Música

Elizabeth Fayette estreia como solista da Filarmônica com obra de Max Bruch

Violinista se apresenta dias 29 e 30 de maio na Sala Minas Gerais, com estreia mundial da obra "Cristais" de Igor Maia

Filarmônica de Minas Gerais_violinista e spalla_Elizabeth Fayette_Fotos de_ Margeaux Maloney

29/05/2025 a 29/05/2025
20:30
Presencial
Pago
A partir de R$39,60

A violinista Elizabeth Fayette, spalla da Filarmônica de Minas Gerais, estreia como solista da orquestra nos dias 29 e 30 de maio de 2025, às 20h30, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Sob a regência de Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular, a apresentação inclui a execução da Fantasia Escocesa, de Max Bruch, além da estreia mundial de “Cristais”, obra de Igor Maia, vencedora do 12º Festival Tinta Fresca da Filarmônica.

O programa será complementado pela Sinfonia nº 2 em Ré maior, op. 36, de Ludwig van Beethoven. Os ingressos estão disponíveis no site oficial da Filarmônica e na bilheteria da Sala Minas Gerais, com valores a partir de R$ 39,60. O concerto do dia 29 será transmitido ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube, pela Rede Minas e pela Rádio MEC FM.

Novo capítulo

Elizabeth Fayette é spalla da Filarmônica de Minas Gerais desde 2024. Natural dos Estados Unidos, a violinista estreou como solista no Carnegie Hall, em 2013, com a Juilliard Orchestra e o maestro Alan Gilbert. Atuou como spalla convidada em importantes orquestras, incluindo a Osesp e a Sinfônica de Milwaukee. Também se apresentou como solista com a Sinfônica de Houston.

Como musicista de câmara, participou de festivais internacionais como Ravinia, Kneisel Hall e Aspen. Formada pelo Curtis Institute of Music, concluiu mestrado e Artist Diploma na Juilliard School. Esta será sua primeira apresentação como solista com a Filarmônica de Minas Gerais, interpretando a Fantasia Escocesa, op. 46, de Max Bruch, uma das obras mais expressivas para violino e orquestra.

Estreia mundial

O concerto marca ainda a estreia mundial de “Cristais”, de Igor Maia, vencedor do 12º Festival Tinta Fresca da Filarmônica. A obra é uma homenagem aos 90 anos da poeta mineira Adélia Prado. Dividida em seis movimentos, a peça se inspira em poemas do ciclo “Cristais”, do livro Oráculos de Maio (1999), e propõe uma escuta subjetiva, articulando tensão harmônica, lirismo e elementos que dialogam com a poesia de Adélia.

Igor Maia buscou traduzir, em música, a multiplicidade e a profundidade da obra da poeta, organizando a composição como uma sequência de miniaturas expressivas. A peça integra a programação da Série Allegro e da Série Vivace, nos dois dias de concerto.

Programa

Além da estreia da obra de Igor Maia e da participação de Elizabeth Fayette, o concerto apresenta a Sinfonia nº 2, de Beethoven, composta entre 1801 e 1802, durante um dos períodos mais críticos da vida do compositor, quando começava a enfrentar problemas de surdez. A sinfonia, no entanto, destaca-se pelo vigor e otimismo, sendo considerada uma das mais brilhantes da fase inicial do compositor.

A Fantasia Escocesa, op. 46, de Max Bruch, completa o programa. Composta em 1880, a peça foi dedicada ao violinista Pablo de Sarasate. Inspirada em melodias folclóricas escocesas, como “Hey Tuttie Tatie”, a obra apresenta estrutura livre e destaca-se pelo lirismo e pela riqueza melódica.

Serviço

Filarmônica de Minas Gerais – Série Allegro
Data: 29 de maio de 2025, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto, Belo Horizonte)

Filarmônica de Minas Gerais – Série Vivace
Data: 30 de maio de 2025, sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Sala Minas Gerais

Regente: Fabio Mechetti
Solista: Elizabeth Fayette, violino

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 26/05/25

Compartilhar nos Stories