fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

YouTube: cinco canais para conhecer outros países e culturas

Conheça mais e confira curiosidades sobre França, Nova York, China, Japão e Rússia por brasileiros e nativos

Por Jaiane Souza *

05/05/2020 às 10:15 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Frame do vídeo 'Reagindo a tatuagens em chinês' do canal Pula Muralha

Já destacamos aqui a possibilidade de viajar pelo mundo sem sair do sofá de casa por meio do cinema. Entretanto, há também a possibilidade de fazer conhecendo as experiências diretamente de quem vive ou conhece bem sobre outros países. Para isso, selecionamos cinco canais no YouTube para você conhecer culturas, arte, culinária e comparar tudo isso com o Brasil. O passeio percorre França, Rússia, Nova York, China e Japão.

Confira!

Olá Brasil!

O canal é comandado por Alexis Radoux, um francês que veio morar Brasil há mais de dez anos a convite da namorada, agora esposa. Nos vídeos, Alexis mostra com humor e irreverência as proximidades e distâncias entre as culturas do Brasil e da França. Para isso, dá dicas de noções de francês e compara os idiomas, bem como dicas de culinária e sugestões de viagem pelo mundo. A experiência com o canal fica ainda mais rica se considerarmos as habilidades de Alexis, que também dublador, músico e convida outras pessoas de diferentes países que moram no Brasil para contar as próprias experiências.

Pula Muralha

Da França vamos viajar para a China! No Pula Muralha, Si Liao, carinhosamente chamada de Sisi, conta de tudo um pouco sobre o seu país de origem. E é de tudo mesmo! Recentemente, ela tem falado sobre como é o dia a dia na quarentena de Wuhan, por exemplo. Abordou também sobre como os pandas estão aproveitando o confinamento para se reproduzirem depois de anos. Além disso, mostra as diferentes faces do país e compara com o Brasil, país que ela vive atualmente. O canal é co-apresentado pelo jornalista brasileiro Lucas Brand. Si Liao é professora de mandarim para brasileiros e gestora do Clube de Chinês.

Wally e Dasha - Pensando Alto

Ele é brasileiro e ela é russa. Ambos trabalham com publicidade, se conheceram quando Dasha veio ao Brasil pela empresa. Depois, se casaram e tiveram dois filhos. No canal do YouTube mostram como é conviver com as diferenças culturais e como isso reflete nos filhos, o mais velho, por exemplo, é bilíngue. Fala em russo com a mãe e em português com o pai (o outro é bebê). Além disso, experimentam pratos dos dois países e viajam para mostrar de perto a realidade de ambas as nacionalidades. Assim como os outros canais desta lista, Wally e Dasha sempre convidam amigos gringos de outros canais para mostrar as impressões sobre o Brasil e o país de origem.

Amigo Gringo

Seth Kugel é jornalista de turismo do New York Times e gosta de ser chamado de 7 pelos brasileiros. Ele é americano e a história com o Brasil é bastante curiosa. Estudou português por um ano e decidiu vir conhecer o país para aprimorar o idioma. Dessa forma, seguiu o conselho de um amigo, foi para a Bolívia e depois pegou um barco para Manaus. O detalhe é que a viagem dura quatro dias. Foi aí que aprendeu português de verdade, segundo ele. A partir dessa experiência, criou afinidade com os brasileiros e passou a dar dicas sobre Nova York em português. Nos vídeos em seu canal ela fala de comportamento, compara os costumes brasileiros e americanos, comenta sobre relacionamentos e dá dicas de inglês. A ideia de Seth é conversar e responder dúvidas como um amigo próximo.

Japão nosso de cada dia

Curiosidades, lugares, esquisitices, cultura, comida e tudo relacionado ao Japão. É isso que o casal de brasileiros que mora do outro lado do mundo apresenta para os mais de dois milhões de inscritos no canal do YouTube. Para isso, Lohgann e Prit visitam feiras, festivais, restaurantes, pontos turísticos e diversos outros  lugares. A ideia é aproximar quem vê da experiência que eles vivem.

gringos no youtube
Frame do vídeo '50 fatos sobre mim', do canal Olá Brasil!
photo

Filmes para viajar do sofá de casa: conheça outras cidades e culturas

A quarentena continua e, com ela, muitos desejos, planos e metas. Conhecer outro país, por exemplo, já pode ter passado pela cabeça de muitos. Pensando nisso, na impossibilidade de realizar qualquer tipo de viagem neste momento,  que tal uma lista de filmes para rodar o mundo sem sair do sofá de casa? Preparamos alguns longas […]

LEIA MAIS
photo

Dicas de canais do YouTube para ampliar visão de mundo

Talvez por falta de hábito, muita gente tende a desconsiderar totalmente o conteúdo que circula no YouTube. Se você faz parte desta turma, a que torce o nariz para todo e qualquer youtuber, temos um recado. Tem sim muita coisa legal na plataforma de vídeos e você pode aprender muito com o conteúdo que circula […]

LEIA MAIS
photo

Literatura na pandemia: seis livrarias de BH que estão com delivery

“Comércio não essencial”. É triste, mas é nesta categoria que se encaixam as livrarias. Portanto, a recomendação é ficarem fechadas. Isso, no entanto, não significa que você precisa ficar sem o livro que precisa. Vendas por aplicativos, promoções, campanhas pelas redes sociais e entrega Delivery são uma das estratégias adotadas. Neste post separamos seis livrarias […]

LEIA MAIS