Cinema

Brasil conquista dois prêmios em Cannes 2025 com ‘O Agente Secreto’

Filme de Kleber Mendonça Filho conquista o principal prêmio do Festival de Cannes 2025.

Elenco de O agente secreto em Cannes_Foto Soraya Ursine

Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2025 por O Agente Secreto. Wagner Moura também foi premiado como Melhor Ator por sua atuação como Marcelo, protagonista do filme. A cerimônia ocorreu neste sábado, 24 de maio. 

As vitórias reforçam a possibilidade de o Brasil voltar a disputar espaço no Oscar, pelo segundo ano consecutivo. Em 2025, Anora venceu o Oscar após ter conquistado a Palma de Ouro em 2024. Em 2023, Anatomia de uma Queda também venceu Cannes e teve forte performance no Oscar seguinte. Além disso, o Brasil conquistou neste ano o seu primeiro Oscar com Ainda Estou Aqui.

O Agente Secreto ambienta-se em Recife, no ano de 1977. A trama acompanha Marcelo, personagem vivido por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna à cidade após anos fora. Ele busca paz, mas descobre que a cidade natal esconde perigos e segredos.

O elenco reúne nomes conhecidos do cinema brasileiro. Estão no filme Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes, entre outros.

Kleber Mendonça Filho participa pela quinta vez de Cannes

O Agente Secreto marca a quinta participação de Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes. Em 2019, o diretor recebeu o Prêmio do Júri por Bacurau, codirigido com Juliano Dornelles. Antes disso, também exibiu O Som ao Redor, Aquarius e Retratos Fantasmas no festival francês.

Na estreia mundial de O Agente Secreto, o filme foi ovacionado com uma salva de palmas que durou 13 minutos no Grand Théâtre Lumière. Kleber fez um discurso após a exibição, acompanhado pelo elenco e pela produtora Emilie Lesclaux. 

A presença brasileira se destacou também fora da tela. Kleber e sua equipe chegaram ao tapete vermelho acompanhados pelos Guerreiros do Passo, grupo que promove a dança do frevo. A Orquestra Popular do Recife também integrou a comitiva. Foi a primeira vez que o frevo se apresentou no tapete vermelho de Cannes.

Distribuição internacional e próximos festivais

Após a estreia em Cannes, o filme divulgou seu primeiro teaser oficial. A peça estava até então exclusiva em salas de cinema no Brasil. Agora, está disponível na internet, como parte da campanha de divulgação.

O filme também integra a seleção oficial do Festival de Cinema de Sydney, marcado para o período entre 4 e 15 de junho. Kleber Mendonça Filho já venceu esse festival em 2015, com o longa Aquarius.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 24/05/25

Compartilhar nos Stories