Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Thaís Guimarães e Silvana Menezes lançam “Um Pássaro para Sonhar”

Gostou? Compartilhe!

Livro dedicado ao público infantil, “Um Pássaro para Sonhar” será autografado neste domingo, a partir das 10h30, no Memorial Minas Gerais Vale

Patrícia Cassese | Editora Assistente

A narrativa de “Um Pássaro para Sonhar”, vale dizer, foi escrita por Thais Guimarães em 1997, e publicada em uma edição especial do Suplemento de Minas Gerais, dedicada à literatura infantojuvenil. “Foi uma página dupla, diagramada pelo tipógrafo Guilherme Mansur”, comenta ela, que há cerca de dois anos reencontrou a publicação. Foi quando veio um estalo. “Ao reler o texto, percebi que era uma história atemporal. Assim, acendeu-se a fagulha de transformá-la em livro. Entendi que o pássaro do livro é também uma metáfora dos pássaros que existem em nós”, comenta Thais. Projeto concretizado, o livro “Um Pássaro para Sonhar” será lançado com sessão de autógrafos neste domingo, no Memorial Minas Gerais Vale.

Capa do livro "Um Pássaro para Sonhar", que será lançado neste domingo, em BH (Editora Tercetto/Divulgação)
Capa do livro "Um Pássaro para Sonhar", que será lançado neste domingo, em BH (Editora Tercetto/Divulgação)

A obra, que tem ilustrações de Silvana Menezes, narra a história de um passarinho criado pela imaginação e convida os leitores para um voo feito de poesia. “Espero que seja uma inspiração para que que as crianças soltem a imaginação, criem as próprias histórias e inventem os pássaros delas. Inclusive, a partir dessa narrativa, eu elaborei um caderno de escrita criativa que, em breve, irá para várias escolas”, comenta Thais. Com 32 páginas, “Um Pássaro para Sonhar” está sendo lançado pelo selo editorial Tercetto. Foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Cores de Van Gogh

No quesito ilustrações, o livro “Um Pássaro para Sonhar” traz, como pano de fundo, as cores de Van Gogh. “Esse é o segundo livro da minha parceria com a Silvana”, conta Thais. Perguntada sobre como é o método de trabalho das duas, a autora conta: “O ponto de partida dela é a própria história, as palavras e as imagens do texto. Assim, eu não interfiro”. De acordo com Thais, isso poderia limitar o trabalho criativo da ilustradora. “Depois que ela chegou no conceito visual é que trocamos ideias. Mas a Silvana sempre me surpreende. Temos muitas afinidades, ambas detalhistas e muito dentro do universo da poesia”.

Assim, Thais confessa que sempre imaginou o livro “Um Pássaro para Sonhar” com muita cor e luz. “E foram exatamente esses os elementos que ela trouxe nas ilustrações, puxando a luminosidade do azul e do amarelo de Van Gogh”.

Sobre a autora

A poeta Thais Guimarães ganhou, em 1988, um Prêmio Jabuti pelo livro infantil “Bom dia, Ana Maria”. Em 2021, voltou à cena da literatura infantil com o delicado “Senhor Relógio”. Trata-se de uma narrativa em versos que fala sobre a passagem do tempo por meio das reflexões de um curioso personagem: um antigo relógio de parede. O livro ganhou editais em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte. Tal qual, foi selecionado no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD/2023.

A ilustradora

Silvana de Menezes é natural de Belo Horizonte, onde graduou-se em Belas Artes na UFMG e habilitou-se em Cinema de Animação. É uma multiartista que domina várias técnicas. Dedica-se, prioritariamente, à literatura infantojuvenil, onde atua também como escritora. Em 2008, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro Juvenil. Já em 2009 foi finalista do mesmo prêmio na categoria Melhor Paradidático. Possui mais de 40 títulos publicados, três deles traduzidos – no México, na Coreia do Sul e na China. A artista gosta muito de fazer livros com animais e com a natureza, por considerar importante a presença dos animais na existência humana.

Serviço

“Um Pássaro Para Sonhar”

Neste domingo, 22 de outubro, das 10h30 às 12h
Onde. Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640, Savassi)

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]