Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

2ª edição da Virada da Liberdade promete espetáculo de luzes

Gostou? Compartilhe!

Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, as atrações da Virada da Liberdade, que terá acesso gratuito

Uma coletiva de imprensa, realizada no Palácio das Artes, anunciou, na manhã desta terça-feira, dia 19 de dezembro, as atrações da segunda edição da Virada da Liberdade. Este ano, o evento – que é gratuito e terá atrações no campo das artes visuais, música, dança e cozinha mineira – terá, ainda, um espetáculo tecnológico de luzes. Na verdade, de acordo com a produção, “será o maior show de drones já realizado no Brasil”. A expectativa é que 30 mil pessoas se reúnam na Praça da Liberdade para ver a chegada de 2024. A Virada da Liberdade, vale dizer, vai abarcar vários espaços no entorno da Praça da Liberdade. As atrações terão início às 18h do dia 31 de dezembro.

Programação

O objetivo da Virada da Liberdade é disponibilizar atrações para todas as idades. Assim, primeiramente, o público infantil será contemplado. Desde modo, às 18h, o espaço Alamedas, da Praça da Liberdade, recebe a “Viradinha”, com o Bloquim duBem. Na mesma área, aliás, acontece, logo na sequência, a experiência Cozinha Viva Mineira. Sendo assim, a partir das 19h, cozinheiras mineiras convidadas, comandadas pela chef Ana Motta, prepararão releituras de pratos mineiros tradicionais ao vivo. A boa notícia é que o público presente poderá, ao final, degustar as receitas.

A Praça da Liberdade será palco de um réveillon com shows, gastronomia e várias ações (Foto: Patrícia Cassese)
A Praça da Liberdade será palco de um réveillon com shows, gastronomia e várias ações (Foto: Patrícia Cassese)

Também no espaço Alamedas, a tradição da benção – também inserida na Virada da Liberdade – vai celebrar o sincretismo religioso mineiro a partir das 20h. É quando o Bloco Afro Magia Negra irá apresentar as Yiaminas, organização que reúne mulheres do reinado mineiro e nações do candomblé em Minas Gerais. Assim, o grupo vai realizar um ritual de energia positiva, envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca.

Samba e afoxé

Às 21h, o Afoxé Illê Odara dá o ar da graça, enquanto às 23h, o setor Alamedas receberá um cortejo com o Samba do Queixinho e congados. Desse modo, a ideia é direcionar o público para frente do Palácio da Liberdade, local do show da Virada da Liberdade.

No momento da virada propriamente dito, será realizado um show de lasers, mapping, cores em leque e drones, fazendo malabarismos nas alturas. Tal qual, o público vai receber lanternas de LED para realizar um grande flashmob. “Será um show tecnológico que iluminará o céu de Belo Horizonte nos primeiros instantes do novo ano”, diz o secretário estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Nany People (foto abaixo, de Sergio Cyrillo/Divulgação) será a apresentadora que dará o tom da virada.

Minas Gerais em palcos

O Palco Minas será montado na Avenida Cristóvão Colombo, e receberá programação a partir das 19h. Assim, primeiramente entra em cena o Pagode das Minas. Às 19h50, será a vez da DJ Camis; enquanto às 20h10, o Rap 100 Kô. Já às 20h40, DJ Camis retorna ao palco. Às 21h, o show fica por conta do Samba da Baixinha; DJ Camis volta às 22h e, às 22h15, a sambista Adriana Araújo comanda a festa.

Em outro espaço do Circuito Liberdade, a energia do carnaval invade a Virada da Liberdade. Desse modo, o Palco Gerais (Praça José Mendes Júnior) vai receber, às 19h, o Baile da Dri. Já às 20h10, o DJ Vini Brown; e às 20h30, o Bloco da Calixto. A festa segue às 21h40, com o retorno do DJ Vini Brown e, às 22h, o show Swing Safado ao lado da cantora Sarah Guedes. Para os apreciadores do digital, o Lounge Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade, vai proporcionar uma experiência que unirá arte visual e música eletrônica. O espaço vai receber, às 19h, a DJ Mel e o VJ Pedreiro. Às 21h30, será a vez do VJ 1MPAR.

Alimentação e outros chamarizes

A Virada da Liberdade vai contar com áreas de alimentação com food trucks. O Coreto terá um espaço reservado para o público fazer simpatias e projetar desejos para o próximo ano. A Praça terá, ainda, uma Árvore dos Desejos. Assim, o público poderá deixar fitas e pedidos para 2024 amarrados nos galhos. Também foi preparada uma Chuva de Prata, ação instagramável. Nela, uma caixa servirá de fundo para publicações nas redes sociais. Outra ação é a Alameda dos Desejos, trajeto feito de letras (caixa de LED) com palavras de atração para 2024.

A Virada da Liberdade é realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura e da Fundação Clóvis Salgado. Patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de BH, CDL/BH, AMM, Federação das Instâncias de Governança Regional de MG e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de MG.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]