Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

5 motivos pelos quais Os Fantasmas Ainda Se Divertem

Gostou? Compartilhe!

Ainda é possível invocar Beetlejuice, mesmo 30 anos depois da estreia do sucesso de Tim Burton. Tal qual, é o que o primeiro trailer de Beetlejuice Beetlejuice (Os Fantasmas Ainda Se Divertem, no título em português) deixa explícito.

Enquanto o novo filme tem estreia prevista para o dia 4 de setembro de 2024, o trailer no YouTube alcançou 15 milhões de visualizações em apenas 5 dias após a publicação. Ou seja, o público parece estar ansioso para conferir a continuação do clássico lançado em 1988. 

Nós sabemos que fãs nem sempre recebem bem continuações e remakes e costumam preferir que os filmes da sua infância permaneçam como estão na memória. Entretanto, esse não parece ser o caso com “Os Fantasmas Ainda Se Divertem”. Por esse motivo, temos algumas explicações para o sucesso precoce do novo longa de Tim Burton: 

1) É uma continuação e não um remake

A boa recepção de “Os Fantasmas Ainda Se Divertem” provavelmente se deve, em grande parte, ao fato de se tratar de uma continuação. A história original permanece intacta – o universo de Betelgeuse simplesmente se expande para 2024 com a continuação. 

Um grande exemplo de remake mal sucedido é a mais recente versão de Carrie, A Estranha (2013), estrelada por Chloe Grace Moretz. Assim como o longa de 1976, que foi dirigido por Brian de Palma, o filme é baseado no romance de Stephen King. Em contrapartida, nem mesmo a adaptação salvou a produção de ser mal recebida pelos entusiastas da obra. 

Brandon Lee, em 1994, e Bill Skarsgård, em 2023, como Eric Graven (O Corvo) | Fotos: Miramax Films e Pressman Films

O remake de O Corvo, previsto para estrear ainda em 2024, também provocou reações negativas do público. À primeira vista, quando foram divulgadas as primeiras imagens do sueco Bill Skarsgård como Eric Graven. Em 1994, o Brandon Lee interpretou o personagem e as duas caracterizações ficaram muito distantes. 

2) O elenco original está presente sem fingir que o tempo não passou

Outro acerto de “Os Fantasmas Ainda Se Divertem” é a presença de várias figuras do elenco original. Ou seja, Michael Keaton (Beetlejuice), Winona Ryder (Lydia Deetz) e Catherine O’Hara (Delia Deetz).

Catherine O’Hara como Delia Deetz em “Os Fantasmas Ainda Se Divertem” | Foto:  Warner Bros. Entertainment Inc.

Além de estarem reunidos interpretando os mesmos personagens do longa de 1988, os anos claramente passaram para a família Deetz. Dessa forma, o universo de Beetlejuice se expande no tempo sem perder suas origens, mantendo os rostos conhecidos. 

E, é claro, a curiosidade fala mais alto para descobrir como é a Lydia adulta, agora, mãe de uma adolescente chamada Astrid.  

3) O frescor de novos talentos atualiza Beetlejuice

E quem interpretará Astrid, a filha de Lydia Deetz, é ninguém menos que Jenna Ortega. Trata-se de um rosto relativamente novo que alcançou o grande público ao estrelar a série Wandinha, na Netflix, no papel de Wandinha (Wednesday) Adams.

No seu currículo, a atriz tem sido escalada para filmes que flertam com o terror ou, no caso de “X – A Marca da Morte”, uma entrega total ao gênero com direito a muito sangue. Nada mais natural, portanto, que ela interprete a filha de uma das mais icônicas garotas “estranhas e incomuns” do cinema. 

Sem dúvidas, a escolha de Ortega atualiza a história de Beetlejuice. Afinal, é ela quem descobre a maquete que abre um portal para a vida após a morte, liberando o fantasma. 

Jenna Ortega como Astrid Deetz | Foto: Warner Bros. Entertainment Inc.

Outra novidade no elenco de Os Fantasmas Ainda Se Divertem é a presença de Monica Bellucci, que interpretará a esposa de Betelgeuse. Similarmente, a participação de Willem Dafoe, que incorpora uma espécie de detetive no pós-vida. Um filme que conseguiu reunir grandes estrelas!

4) A mão de Tim de Burton ainda conduz Beetlejuice

A sequência de Beetlejuice também conta com a característica direção de Tim Burton. No trailer, é possível já identificar que o estilo do diretor continua tão presente quanto na obra original. Inegavelmente, isso passa a segurança de que Os Fantasmas Ainda Se Divertem estará à altura de outras produções de Burton. 

Até o momento, as entrevistas de Tim Burton têm demonstrado satisfação por parte do diretor. “Tentei despir tudo e voltar ao básico de trabalhar com boas pessoas, atores e fantoches. Foi como voltar ao motivo pelo qual eu gostava de fazer filmes”, disse o diretor em entrevista para a revista People. Burton comemorou, em dezembro, o fim das filmagens em uma postagem no seu perfil do Instagram. 

5) Os Fantasmas também se divertem em musical

Assim como outros filmes de grande sucesso, Beetlejuice também ganhou sua versão musical nos palcos da Broadway, em 2019. A megaprodução foi muito bem sucedida e ganhou uma versão brasileira que já foi apresentada mais de 100 vezes em território nacional, com sucesso de bilheteria no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

Beetlejuice, o musical | Foto: Leo Aversa

Ou seja, os fãs querem ver o universo de Beetlejuice expandido, seja no teatro musical ou na tela do cinema, desde que bem-feito – o que parece ser o caso de Os Fantasmas Ainda Se Divertem. Estamos no aguardo!

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]