O Prêmio Zumbi de Cultura é entregue aos que se destacaram nos campos das artes, política e da cultura negra, em Minas e no Brasil
O Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas comemora 14 anos de resistência e terá mais uma edição em novembro. O prêmio é um espaço de troca, reflexão, aquilombamento, articulação e valorização dos nossos fazeres artísticos e culturais. É fruto da parceria da Cia Baobá Minas (1999) com mestres populares, artistas e grupos culturais. A estatueta é confeccionada pelo artista plástico Jorge dos Anjos e a idealizadora do Prêmio é Júnia Bertolino. O prêmio vai acontecer nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, a partir de 19h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Para a celebração, além dos premiados de cada categoria, a noite terá atrações como a Cia Baobá Minas, o Coletivo Docilaré, a cantora Nath Rodrigues e os Blocos Encantado e Angola Janga.
Categorias
O Prêmio Zumbi de Cultura é entregue aos que se destacaram nos campos das artes, política e da cultura negra, em Minas e no Brasil. Em 2023, a comissão sentiu a necessidade de colocar mais duas categorias, totalizando 21 pessoas premiadas. As categorias são: dança, teatro, música, destaque mulher negra, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, destaque homem negro, protagonismo juvenil, artes visuais, resistência LGBTQIA+, representatividade mirim, atuação política, empreendedorismo negro, mestre de cultura popular e comunicadores negros (as), gastronomia e audiovisual.
A cerimonia é realizada em novembro devido ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Premiados 2023
Artes Visuais – Zaika dos Santos
Atuação Politica – Leo Péricles
Audiovisual – Filmes de plástico
Comunicadores Negros – Misael Avelino
Dança – Suellen Gabriel Sampaio
Destaque Homem Negro – Bruno Cupertino
Destaque Mulher Negra – Ana Maria Soares
Educação – Natalino Neves da Silva
Empreendedorismo Negro – Kivian Monique
Gastronomia – Kelma Zenaide
Literatura – Renato Negrão
Manifestação Cultural – Quilombo Chacrinha dos Pretos
Menção Honrosa – Maria Felix Santos Ribeiro
Mestre de Cultura Popular – Mestre Negoativo
Música – Adriana Araújo
Personalidade Negra – Yone Maria Gonzaga
Protagonismo Juvenil – Luana de Lima Souza
Religiosidade – Luiz Fernando Oliveira
Resistencia LGBTQIAPN+ – Nickary Aycker
Teatro – Carlos Henrique
Representatividade Mirim – Azula Agbára Ikòjálè Moura
Comissão de Premiação 2023
Wilson Avelar
Cida Reis
Neuzy Cirino
Paixão Sessémeandê.
Júnia Bertolino
Sobre a Cia Baobá
A Companhia Baobá de Dança – Minas foi criada 1999. Primeiramente, busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira do povo brasileiro. Assim, no intuito de trazer a público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez. Além disto, mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional. Desse modo, ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade. Sobretudo notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.
Programação:
XIV Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas 2023
16/11 – 19h às 21h30
Solenidade com homenageados das edições Prêmio Zumbi de Cultura
Saudação aos ancestrais
- Exibição do Vídeo: Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas
Participações apresentações culturais: Cia Baobá Minas, do Coletivo Docilaré, da cantora Nath Rodrigues, dos Blocos Encantado e Angola Janga.
Serviço
Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Ingressos: R$ 10 (preço popular) ou R$ 5 (meia)
Link ingresso: Solenidade com homenageados das edições Prêmio Zumbi de Cultura