CinemaGratuito

Segunda no Cine debate cinema e outras artes em BH

Mostra no Cine Theatro Brasil exibe filmes comentados às segundas-feiras, com ingressos a R$10 e R$5.

'Cinema Paradiso' (1988) | Dir. de Fotografia: Blasco Guirato

O Cine Theatro Brasil retoma o projeto Segunda no Cine com a mostra “O cinema como encontro das artes”. A programação reúne filmes que aproximam o cinema de linguagens como música, literatura, arquitetura e urbanismo, moda, teatro, fotografia e artes visuais.

As sessões serão às segundas-feiras, às 19h30, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte. Os ingressos custam R$10 e R$5. Eles estão disponíveis no site e na bilheteria física do espaço.

Cinema em diálogo com outras linguagens

Com curadoria de Rodrigo Azevedo, a mostra propõe um percurso por obras que evidenciam o encontro entre imagem, som, palavra e corpo. A abertura será em 4 de maio, com “Cinema Paradiso”. A sessão terá comentários de Camila Lana e Ieda Lagos.

“Essa curadoria nasce do interesse em perceber o cinema não como uma linguagem isolada, mas como um espaço onde diferentes formas artísticas se atravessam e se reinventam. Cada filme apresenta uma solução própria para esse encontro — às vezes evidente, às vezes quase invisível, mas sempre fundamental para a experiência estética”, comenta Azevedo.

Na sequência, em 11 de maio, “Cisne Negro” leva o público ao universo do balé. A sessão será comentada por Juliana Gusman. Em 18 de maio, “Antes do Amanhecer” destaca a relação entre cinema, arquitetura e urbanismo, com comentários de Matheus Monteiro.

No dia 25 de maio, “Amor à Flor da Pele” aproxima o audiovisual da pintura e da moda. A sessão terá comentários de Felipe Vignoli e Francisco Cavalcanti.

Programação segue até junho

Em junho, a mostra continua com “Bonequinha de Luxo”, em 1º de junho. A sessão terá comentários de Bernardo Sigaud Beckenbauer e Antônio Pedro de Souza. No dia 8, “Your Name.” aborda animação, tempo, memória e identidade, com comentários de Bruno de Souza.

Já em 15 de junho, “Me Chame Pelo Seu Nome” propõe uma leitura ligada à escultura e ao patrimônio cultural. O debate será conduzido por Nanda Rossi. Em 22 de junho, “Festim Diabólico”, de Alfred Hitchcock, aproxima cinema e teatro. A sessão será comentada por Augusto Alvarenga e Yasmine Evaristo.

O encerramento será em 29 de junho, com “Blow-Up – Depois Daquele Beijo”. O filme aproxima cinema e fotografia ao investigar os limites da imagem. A sessão será comentada por José Ricardo Miranda Jr..

“Ao propor esse percurso entre as artes, o Segunda no Cine reafirma o papel do Cine Theatro Brasil como um espaço de formação e difusão cultural. É uma programação que convida o público não apenas a assistir, mas a se implicar, a refletir e a ampliar repertórios a partir de experiências sensíveis significativas”, destaca a diretora executiva da Associação Cine Theatro Brasil, Eliane Parreiras.

Serviço

Projeto Segunda no Cine
Data: segundas-feiras, de 4 de maio a 29 de junho.
Horário: 19h30.
Local: Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil, Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte.
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia), disponíveis no site e na bilheteria física do Cine Theatro Brasil.
Classificação: consultar a classificação indicativa de cada filme.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 04/05/26

Compartilhar nos Stories