Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

2ª Festival de Teatro em Casa reúne espetáculos, experimentos e bate-papo

Evento é realizado de 6 a 13 de maio, a programação é gratuita e a transmissão pelo YouTube
Por Jaiane Souza
festival de teatro em casa
Espetáculo "Mata rasteira" abre a 2ª edição do Festival de Teatro em Casa. Foto: Pablo Bernardo / Divulgação

De 6 ao dia 13 de maio, o público tem a possibilidade de apreciar, pela segunda vez, o Festival de Teatro em Casa. O evento ocorre de forma gratuita e virtual com transmissão pelo canal do YouTube do festival. Esta edição conta com espetáculos, experimentos convidados e bate-papo para refletir sobre a democratização do acesso da população ao teatro e a transformação do espaço tradicional. A primeira edição ocorreu em novembro de 2019 e levou espetáculos e espectadores para dentro de casas da Grande BH. A ideia era aprofundar a relação entre moradores, artistas e público. Entretanto, a proposta agora mantém o mesmo princípio, mas de forma gravada e transmitida online. 

A seleção dos trabalhos ficou por conta da equipe de curadores composta por Cris Diniz, Laís Penna e Stephanie Cunha. Dessa forma, os espetáculos têm o espaço da casa como elemento essencial na dramaturgia. Além disso, se destacam pela pesquisa de linguagem e experimentação. 

Programação

Em primeiro lugar, abrindo o festival no dia 6 de maio, às 19h, tem a conversa “Do palco para a sala de estar: a experiência do teatro em casa”, um bate-papo que reúne a equipe realizadora do Festival de Teatro em Casa e os artistas da edição de 2019. Juntos, eles traçam uma conexão de espaço e tempo de agora e do território online com as memórias de um passado bem próximo, no qual o público podia estar presencialmente nas apresentações. 

Em seguida, sempre às 19h, marcam presenças os espetáculos como Deixa Ser Eu, do grupo 7ª Arte do Vale do Recife/PE, InTerno, da Companhia de Circo Pétalas ao Vento  de Salvador/BA, Antigamente é Quando?, da Cia Pierrot Lunar de BH/MG e peça INcômodos, do Corpo Coletivo e o Andar de Baixo de Juiz de Fora/MG.

A peça de abertura, no dia 7, é Mata rasteira, do Grupo Cara Pintada. Trata-se de um encontro político e poético com o teatro e a cultura afro-brasileira, usando a musicalidade e corporeidade da capoeira. 

A programação completa e mais detalhes sobre o Festival Teatro em Casa você encontra no Instagram @teatroemcasabh.

festival de teatro em casa
Imagem do espetáculo “Amélia”. Foto: Cairo Vasconcelos

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!