fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

4ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti de BH é realizada de 22 a 29 de janeiro

Programação intensa com várias atrações e atividades é realizada em formato virtual e pode ser acompanhada pelas redes sociais.

Por Jaiane Souza *

21/01/2021 às 18:52 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto da 3ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti BH. Crédito: @visibilidadetransbh

29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti. E para celebrar a data, de 22 a 29 de janeiro, ocorre na capital mineira a 4ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti. O evento foi criado há cinco anos e tem objetivo de destacar as vivências dessas pessoas e sensibilizar a população sobre o assunto. Dados do Observatório de Assassinatos Trans de 2020 mostraram que, pelo 12º ano consecutivo, o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. Nos primeiros nove meses do ano passado, por exemplo, ocorreram 124 assassinatos. 

“A Semana da Visibilidade T de BH traz a própria questão do entendimento das pessoas. Existir um movimento organizado de representatividade e visibilidade já muda muito”, explica João Maria Kaisen. Ele é ativista dos Direitos Humanos e é produtor da Semana.

Temática e programação

Em 2021, com atividades 100% online, a Semana da Visibilidade Trans e Travesti de BH traz o tema “Gerações”. Ou seja, para pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adolescentes, adultas e idosas. Desde a primeira edição, o evento é “independente e horizontal”, criado pelo Movimento Autônomo de Ativistas Trans e Travestis de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Além disso, conta com ajuda de voluntários. 

Ñesta edição, o público pode assistir a lives sobre diferentes assuntos. Entre eles aEmpregabilidade Trans, a relação com a prostituição, exercícios e saúde física. Além disso, rodas de conversa, bate-papos, sorteios, lançamentos e intervenções pela cidade. 

Em resumo, há muita luta pela frente, principalmente pela sobrevivência. No entanto, João Maria Kaisen, vê no evento cada vez mais a possibilidade de ampliação. “Sempre é possível caminhar e conseguir mais coisas, principalmente do poder público”, conclui.

Para participar da 4ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti e ficar por dentro da programação é só acessar o Instagram @visibilidadetransbh.

Semana da Visibilidade Trans e Travesti

Foto da 3ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti BH. Crédito: @visibilidadetransbh

photo

Bolinho encontra Van Gogh em novo mural em Ribeirão das Neves

Ele já esbanja alegria pelos muros de BH. Podemos até dizer que é uma celebridade. “Tem gente que pára o carro no trânsito para tirar uma foto”, conta a grafiteira Maria Raquel. A criadora do famoso grafite do Bolinho, claro, fica super feliz. Ainda mais com a constante expansão do trabalho.  Maria Raquel acaba de […]

LEIA MAIS
photo

Vocação modernista dos mineiros é tema de tour virtual 

Basta andar pelas ruas de BH com atenção voltada para a arquitetura. Nem precisa ser especificamente na Pampulha. Pelo centro mesmo você rapidamente vai perceber a íntima relação com o movimento modernista. É justamente isso que o percurso virtual criado pela Casa Fiat de Cultura destaca. O objetivo é mostrar a vocação dos mineiros para […]

LEIA MAIS
photo

Cinco discos que completam 50 anos em 2021 para ouvir sempre

O ano de 1971 foi um marco para a música mundial, um dos pontos de virada que proporcionou maior experimentação e transformações nas composições e melodias. Antes disso, os Beatles, por exemplo, eram o nome do momento. Mas como se destacar após o estrondo do quarteto de Liverpool? O que não faltou foi criatividade, técnica […]

LEIA MAIS