Música

Filarmônica de Minas apresenta especial com Salmaso

Concertos na Sala Minas Gerais celebram a canção mineira com repertório de Milton Nascimento e Lô Borges

Mônica Salmaso | Foto: Lorena Dini

30/04/2026 a 02/05/2026
Presencial
Pago
Entre R$25 e R$207
Sala Minas Gerais - Rua Tenente Brito Melo - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, Brasil
LINK PARA COMPRA DE INGRESSOS Ao clicar no botão você verá um anúncio
MAIS INFORMAÇÕES Ao clicar no botão você verá um anúncio
Horários:
  • Quinta-feira, Sexta-feira – 20:30 às 22:30 (Aberto)
  • Sábado – 18:00 às 20:00 (Aberto)

A Filarmônica de Minas Gerais apresenta, nos dias 30 de abril e 1º de maio, às 20h30, na Sala Minas Gerais, o especial “Minas de todos os sons”. O programa reúne a cantora Mônica Salmaso e tem regência do maestro José Soares. A proposta homenageia a canção mineira e seus criadores, como Lô Borges, Milton Nascimento e Fernando Brant.

O concerto alterna momentos exclusivamente orquestrais com canções interpretadas por Salmaso. A artista soma trajetória consolidada e experiência com formações sinfônicas, o que amplia o diálogo entre voz e orquestra ao longo da apresentação.

Para o maestro José Soares, “é um privilégio construir esse elo junto à orquestra com a efervescência da tradição cultural mineira, e o quanto sempre podemos aprender e nos inspirar com artistas como Mônica Salmaso. O emblema de um espaço de união e seu grupo artístico, Sala Minas Gerais e Filarmônica, são mais atuais do que nunca. Nestas noites, convidamos para celebrar esse encontro do gênero canção com o universo da orquestra. Vamos juntos, orquestra, Salmaso e público, seguir essa travessia pela memória, pela tradição e pelo encantamento”, ressalta.

Repertório celebra clássicos da música mineira

O repertório percorre obras marcantes da música brasileira. Entre os destaques estão “Cais”, “Travessia”, “Maria Maria” e “Paula e Bebeto”, além da “Suíte Milagre dos Peixes”. O programa também inclui “Bachianas Brasileiras nº 4: Ária (Cantiga)”, de Villa-Lobos.

A seleção valoriza a diversidade estética da produção mineira. Ao mesmo tempo, evidencia a força poética e musical de compositores que marcaram gerações. A presença de Mônica Salmaso amplia essa leitura, ao trazer interpretação reconhecida pela precisão e sensibilidade.

José Soares atua como Regente Associado da Filarmônica desde 2022. Com carreira em ascensão, venceu o Concurso Internacional de Regência de Tóquio em 2021. Além disso, foi indicado como Jovem Talento pela Revista Concerto e integrou a lista Forbes Under 30 em 2024.

Já Mônica Salmaso iniciou sua carreira em 1989 e consolidou seu nome na música brasileira com discos premiados. Ao longo dos anos, atuou como solista com importantes orquestras, como OSESP, OSB e Jazz Sinfônica. Entre seus trabalhos estão “Afro-Sambas”, “Voadeira” e “Caipira”.

Serviço

Filarmônica de Minas Gerais – Especial Minas de todos os sons
Participação de Mônica Salmaso
Datas: 30 de abril e 1º de maio
Horário: 20h30
Local: Sala Minas Gerais
Ingressos: Entre R$25 e R$207, pelo site Filarmônica e bilheteria Sala Minas Gerais.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 25/04/26

Compartilhar nos Stories