CinemaGratuito
Mostra ‘Mulheres no Cinema do Leste Europeu’
Presença da cineasta Hanna Polak é destaque em programação que reúne 8 filmes, 7 diretoras e 6 países
Foto: Hanna Polak
CinemaGratuito
Presença da cineasta Hanna Polak é destaque em programação que reúne 8 filmes, 7 diretoras e 6 países
Foto: Hanna Polak
Entre os dias 25 de junho e 2 de julho, o Centro Cultural Unimed-BH Minas sedia a mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu. A programação traz oito filmes de sete diretoras vindas de seis países da Europa Oriental, além de mesas-redondas e sessões comentadas. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos na bilheteria do cinema.
A curadoria é assinada por Maria Vragova e Luiz Gustavo Carvalho. Foram selecionadas 6 longas-metragens de ficção e 2 documentários da Polônia, Ucrânia, Estônia, Hungria, Armênia e da antiga URSS.
“Além de ressaltar o protagonismo feminino dentro da indústria cinematográfica ao longo da história do cinema em toda a Europa Oriental, a os filmes apresentam ao público brasileiro um olhar feminino e plural sobre a história desses países e evocam ainda temas como igualdade de gênero, adoção e orfandade, questões caras ao universo de cada mulher e que continuam sendo de grande relevância na nossa sociedade contemporânea”, afirma Maria Vragova.
A cineasta polonesa Hanna Polak participa da mostra com dois documentários. As crianças de Leningradski (2005), indicado ao Oscar, e Algo melhor por vir (2014), premiado em diversos festivais, retratam realidades duras na Rússia contemporânea.
No dia 30/6, a diretora participa de uma mesa-redonda ao lado da crítica Carla Maia. O debate terá mediação de Maria Vragova e abordará o papel das mulheres no cinema do Leste Europeu.
Segundo o co-curador Luiz Gustavo Carvalho, “a obra de Hanna Polak, marcada por um olhar extremamente humanista que recorda-nos a riqueza do cinema documental polonês, evoca temas que encontram paralelos também na realidade brasileira”.
A mostra percorre quase 70 anos de produção cinematográfica feminina no Leste Europeu. Um dos destaques é A última etapa (1948), de Wanda Jakubowska. O longa foi o primeiro a ser filmado dentro de um campo de concentração.
Outros destaques incluem Nove meses (1976), de Márta Mészáros, que mostrou pela primeira vez um parto real no cinema europeu, e A despedida (1981), último filme da diretora Larissa Shepitko, finalizado após sua morte.
A seleção revela também como ficção e documentário dialogam nas obras das diretoras. Muitas vezes, elementos autobiográficos reforçam o realismo das histórias e ampliam seu impacto.
Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu
Centro Cultural Unimed-BH Minas
De 25/6 a 2/7
Entrada gratuita — retirada de ingressos na bilheteria do cinema
Sessão especial + mesa-redonda
30/6, a partir das 19h
Exibição dos documentários de Hanna Polak
Participação da diretora e da crítica Carla Maia
Publicado por Minas Tênis Clube
Publicado em 24/06/25