Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Projeto “Yepocá em Cena” inicia a 6ª Edição em BH

Gostou? Compartilhe!

“Yepocá em Cena” é uma mostra itinerante que inicia a circulação no Centro Cultural Usina de Cultura, no bairro Ipiranga, com palestras e oficinas 

A mostra itinerante “Yepocá em Cena” chega neste mês à 6ª edição. Desta vez, a circulação terá início no Centro Cultural Usina de Cultura, no bairro Ipiranga. A programação traz palestras e oficinas promovidas pelos integrantes e artistas parceiros. Do mesmo modo, espetáculos em repertório do grupo belo-horizontino Yepocá Cia de Teatro.

O projeto também faz parte da comemoração dos 24 anos de existência e produção artística da companhia. O “Yepocá em Cena” acontecerá entre os dias 16 e 27 de abril de 2024. Além do bairro Ipiranga, haverá outra etapa no Centro Cultural Urucuia, no bairro Pongelupe (Barreiro). Neste caso, a programação acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio de 2024.

A peça “Melhor Idade” traz uma prosa bem mineira, sobre esperanças e agruras do dia a dia (Andreia Lacerda/Divulgação)
A peça “Melhor Idade” traz uma prosa bem mineira, sobre esperanças e agruras do dia a dia (Andreia Lacerda/Divulgação)

Programação

Os espetáculos teatrais da agenda do “Yepocá em Cena” foram escolhidos por não se limitarem ao entretenimento. Assim, há o que visa evocar a alegria e a leveza do palhaço: “Sem fonia Musical”. Ou, tal qual, o incentivo e o gosto pela leitura, caso de “O Papel Roxo da Maçã”, adaptação do livro homônimo de Marcos Bagno. Já o “Des Espera” é um convite à reflexão de encontros e desencontros que visam o auto-entendimento. Tal qual, a peça “Melhor Idade” chama ‘prum’ cafezinho, assim como um bate-papo à moda mineira.

As oficinas e palestras ligadas à cultura e arte-educação, com vagas limitadas, também são destaques na programação do “Yepocá em Cena”. A oficina “Boneco na mão”, por exemplo, visa o contato com a linguagem do teatro de bonecos a partir da confecção de peças e personagens. Do mesmo modo, um momento de iniciação na manipulação dos mesmos. Já “A arte de brincar” propõe o contato de crianças e jovens com a linguagem teatral para o envolvimento e desenvolvimento nas artes cênicas. Desse modo, visa uma iniciação com o teatro.

Palestras

As palestras, “Arte-educação” e “Internacionalização Yepocá” serão um importante momento de descontração, vivências, práticas, compartilhamento e trocas de saberes com os públicos jovem, adulto e os idosos. Todas as atrações terão emissão de certificados.

O projeto “Yepocá em Cena” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

“Yepocá em Cena”

Etapa Regional Nordeste – Centro Cultural Usina de Cultura

Quando. 16 a 27 de abril de 2024.

Onde. Rua Dom Cabral, 765, Ipiranga – Telefone: (31) 3246-0334.

Como chegar. Ônibus: 8103 / Move BRT Cristiano Machado (Estações Ipiranga ou Cidade Nova)

Quanto. Entrada Franca: Sujeito a lotação dos espaços e vagas para as oficinas e palestras 

Classificação. Verificar a sugestão de classificação etária para cada atividade.

Site do projeto: https://www.yepocaemcena.art/

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]