Do rap aos terreiros: UFMG promove debates gratuitos em BH
Encontros no Espaço do Conhecimento UFMG discutem território, histórias negras e ancestralidade nos dias 17, 23 e 30 de outubro. Entrada gratuita.
Adriana Chaves | Foto: Ethel Braga
Encontros no Espaço do Conhecimento UFMG discutem território, histórias negras e ancestralidade nos dias 17, 23 e 30 de outubro. Entrada gratuita.
Adriana Chaves | Foto: Ethel Braga
O que o rap dos Racionais MC’s, o pensamento de Nego Bispo e os saberes dos terreiros têm em comum? Essas diferentes expressões da cultura negra são pontos de partida para três rodas de conversa gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte, nos dias 17, 23 e 30 de outubro.
A programação integra o Espaço Experimental IAIA – Inteligências Ancestrais Afrodiaspóricas, projeto dedicado à pesquisa, criação e circulação de saberes das diásporas africanas. Os encontros, chamados de Ovulários, propõem discussões sobre território, fabulação e ancestralidade. As atividades são independentes e não exigem inscrição ou retirada de ingressos.
A primeira conversa será no sábado, 17 de outubro, das 14h às 16h. Com o título Racionais MC’s e Nego Bispo: RAPensando o território, a atividade aproxima a discografia do grupo de rap paulista do pensamento de Nego Bispo.
O debate parte das ideias de quebrada e quilombo como construções coletivas das comunidades negras. Além disso, aborda os vínculos entre identidade, pertencimento e território, considerando as diferentes experiências da população negra.
A condução será de Lelê Alves e Lídia Sousa, integrantes da liderança do GERAL – Grupo de Estudos em Rap, História e Linguística Aplicada, vinculado à UFMG.
No dia 23 de outubro, a conversa A fabulação crítica como rota discutirá maneiras de reconstruir e reinterpretar trajetórias negras que ficaram à margem das narrativas oficiais.
Com participação das pesquisadoras Gabriela Gaia, Adriana Chaves e Maria Luiza de Barros, o encontro propõe uma reflexão sobre histórias esquecidas e diferentes formas de registro da memória. A discussão também questiona o que pode ser considerado arquivo a partir das perspectivas negras.
Já no dia 30 de outubro, das 14h às 16h, o foco será a transmissão dos conhecimentos ancestrais. A roda Artes e poéticas ancestrais: ilês e ialorixás em diálogo reunirá Ione Ty Oyá, zeladora do Ilê Axé Oyá Labá Tojú Arà Womom, e Marlene de Oxalufã, zeladora do Ilê Axé Omin Ota Odara.
Realizado em parceria com a Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, o encontro abordará a relação entre os ensinamentos ancestrais e as lutas contemporâneas. Também destacará o protagonismo das mulheres na preservação e transmissão desses conhecimentos entre gerações.
A programação completa está disponível no site do Espaço do Conhecimento UFMG.
Ovulários – Espaço Experimental IAIA
Racionais MC’s e Nego Bispo: RAPensando o território.
Data: 17 de outubro (sábado) Horário: 14h às 16h Convidadas: Lelê Alves e Lídia Sousa.
A fabulação crítica como rota.
Data: 23 de outubro (sexta-feira)
Horário: 15h às 17h
Convidadas: Gabriela Gaia, Adriana Chaves e Maria Luiza de Barros
Artes e poéticas ancestrais: ilês e ialorixás em diálogo.
Data: 30 de outubro (sexta-feira) .
Horário: 14h às 16h .
Convidadas: Ione Ty Oyá e Marlene de Oxalufã.
Local: 2º andar do Espaço do Conhecimento UFMG
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre para todos os públicos
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 15/10/26