Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Teatro Feluma homenageia 90 anos da atriz Wilma Henriques

Atriz completa 90 anos em 15 de fevereiro e recebe homenagem em live diretamente do Teatro Feluma. Apresentação é às 19h.
Wilma Henriques
Wilma Henriques no espetáculo "As meninas de Madame Mimi", da Companhia de Teatro Produz Ação Cênica. Foto: Ricardo Gonçalves

Conhecida como a primeira dama do teatro mineira, Wilma Henriques está completando 90 anos! Para celebrar a data, Jair Raso, curador do Teatro Feluma, e amigos realizam uma live em homenagem à atriz no canal do YouTube do teatro, em 15 de fevereiro, às 19h. A apresentação vai resgatar a trajetória de Wilma Henriques, bem como o seu legado no teatro, nos palcos de Minas Gerais e do Brasil. Isso porque são 50 anos dedicados à atuação na política cultural.

A live conta com a presença da atriz por videoconferência. Além disso, participam Magdalena Rodrigues, atriz e diretora do Sindicato dos Artistas e Técnicos (SATED), o ator Carluty Ferreira e o dramaturgo e diretor Jair Raso. Na programação tem bate-papo e vídeos de depoimentos de atores, diretores, produtores e outros convidados que fizeram parte da trajetória de Wilma Henriques. 

Ademais, para finalizar a homenagem o Teatro Feluma vai ser palco de duas cenas ao vivo em homenagem à atriz. Joselma Luquini representa D. Maria, personagem de Três Mães, peça de Jair Raso que Wilma atuou em 2001. Por outro lado, Nilmara Gomes, canta La vie en rose, de Edith Piaf, uma das músicas preferidas de Wilma Henriques. Emoção na certa!

Wilma Henriques e o teatro mineiro

A história da atriz se confunde com a própria trajetória do teatro de Minas Gerais por causa da contribuição mútua. A carreira começou em 1959 no programa Espelho da TV Itacolomi, a primeira experiência no palco ocorreu na peça Pigmaleão e assim seguiu. Atuou em O macaco da vizinha, de Joaquim Manoel de Macedo, Sonhos, dirigida por Marcos Vogel e também fez cinema. 

Ao longo da carreira, ganhou oito prêmios de melhor atriz, a Comenda do Mérito Artístico da Fundação Clóvis Salgado, a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito e dirigiu grupos de teatro do Sesi Minas.

[O QUE] 90 anos de Wilma Henriques [QUANDO] 15 de fevereiro, 19h [ONDE] YouTube Teatro Feluma 

 

Wilma Henriques
Wilma Henriques como “Desdêmona”, de Otelo (1964, TV Itacolomi) Crédito: Cláudio Cunha

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!