fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Web séries mineiras criadas em contexto de pandemia exploram novas linguagens e formas de fazer o audiovisual

Os Dias de Clara e #Quarentemas trabalham com atores em casa, cenas gravadas no celular e direção remota

Por Thiago Fonseca *

14/09/2020 às 17:28 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Os Dias de Clara - Foto: Raquel Lauar / Divulgação

“É que às vezes eu penso na falta. Eu penso do que eu sinto falta… se eu faço falta…”. É sobre essa frase que a web série Os Dias de Clara se debruça. Criada pela atriz Raquel Lauar e dirigida por Marcelo do Vale, o projeto tem sido produzido durante a pandemia e será exibido pelo Instagram a partir da próxima terça-feira, dia 15.

Este não é o único projeto do gênero desenvolvido em Minas com a mesma pegada. Na última quinta-feira, dia 10, a Rubim Produções lançou #Quarentemas.

Os Dias de Clara

“Os Dias de Clara é um projeto que surgiu de uma vontade de fazer algo. Independente da pandemia a gente fica com desejo de construir e montar. Aos poucos vieram ideias e inspirações. Dessa forma, cheguei na história. Em resumo, uma mulher sozinha em um apartamento, que liga para uma mesma pessoa que nunca atende e ela começar a conversar com a secretária eletrônica. Daí decidi criar o projeto”, conta Raquel Lauar.

A atriz é quem dá vida à personagem Clara. Foi ela também que escreveu o texto e fez as imagens. A edição, montagem e direção ficou à cargo de Marcelo do Vale. Ele é parceiro de longa data de Raquel. Dessa maneira, a web série terá capítulos de, em média, quatro minutos. Eles serão divulgados todas às terças-feiras, às 19h, no perfil do Instagram dos dois artistas. Todo o processo foi feito em casa e com o uso de celular.

Marcelo conta que o experimento dá muito certo e é uma forma interessante de ver o ator o tempo todo pela câmera. “Até a avaliação do processo torna-se mais interessante, porque é todo online. Visto que o audiovisual passa pelo olhar da câmera. Então, dessa maneira, já vemos as respostas do processo imediatamente”, conta.

Inês Peixoto é responsável pela direção geral da web série #Quarentemas  – Foto: Bianca Aun / Divulgação

#Quarentemas

De forma semelhante foi feita a web série #Quarentemas, criada pelo Festival Teatro Em Movimento. Com vinte episódios, o primeiro, com a atriz Kayete, foi divulgado na última quinta-feira, dia 10 de setembro, às 20h, no Instagram do Teatro em Movimento. Os demais sairão sempre ás quintas-feiras, às 20h. No próximo dia 17,  será a vez de Teuda Bara.

Participam ainda da empreitada Kátia Lou, Rose Brant, Regina Souza, Adana Kambeba, Jai Batista, Zora Santos, Júlia Medeiros, Mariana Arruda, Debora Falabela, João Vitório, Renato Parara, Fafá Rennó, Javier Galindo, Mauricio Tizumba, Amauri Reis, Ílvio Amaral, Maurício Cangussú, Adyr Assunção e, por fim, Jeffersn Schroeder. Os próprios atores estão gravando em casa, com a liberdade de improvisar e experimentar, a partir dos textos de Vinícius Calderoni.

“Desenvolvi a ideia da web série com Gilberto Scarpa. Os capítulos têm de 2 a 3 minutos. Levantamos alguns temas relativos à pandemia, da situação de confinamento e outros inspirados nas canções do Clube da Esquina e passamos para eles. Sendo assim, os atores criam relatos sobre situações íntimas que estão vivenciando neste período de isolamento social”, conta Inês Peixoto.

Ela é a diretora geral da produção, que também conta com colaboração de Gilberto Scarpa, Éder Santos, Tatta Spalla e Marcio Medina. “Primeiro desafio foi encontrar a ideia. A partir de muitas reuniões chegamos no formato. Uma maneira de teatralizar. A direção foi feita por videoconferência com uma metodologia coletiva. Foi uma honra ser convidada para o projeto que me estimulou a criar em tempos tão difíceis”, acrescentou a diretora.

photo

Confira o que chega no streaming em setembro

Sem saber o que assistir nas principais plataforma de streaming de vídeo? Neste post selecionamos algumas apostas entre os lançamentos do mês de setembro na Netflix, no Globoplay, na Prime Vídeo, no Telecine e no Starz Play. Tem a estreia de longas badalados nas bilheterias como 1917 e Venom, no Telecine. Até novela entra nessa lista: o sucesso de Manoel Carlos, Laços de […]

LEIA MAIS
photo

“É uma declaração de amor neste ano que a Elis faria 75 anos”, diz João Marcello Bôscoli sobre talk show dedicado à mãe

Que Elis Regina foi uma das maiores cantoras que o Brasil já teve não há dúvidas. Ela fez história na música brasileira com a voz marcante e interpretações memoráveis. Dessa forma, contar o aspecto afetivo e pessoal de toda essa história ficou por conta de João Marcello Bôscoli. Ele é filho de Elis e autor […]

LEIA MAIS
photo

“É uma afronta à nossa democracia”, diz Eryk Rocha sobre o descaso com a cinemateca

No início de setembro o cineasta Eryk Rocha lançou no Globoplay o longa Breve Miragem de Sol. O drama, de 2019, passaria por vários festivais e salas de cinema, contudo, por conta da pandemia, teve que ir para o streaming. “É a primeira vez que eu lanço um filme em uma plataforma. É uma nova […]

LEIA MAIS