Modernos Eternos BH celebra 10 anos
Mostra ocupa a Escola Estadual Afonso Penna e Casa de Afonso Penna Jr, com 47 ambientes, circuito gastronômico e programação cultural
Foto: Glaucimara Castro
Mostra ocupa a Escola Estadual Afonso Penna e Casa de Afonso Penna Jr, com 47 ambientes, circuito gastronômico e programação cultural
Foto: Glaucimara Castro
A 10ª edição da Modernos Eternos BH será entre os dias 24 de junho e 20 de julho. Em 2025, a mostra completa uma década de valorização do patrimônio mineiro, ocupando dois ícones arquitetônicos de Belo Horizonte: a Escola Estadual Afonso Penna e a antiga residência de Afonso Penna Jr..
Com 47 ambientes criados por 39 profissionais, o evento traz o melhor do design, arquitetura, arte e paisagismo, com um olhar que mistura passado, presente e futuro.
Além de apresentar tendências e espaços autorais, a mostra marca o início do projeto de restauro completo da Escola Afonso Penna, previsto para o segundo semestre de 2025. A iniciativa reforça o papel da Modernos Eternos como ponte entre o legado histórico e a renovação cultural de BH.
A escolha dos imóveis não é por acaso. Ambos os edifícios representam a tradição educativa e intelectual da cidade. Entre os ex-alunos da escola estão nomes como Guimarães Rosa e Fernando Sabino.
A edição 2025 traz um circuito gourmet com cinco espaços. Destaque para o restaurante Olivia Mediterrâneo, do chef Jorge Ferreira, e as estreias dos aclamados Okinaki e Parallel, de Gabriella Guimarães e Guilherme Furtado. A Casa Bonomi, em parceria com o Elisa Café, assina o café oficial.
A programação cultural é extensa: palestras, oficinas, exposições e apresentações artísticas ocorrem dentro e fora da mostra. A Modernos Eternos Street 2025 toma conta da cidade com ações em equipamentos como Museu Mineiro, Mercado Novo, Casa Fiat de Cultura e outros.
Com o tema “Educação em Minas: do século XIX aos dias atuais”, a edição propõe reflexões sobre a história do ensino no estado. Destaque para as ações “Afonso Penna em 4 Capítulos” e “Marcas de Honra”, com artistas criando obras ao vivo.
Além disso, oficinas abertas à comunidade e exposições em parceria com instituições como Escola de Design da UEMG, Arquivo Público Mineiro e Museu Mineiro garantem a conexão entre arte, história e educação.
MODERNOS ETERNOS BH 2025
De 24/06 a 20/07
Escola Estadual Afonso Penna – Av. João Pinheiro, 450
Casa Una Anima Lab – Rua dos Aimorés, 1451
Terça a sexta: 14h às 22h
Sábados: 12h às 22h
Domingos: 12h às 19h
Ingressos: R$90 (inteira) e R$45 (meia)
Mais informações e programação: @modernoseternosbh
Publicado por Gabriela Pacheco
Publicado em 24/06/25