Oportunidades na Cultura
Funarte MG recebe residência em danças afro-brasileiras
Imersão de seis dias reúne artistas da Bahia e de Minas; inscrições seguem abertas até 14 de março
Agnaldo Fonseca | Foto: Luiís Molina
Oportunidades na Cultura
Imersão de seis dias reúne artistas da Bahia e de Minas; inscrições seguem abertas até 14 de março
Agnaldo Fonseca | Foto: Luiís Molina
Estão abertas as inscrições para a residência artística “Danças de matrizes afro-brasileiras: confluências entre Minas e Bahia”, que será realizada de 23 a 28 de março de 2026, na Funarte MG, em Belo Horizonte. A convocatória seleciona 20 participantes para uma imersão dedicada ao diálogo entre saberes afro-brasileiros e práticas contemporâneas em dança.
A formação terá carga horária total de 18 horas e será conduzida pelo artista, professor e pesquisador baiano Agnaldo Fonseca. A atividade conta ainda com a participação do músico Valter Ouro e dos percussionistas mineiros Pedro Alves (Pedroka), Tadeu Moura e Italo Dias. A anfitriã será a mestra Júnia Bertolino, referência nas danças afro-brasileiras em Minas Gerais.
A residência propõe uma imersão que articula treinamento corporal, pesquisa de movimento, criação coletiva e música ao vivo. Dessa forma, o processo destaca o entrelaçamento entre gesto e sonoridade presentes nas matrizes afro-centradas.
Além da formação artística, o projeto busca fortalecer redes entre artistas da Bahia e de Minas Gerais. Também pretende estimular a produção de conhecimento em dança e ampliar o protagonismo de pessoas negras e LGBTQIAP+ no campo artístico.
Ao longo de seis dias, os participantes desenvolverão experimentações corporais e trocas de saberes com os artistas convidados. Assim, a residência cria um espaço de convivência e aprendizagem que aproxima diferentes trajetórias e práticas culturais ligadas às danças de matriz afro-brasileira.
O processo formativo será concluído com um compartilhamento público gratuito no dia 28 de março, às 16h, na Funarte MG. Na ocasião, os participantes apresentam parte das pesquisas desenvolvidas durante a residência.
Logo depois da apresentação, o público poderá participar de uma roda de conversa com os artistas envolvidos no projeto. A atividade contará com intérprete de Libras, ampliando o acesso ao debate.
A residência integra ações voltadas à valorização das culturas afro-brasileiras e à circulação de saberes entre diferentes regiões do país. Assim, o encontro propõe uma experiência formativa que conecta tradição, pesquisa artística e criação contemporânea.
Danças de matrizes afro-brasileiras: confluências entre Minas e Bahia
Residência artística em dança
Inscrições: 5 a 14 de março de 2026
Resultado: 16 de março de 2026
Vagas: 20 participantes, mediante inscrição prévia no link.
Período da residência: 23 a 28 de março de 2026, das 9h às 12h
Compartilhamento público: 28 de março, das 16h às 18h
Local: Funarte MG
Compartilhamento público: gratuito, entrada livre
Acessibilidade: espaço com acessibilidade arquitetônica e interpretação em Libras na roda de conversa.
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 04/03/26