Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

YouTube: cinco canais para conhecer outros países e culturas

Conheça mais e confira curiosidades sobre França, Nova York, China, Japão e Rússia por brasileiros e nativos

Gostou? Compartilhe!

Já destacamos aqui a possibilidade de viajar pelo mundo sem sair do sofá de casa por meio do cinema. Entretanto, há também a possibilidade de fazer conhecendo as experiências diretamente de quem vive ou conhece bem sobre outros países. Para isso, selecionamos cinco canais no YouTube para você conhecer culturas, arte, culinária e comparar tudo isso com o Brasil. O passeio percorre França, Rússia, Nova York, China e Japão.

Confira!

Olá Brasil!

O canal é comandado por Alexis Radoux, um francês que veio morar Brasil há mais de dez anos a convite da namorada, agora esposa. Nos vídeos, Alexis mostra com humor e irreverência as proximidades e distâncias entre as culturas do Brasil e da França. Para isso, dá dicas de noções de francês e compara os idiomas, bem como dicas de culinária e sugestões de viagem pelo mundo. A experiência com o canal fica ainda mais rica se considerarmos as habilidades de Alexis, que também dublador, músico e convida outras pessoas de diferentes países que moram no Brasil para contar as próprias experiências.

gringos no youtube
Frame do vídeo 'Reagindo a tatuagens em chinês' do canal Pula Muralha

Pula Muralha

Da França vamos viajar para a China! No Pula Muralha, Si Liao, carinhosamente chamada de Sisi, conta de tudo um pouco sobre o seu país de origem. E é de tudo mesmo! Recentemente, ela tem falado sobre como é o dia a dia na quarentena de Wuhan, por exemplo. Abordou também sobre como os pandas estão aproveitando o confinamento para se reproduzirem depois de anos. Além disso, mostra as diferentes faces do país e compara com o Brasil, país que ela vive atualmente. O canal é co-apresentado pelo jornalista brasileiro Lucas Brand. Si Liao é professora de mandarim para brasileiros e gestora do Clube de Chinês.

Wally e Dasha - Pensando Alto

Ele é brasileiro e ela é russa. Ambos trabalham com publicidade, se conheceram quando Dasha veio ao Brasil pela empresa. Depois, se casaram e tiveram dois filhos. No canal do YouTube mostram como é conviver com as diferenças culturais e como isso reflete nos filhos, o mais velho, por exemplo, é bilíngue. Fala em russo com a mãe e em português com o pai (o outro é bebê). Além disso, experimentam pratos dos dois países e viajam para mostrar de perto a realidade de ambas as nacionalidades. Assim como os outros canais desta lista, Wally e Dasha sempre convidam amigos gringos de outros canais para mostrar as impressões sobre o Brasil e o país de origem.

Amigo Gringo

Seth Kugel é jornalista de turismo do New York Times e gosta de ser chamado de 7 pelos brasileiros. Ele é americano e a história com o Brasil é bastante curiosa. Estudou português por um ano e decidiu vir conhecer o país para aprimorar o idioma. Dessa forma, seguiu o conselho de um amigo, foi para a Bolívia e depois pegou um barco para Manaus. O detalhe é que a viagem dura quatro dias. Foi aí que aprendeu português de verdade, segundo ele. A partir dessa experiência, criou afinidade com os brasileiros e passou a dar dicas sobre Nova York em português. Nos vídeos em seu canal ela fala de comportamento, compara os costumes brasileiros e americanos, comenta sobre relacionamentos e dá dicas de inglês. A ideia de Seth é conversar e responder dúvidas como um amigo próximo.

Japão nosso de cada dia

Curiosidades, lugares, esquisitices, cultura, comida e tudo relacionado ao Japão. É isso que o casal de brasileiros que mora do outro lado do mundo apresenta para os mais de dois milhões de inscritos no canal do YouTube. Para isso, Lohgann e Prit visitam feiras, festivais, restaurantes, pontos turísticos e diversos outros  lugares. A ideia é aproximar quem vê da experiência que eles vivem.

gringos no youtube
Frame do vídeo '50 fatos sobre mim', do canal Olá Brasil!

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]