Vila Galé inaugura estrutura Equestre em Ouro Preto e anuncia novo hotel em Brumadinho
Empreendimento amplia atuação em Minas Gerais com foco na integração entre cultura e turismo
Vila Galé Ouro Preto. Foto: Carol Braga
Empreendimento amplia atuação em Minas Gerais com foco na integração entre cultura e turismo
Vila Galé Ouro Preto. Foto: Carol Braga
Em Ouro Preto, cultura e turismo andam de mãos dadas. Foi com essa convicção que o empresário Jorge Rebelo de Almeida, fundador do grupo Vila Galé, apresentou as novas atrações do empreendimento. O hotel está instalado no antigo Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto.
Entre as novidades está, por exemplo, o Museu Equestre e uma ampla área voltada à prática dessas modalidades. Instalado em uma área total de 240 hectares, o empreendimento reúne 311 quartos. Tem três restaurantes, dois bares, um centro de convenções e um anfiteatro, combinando arquitetura histórica restaurada e infraestrutura contemporânea.
O projeto amplia o papel do hotel como um polo de experiências culturais e de lazer. Cada nova iniciativa movimenta a economia local e reforça a presença do grupo em Minas Gerais.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, destacou a importância da revitalização de um prédio histórico no município. A edificação abrigou o primeiro quartel de cavalaria da Tropa de Minas Gerais, cuja construção começou há 250 anos, em 1775. Este local, que também foi Colégio Salesiano Dom Dom Bosco, estava em ruínas desde o fechamento do colégio em 2013.
A intervenção no prédio conseguiu compatibilizar a construção original com as necessidades de conforto moderno e a implantação de um hotel de alto gabarito. Ângelo Oswaldo citou o poeta modernista Oswald de Andrade. Em 1924, ele viajou a Minas Gerais com Mário de Andrade, despertando o Brasil e os mineiros para a importância do patrimônio histórico.
O prefeito relembrou uma entrevista de Oswald de Andrade ao Diário de Minas, há 100 anos, onde o poeta afirmava: “era muito importante que os mineiros soubessem compatibilizar essas arquiteturas herdadas do período colonial, onde usou essa expressão com as necessidades do conforto moderno, para que nós pudéssemos a sobrevivência de e todo esse patrimônio maravilhoso.”
A secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, também expressou grande otimismo em relação ao impacto do Museu Equestre. Ela prevê que toda a estrutura atraia uma vasta gama de eventos para o hotel e para a cidade.
Além da oportunidade de conhecer e entender a história de Portugal e Brasil, que se entrelaçam “de maneira quase que umbilical o tempo inteiro” através do museu, a secretária destacou a possibilidade de ter um espaço “tão bem estruturado” para trazer o meio equestre para a região.
Botega mencionou a possibilidade de trazer leilões e campeonatos, o que, em sua visão, dará “outra visão também para o hotel que já é extremamente completo e agora fica ainda mais robusto em termos de possibilidade de atração de eventos mesmo para o estado”. A secretária concluiu que foi uma “medida muito interessante, unindo cultura e economia mais uma vez e desenvolvimento para a região como um todo”.

Na próxima quarta-feira, 05 de novembro, o grupo dá mais um passo na expansão no estado. Jorge Rebelo de Almeida assinará o termo para a construção do Hotel Vila Galé Brumadinho, empreendimento que deve atender também o público de Inhotim. A proposta é fortalecer o turismo cultural mineiro, conectando passado e presente em um mesmo movimento. A previsão é para 2027.
A nova unidade promete ampliar o trânsito turístico entre dois eixos fundamentais da cultura mineira. De um lado, o patrimônio histórico e barroco de Ouro Preto, De outro, o universo contemporâneo e experimental de Brumadinho.
Publicado por Carol Braga
Publicado em 03/11/25