Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Virada Cultural: uma dica de roteiro para quem não é da noite

Gostou? Compartilhe!

Selecionamos, dentre a programação da Virada Cultural, os melhores eventos para quem pretende curtir o domingo, durante o dia

Por Patrícia Cassese | Editora Assistente

Conferir tudo, claro, seria missão impossível. A Virada Cultural de Belo Horizonte, nesta edição 2023, distribui, durante suas 24 horas de duração, atrações a mancheias, distribuídas por vários pontos da capital mineira. São shows, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras atividades.

virada cultural 2021
Virada Cultural. Foto: Mariane Botelho/Divulgação

Assim, a equipe do Culturadoria dividiu algumas das atrações em três roteiros. Cumpre frisar que as atividades selecionadas foram destacadas não pelo quesito “qualidade” – afinal, partimos do princípio que a curadoria do próprio evento já fez este crivo no processo de seleção e organização dos convidados. O objetivo, aqui, então, é mesmo dar um norte (despretensioso, diga-se) pensando em alguns perfis. O primeiro deles, para quem quer curtir o evento à luz do dia, ou seja, no domingo.

PicNic Vintage – Be Hoppers

No domingo, às 15h (e até às 18h), haverá mais uma edição do Picnic Vintage, iniciativa do grupo Be Hoopers, que, em BH, divulga a cultura lindy hop. Será no Parque Municipal, mais precisamente, na Alameda dos Marrecos.

Pedal Retrô – Tweed Ride

Também no domingo, às 9h, acontece a segunda edição de comemoração de 10 anos do “pedal retrô ” Tweed Ride BH. Mesmo quem não vai com a intenção de participar do passeio, vale a pena conferir a produção dos integrantes, que, aliás, começa pelas bicicletas (a grande maioria, vintage) e segue na indumentária, com direito a muito colete, gravata borboleta, suspensórios e chapéus (em particular, boinas). O ponto de encontro, desta vez, será no Centro da Memória da Engenharia, que fica na Rua da Bahia, 52, ao lado da Praça Ruy Barbosa.

Seresta – Pizzaria Panorama

Quem é fã de seresta não pode perder a que acontecerá a partir da meia noite de sábado para domingo, na Varanda da Pizzaria Panorama (Rua Sapucaí, 533). Assim, da varanda da pizzaria (que oferece redondas maravilhosas, como a Guaicurus), quem já foi lá sabe, dá para apreciar uma vista linda da cidade, com destaque para as empenas de edifícios que sofreram intervenção dentro do Circuito Urbano de Arte, o Cura.

Adoção de animais

Inicialmente, a gente lembra que adotar um animal exige muita responsabilidade, portanto, nada de levar um bichinho pra casa tomado pelo impulso. Trata-se de um ser vivo, que exige uma série de cuidados. Mas se você estiver certo que tem condições de ser um bom tutor, a Virada Cultural tem várias iniciativas que visam encontrar um lar para animais resgatados das ruas. No domingo, na área do Coreto, do Parque Municipal, haverá, a partir das 9h, e até  às 19h, Feira de Adoção e Lojinha da ONG S.O.S Gatinhos do Parque. Já no Circuito Sapucaí, às 10h, a ONG Vida Animal Livre promove a ação Adote um Cãozinho.

Projetos Sociais

Várias iniciativas bacanas da cidade estarão com ações na grade da Virada Cultural. Entre elas, a Banho de Amor (sábado, às 16h, na rua Aarão Reis esquina com Caetés), o Comida na Praça (sábado, 22h, na Pista de Skate sob o Viaduto Santa Tereza) bem como o The Street Store (domingo, 8h, na parte externa do Parque Municipal).

Feira da Economia Popular Solidária

Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico voltada a empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis de Belo Horizonte. Assim, eles comercializam itens de vestuário, artesanato e cosméticos, além de alimentos variados. Na Virada, acontecerá das 10h às 18h, dentro do Circuito Parque, do Parque Municipal.

Shows com veteranos da cena mineira

Maurício Tizumba, um dos homenageados da Virada Cultural 2023 (Patrick Arley/Divulgação)

Por fim, ao lado dos novos talentos da cena musical, a Virada Cultural também incluiu apresentações de nomes já referendados: Caso de Chico Lobo (domingo, 10h10, no Palco Gramado do Parque Municipal) Affonsinho (domingo, 14h10, no Palco Parque, do Parque Municipal), Juarez Moreira (sábado, 19h, no Palco Parque, do Parque Municipal) e, claro, um dos homenageados da edição, Maurício Tizumba (domingo, 11h30, no Palco Gramado do Parque Municipal).

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]