e 28 de outubro.
Na história, quatro jovens apaixonados entram em uma floresta mágica, onde sentimentos e desejos mudam de direção. Helena ama Demétrio, que deseja Hérmia, apaixonada por Lisandro. Quando Hérmia decide fugir com Lisandro para escapar de um casamento imposto pelo pai, os outros dois jovens seguem o casal.
Na floresta, eles encontram um universo habitado por fadas, duendes e personagens atrapalhados. Entre eles está Puck, servo de Oberon, rei das fadas. Ao tentar interferir nos sentimentos dos jovens com uma flor mágica, o elfo provoca uma sucessão de confusões amorosas. Enquanto isso, uma trupe de artesãos ensaia a peça Píramo e Tisbe, destinada ao casamento de Teseu e Hipólita.
O diretor Alex Carvalho explica que buscou uma linguagem capaz de aproximar o texto clássico do público brasileiro.
“Meu desejo era construir uma montagem popular, a partir de uma tradução pensada para ser dita e interpretada em cena, e não apenas lida. Buscava uma dramaturgia cênica capaz de dialogar com a nossa brasilidade, incorporando canções populares brasileiras e aproximando a musicalidade dos versos de Shakespeare dos diferentes ritmos, sotaques e modos de falar que atravessam a língua portuguesa no Brasil”, destaca.
Fundada por Alex Carvalho, Débora Rocha e Thiago Meira, a Cômica Cia de Teatro produziu 14 espetáculos ao longo de duas décadas. O grupo também desenvolveu dois experimentos cênico-digitais durante a pandemia.
A montagem reúne nove artistas em cena, que se revezam entre nobres, amantes, fadas e artesãos. A direção musical é de Filipe Conde Mascaro, com preparação vocal e arranjos de Maíra Batista. A circulação também passou por Ouro Preto e seguirá para Belo Horizonte em dezembro.
Sonho de uma Noite de Verão – Cômica Cia de Teatro.
Data: 26 de outubro de 2026, segunda-feira.
Horário: 20h.
Local: Cineteatro Municipal – Rua Frei Durão, 22.
Entrada gratuita
Ingressos pela Sympla.
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Interpretação em Libras e visitas táteis em todas as sessões.
As apresentações dos dias 27 e 28 de outubro são exclusivas para estudantes de escolas públicas de Mariana e do distrito de Antônio Pereira.
Mais informações: Instagram da Cômica Cia de Teatro
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 20/10/26