Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

UniBH mantém e reforça o apoio à cultura em tempos de pandemia

Neste ano o Centro Universitário apoia dez projetos culturais e se prepara para aprovar mais 15 por Lei de Incentivo

Gostou? Compartilhe!

Apoiar e incentivar a valorização das manifestações culturais em Belo Horizonte é um dos pilares do UniBH. E assim como o Culturadoria, o Centro Universitário acredita que a arte e a cultura são fortíssimas ferramentas de transformação. Dessa forma, em 2021, o Uni reforça o seu apoio à cultura apoiando dez projetos culturais. Além disso, se preparando para aprovar mais 15 por meio de lei de incentivo. Tal apoio não foi abalado pela chegada da pandemia, pelo contrário. Em 2020, por exemplo, mesmo em formato online foram 16 projetos apoiados, superando o número do ano anterior.

Entre os destaques deste ano estão projetos como o Verão Arte Contemporânea, Coletivo de Cinema, Semana Afrolatina, Revista Marimbondo e vários outros entre música, literatura, cinema e dança. 

Cinema em sala de aula

Há mais de uma década a 4 Folhas Audiovisuais atua no campo do cinema e educação promovendo o cinema junto a comunidades e escolas públicas. A ideia é emancipar o pensamento crítico e práticas de liberdade. Dessa forma, em 2020, pensando no contexto da escola pública, a 4 Folhas lançou o projeto Coletivo de Cinema em parceria com o UniBH.

uniBH
Peça Mergulho no VAC2018. Fotógrafo: Glenio Campregher

O projeto apresenta uma proposta de atuação transdisciplinar com o cinema na escola envolvendo professores e alunos do CEFET-MG. “O objetivo é envolver o cinema nos processos investigativos e criativos que ligam os currículos escolares à vida, buscando exercitar a liberdade na criação de linguagens a partir do reconhecimento de questões importantes para os participantes”, explica Carolina Gontijo, produtora executiva do Coletivo de Cinema.

Carolina destaca ainda a importância do apoio do UniBH nessa jornada. Além disso, revela que a expertise do universo educativo tem sido uma das principais contribuições do Centro Universitário. “Isso nos coloca em contato com pessoas que pensam e vivem o trabalho com a educação no dia a dia. Esta sintonia tem proporcionado uma convergência de visões e um espaço valioso para participação em atividades comuns”, conclui Gontijo. 

O valor da arte e cultura em tempos de pandemia

Diretora do Grupo Oficcina Multimédia e responsável pelo VAC – Verão Arte Contemporânea, Ione de Medeiros destaca opoder da arte em um contexto tão complexos. “Numa época como a da pandemia fica muito evidente o valor da cultura. Todo mundo lendo, vendo filmes, podcasts. É isso que está salvando. Sem ela não existe possibilidade de vida no planeta”, comenta Ione. 

Pelo terceiro ano consecutivo o UniBH está no patrocínio do VAC. O festival incentiva a produção artística local, a pesquisa e a experimentação em artes. “Ficamos muito felizes com o patrocínio do UniBH justamente porque é uma universidade e tem pontos de afinidades com o VAC”, relaciona Ione de Medeiros. A 15ª edição do festival será realizada em 2022 a depender do desenrolar da pandemia e se adequando ao cenário.

uniBH
Peça Mergulho no VAC2018. Fotógrafo: Glenio Campregher

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]