Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

UniBH está entre os 5 maiores incentivadores à cultura em BH

Gostou? Compartilhe!

Em 2023, o Centro Universitário UniBH apoiou 16 projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura; para esse ano, novas ações já foram selecionadas

No último ano, o Centro Universitário UniBH apoiou 16 projetos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. São iniciativas que vão desde produções audiovisuais e literárias até lançamentos musicais e festivais. Não por outro motivo, o UniBH situa-se, atualmente, entre os 5 maiores incentivadores da capital mineira. Diretor do Centro Universitário, Pedro Coutinho lembra que o investimento no setor está diretamente ligado aos pilares de desenvolvimento humano que acompanham a instituição.

Sendo assim, prossegue ele, o marco de 60 anos do UniBH ratifica a aposta na importância da cultura “como base da democracia e transformação da sociedade”. “O UniBH se preocupa com uma emancipação que tange não apenas à formação acadêmica, mas à formação humana e social, bem como à oferta de ferramentas para que as pessoas se desenvolvam plenamente”, pontua Pedro Coutinho. O diretor do Centro Universitário reafirma que a cultura é uma dessas ferramentas. Daí, a importância de apoiar eventos e produções que, lembra, enriquecem o panorama cultural da cidade. E, assim, abastecendo o que ele chama de “fonte perene de transformação social”.

UniBH: Centro Universitário já definiu alguns dos projetos que serão apoiados pela instituição neste 2024 (UniBH/Divulgação)
UniBH: Centro Universitário já definiu alguns dos projetos que serão apoiados pela instituição neste 2024 (UniBH/Divulgação)

Conheça, abaixo, cada um dos projetos apoiados pelo UniBH no último ano

Fórumdoc.BH

Entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro de 2023, Belo Horizonte recebeu a 27ª edição do forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema).Com acesso totalmente gratuito e apoio do UniBH, o evento contou com a exibição de 68 filmes, distribuídos em 4 mostras.

“Dicionário Kaiowá-Português”

No dia 25 de outubro de 2023, a Editora Javali lançou a edição impressa do primeiro “Dicionário Kaiowá-Português” (704 páginas). O projeto, que teve o apoio do UniBH, faz um inventário de quase 6 mil palavras, além de trazer notas culturais e linguísticas.

Filme “Estranho Tempo”

Trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos, tendo como início o dia 28 de outubro de 2018. Assim, câmeras registram o cotidiano de personagens atravessados por duas eleições presidenciais e uma pandemia entre ela.

Arcomusical Brasil

Ação que envolveu música de câmara, canção popular, capoeira, poesia, dança, artes visuais e audiovisual. Desse modo, no dia 24 de agosto de 2023, o Cine Santa Tereza foi palco deste entrelace de linguagens artísticas, capitaneado pelo Arcomusical Brasil. Apoio do UniBH.

“História do Mundo”, de Sérgio Pererê

No dia 16 de setembro de 2023, o ator, compositor e multinstrumentista mineiro Sérgio Pererê apresentou novo disco ao público de Belo Horizonte: “História do Mundo”, com apoio do UniBH.

Álbum “Baby blue”, de Julia Branco

No dia 4 de agosto de 2023, Julia Branco lançou o segundo disco de carreira, “Baby blue”. O álbum, definido como futurista e nostálgico, foi criado enquanto a artista se tornava mãe. No entanto, vai além, extrapolando a temática materna e fazendo uma reflexão sobre o tempo em camadas estéticas retro futuristas.

“Clara Viva”, de Aline Calixto 

“Clara Viva” é o mais recente projeto da cantora e compositora Aline Calixto. Nele, a artista celebra a obra imortal da mineira Clara Nunes. O álbum foi lançado em todas as plataformas digitais no dia 4 de agosto de 2023. Para celebrar o lançamento, no dia 17 de agosto, a cantora realizou um show especial no Grande Teatro do Sesc Palladium. Assim, no palco, apresentou o disco na íntegra, além de outras músicas que marcaram a trajetória de Clara.

Festejo do Tambor Mineiro

Criado em 2002 pelo cantor, compositor, multinstrumentista e congadeiro Mauricio Tizumba, o festejo retomou as ações abertas ao público e, desse modo, ocupou, no dia 20 de agosto, a Funarte MG.

15º Verão Arte Contemporânea

O Verão Arte Contemporânea (VAC) voltou às atividades, após a pandemia. Assim, reuniu artistas locais e nacionais em 12 atividades, durante 21 dias, em sete espaços culturais de Belo Horizonte.

SegundaPreta 11ª temporada

O projeto – apoiado pelo UniBH via Lei de Incentivo à Cultura – reúne semanalmente os trabalhos de artes cênicas feitos por artistas pretos e pretas. Além disso, realiza apresentações e debates que podem ser conferidos no formato online, pelo YouTube.

Lançamento do livro “Sobre o Rio”

Artista mineira Isabela Prado lança o livro “Sobre o Rio” e amplia a discussão promovida pela mais recente obra dela: a intervenção urbana que sinalizou, por meio de placas, os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte.

Filme “Kevin”

Dirigido e estrelado por Joana Oliveira. O filme retrata a primeira vez que ela, Joana, vai a Uganda, na África. Lá, se encontra com Kevin, amiga que conheceu há 20 anos, quando ambas estudaram na Alemanha. Na verdade, faz muito tempo que as duas não se viam e, a partir desse encontro, o filme tece uma fina trama.

Podcast ‘Bem Antes da Palavra’

O projeto “Antes da Palavra”, de Clara Delgado, lançou podcast contando sobre o processo de criação das canções do disco. Nesta peça sonora, a artista recolhe fragmentos de áudios, poemas e músicas. Assim, compõe um corpo que escreve um capítulo anterior ao primeiro álbum dela, lançado no fim de 2021.

Embaúba Play

Com uma proposta inédita no país, a Embaúba Play traz acessibilidade à produção nacional recente. Tal qual, obras inéditas, a partir de um recorte curatorial. Nessa plataforma, a aquisição de filmes é avulsa. Ou seja, não é necessário ter uma assinatura fixa como na maioria dos serviços de streaming.

Caderno de Leituras 

A coleção Caderno de Leituras publica ensaios breves inéditos ou de rara circulação de diversos autores. Desse modo, não há unidade temática ou formal. O acesso aos textos é gratuito, no site do projeto.

“A Pagossa” de Lucas Fainblat e Vini Ribeiro

O disco, que teve o apoio do UniBH, reúne 12 canções autorais, compostas pelo citado duo e os parceiros Djonga, Ederson Melão, Felipe Bastos, Gustavo Maguá, Pedro Flores e Zé Mauro. Assim, o repertório inaugura o gênero “pagossa”, que concilia elementos do Pagode e da Bossa Nova. Isso, por meio de letras bem-humoradas, ritmos sincopados e estruturas harmônicas inovadoras.

Novidades

Para 2024, o Centro Universitário UniBH já selecionou alguns projetos a serem apoiados ao longo do ano. Dentre eles, está o Circuito de Artes “Cura”, o 4º Festival Camelo e o espaço cultural Arte no Centro. Tal qual, a mostra Cinema dos Quilombos, o evento As vozes e o Violão e a produção do filme de curta-metragem “Madorna”.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]