Fruto de parceria do UniBH com a icônica rede de ensino, o curso deve ser aberto até 2025 e terá modelo acadêmico inovador
Até 2025, Minas Gerais será sede de um novo curso de gastronomia. Trata-se do fruto de uma parceria do Centro Universitário UniBH com o Le Cordon Bleu, uma das escolas de culinária mais tradicionais e prestigiadas do mundo. O próprio UniBH antecipou a informação, confirmada durante o MTM – Minas Travel Market. O Minascentro sediou o evento, que transcorreu até sábado, dia 27 de abril.
Parceria
O curso terá um modelo acadêmico inovador, já seguido por outras instituições do Ecossistema Ânima. Desse modo, as unidades curriculares vão ter parceria com o Le Cordon Bleu. Tal qual, haverá certificados intermediários, constituindo, assim, uma dupla certificação. As atividades práticas e presenciais se realizarão no campus Buritis do UniBH. Assim, o curso, que está previsto para começar até 2025, unirá as técnicas francesas com a diversidade e a riqueza dos ingredientes brasileiros, especialmente os mineiros.
No evento, Pedro Coutinho diretor do UniBH, festejou a oportunidade de marcar a chegada, em BH, do Le Cordon Bleu, a partir da parceria. “Celebrar nossa gastronomia a partir de um prisma que une o local ao global é um privilégio para nós”.
MTM
O MTM – Minas Travel Market, vale dizer, substitui o antigo Salão do Turismo de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). A participação no MTM é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. A ação tem parceria com o Centro Universitário UniBH, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas. As ações também fazem parte do projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, lançado em março, e do programa Mais Turistas.
Rota das Artes
O MTM é uma iniciativa dos mesmos criadores do Brazil Travel Market (BTM), uma das maiores feiras de turismo da América Latina. Nesta edição, reuniu representantes de 19 estados brasileiros, bem como cerca de dois mil profissionais de turismo. Na ocasião, o governo também anunciou um novo roteiro turístico: a Rota das Artes. Ela irá abranger sete municípios, além de BH. São eles: São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.