GastronomiaÚltimas Notícias
Minas é eleito Destino Gastronômico do Ano 2026
Estado recebe prêmio na WTM Latin America e amplia projeção no turismo gastronômico nacional e internacional
Foto: Eric Ribeiro
GastronomiaÚltimas Notícias
Estado recebe prêmio na WTM Latin America e amplia projeção no turismo gastronômico nacional e internacional
Foto: Eric Ribeiro
Minas Gerais conquistou o prêmio de Destino Gastronômico do Ano de 2026 durante a WTM Latin America, em São Paulo. A premiação foi concedida pelo Mercado & Eventos no M&E Awards – Destinos do Ano 2026. O reconhecimento veio após votação com mais de 84 mil participações de profissionais do trade e leitores de todo o país.
O resultado consolida o estado como uma das principais referências do turismo gastronômico brasileiro. Além disso, amplia a visibilidade de Minas em um dos ambientes mais estratégicos do setor na América Latina. Nesse cenário, a cozinha mineira ganha destaque como patrimônio cultural e ativo relevante para a promoção de destinos.
O reconhecimento fortalece a reputação de Minas no Brasil e no exterior. Ao mesmo tempo, gera efeitos diretos na economia da hospitalidade. A valorização da gastronomia amplia o interesse por viagens, estimula o consumo turístico e impulsiona atividades ligadas a bares, restaurantes e mercados locais.
Além disso, a premiação contribui para dinamizar cadeias produtivas em diversas regiões. Produtores, cozinhas tradicionais e empreendedores passam a integrar um cenário mais competitivo e visível. Dessa forma, surgem novas oportunidades de geração de emprego e renda.
Entre os destaques, Paracatu participou representando a força dos territórios e dos saberes culinários locais. A presença reforçou o papel da gastronomia como elemento estratégico na construção da imagem turística do estado. Assim, Minas amplia seu posicionamento ao integrar cultura, turismo e desenvolvimento econômico em uma mesma estratégia.
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 16/04/26