fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

A volta de João das Neves à vida de ator

Por Carol Braga

21/10/2016 às 13:45

Publicidade - Portal UAI
João das Neves em cena. Foto: Daniel Brito/Divulgação
João das Neves em cena. Foto: Daniel Brito/Divulgação

João das Neves em cena. Foto: Daniel Brito/Divulgação

Lá se vão 25 anos desde que João das Neves pisou no palco como ator. Até que, por coincidência, Lazarillo de Tormes, texto do século XVI, de um autor anônimo, arrebatou o artista de 82 anos. “Brincamos de fazer teatro o tempo todo. É muito gratificante e profundo”, revela. Pronto, João está de volta à interpretação.

Ele se define como um homem de teatro. Como tal, se reconhece no cordel, nas manifestações indígenas, nas culturas afro-brasileira, nas pichações de rua, no hip-hop e em tudo que aparece como manifestação artística. Tudo diz respeito ao que ele é, não ao que procura ser.

Por isso a montagem que ocupa o palco Sesc Palladium, somente na noite desta sexta (21) mistura diversas linguagens. Tem máscaras, referências à cultura popular, literatura de cordel e até hip-hop. Com o detalhe de contar uma história do século XVI com fidelidade ao texto.

“Não é um personagem do seculo XVI, mas de hoje. Fala de uma maneira crítica de todas as mazelas que estamos vivendo”, define o ator e diretor.

Completam o elenco os atores Glicério Rosário e Rodrigo Cohen. Como será apenas uma sessão a previsão é que a montagem volte para temporada em Belo Horizonte em março de 2017.

No vídeo gravado especialmente para o Culturadoria, João das Neves comenta mais sobre o espetáculo e as motivações sobre a volta ao palco.

Lazarillo de Tormes
Sexta (21), às 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, (31) 3214-5350. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia).

 

photo

Grupo Galpão busca nas ruas de BH inspiração para próxima peça

Grupo Galpão tem mais de 35 anos de carreira e continua surpreendendo. Os professores da educação infantil terminavam a vigília do dia em frente a Prefeitura de Belo Horizonte. Portanto, era o fim de mais uma aula pública. De repente, ouviram um som diferente. “Abre as asas sobre mim/ Oh senhora liberdade”, diz a canção […]

LEIA MAIS
photo

Dicas para curtir o Verão Arte Contemporânea 2017

A primeira impressão ao ver a programação do Verão Arte Contemporânea 2017 é o como o evento encontrou seu formato e a cada edição reforça um modelo de festival que deu certo. O negócio do Vac é “incentivar a criação artística local, a pesquisa e a experimentação das artes”. O que às vezes pode dificultar […]

LEIA MAIS
photo

Ônibus em movimento vira palco para peça de teatro em BH e Ouro Preto

Vivemos imersos em tantas convenções que qualquer convite para quebrá-las já tem meu respeito e interesse. Por isso que o convite para ver uma peça de teatro dentro de um ônibus me soa, no mínimo, inusitado, interessante. Não inédito. Experiências desse tipo já tiveram vez em BH. Quem propõe agora é o grupo de Brasília, […]

LEIA MAIS