fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confirmado show dos Tribalistas em BH

Por Thiago Fonseca *

28/03/2018 às 16:56 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Tribalistas surgiu em 2002 e essa é a primeira turnê do grupo – Foto: Daniel Mattar.

Chegou a hora de desfilar a vida e carnavalizar com a turnê mais esperada dos últimos 15 anos. Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte anunciaram nesta quarta-feira, dia 28, a primeira turnê nacional do Tribalistas. Serão dez shows, em nove capitais do Brasil.

Belo Horizonte será a última a receber o grupo, no dia 07 de setembro, na Esplanada do Mineirão.

A turnê vai de julho a setembro de 2018. Os shows irão divulgar o segundo disco, de mesmo nome do grupo, lançado em agosto de 2017. A rota das apresentações foi anunciada em um vídeo postado nas redes sociais dos artistas pela manhã. Exatos quatro meses antes da primeira apresentação.

Tribalistas Tour 2018

Tribalistas Tour 2018! Vem ver as datas e as cidades. Vai ser lindo!Confirme sua participação: facebook.com/tours/219527345295713 #Tribalistas

Posted by Marisa Monte – Tribalistas on Wednesday, March 28, 2018

 

No vídeo, os artistas abriram os nove envelopes, revelaram quais as datas e as cidades que receberão os shows. Salvador foi escolhida como o ponto de partida. O trio se apresentará, no dia 28 de julho, na Arena Fonte Nova. A cidade é terra natal de Brown e onde os três artistas se reuniram para compor as músicas do disco.

Depois eles seguem para o Rio de Janeiro, com apresentações marcadas para o dia 3 e 4 de agosto, na Marina da Glória. A cidade é a única que receberá dois shows da turnê. Dia 10 de Agosto é vez de Recife receber o grupo, em show marcado no Centro de Convenções. Fortaleza é a quarta cidade escolhida. Lá o show será no dia 11 de agosto, no Centro de Formação Olímpica.

São Paulo receberá os Tribalistas no dia 18 de agosto, no Allianz Parque. Porto Alegre no dia 24 de agosto, na Arena Beira Rio. Um dia após, em 25 de agosto, é a vez de Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski. A arena Arena Mané Garrincha, em Brasília, será palco para o penúltimo show do grupo, no dia 1 de setembro. E, por fim, a turnê chega a Belo Horizonte, no dia 7 de setembro, na Esplanada do Mineirão.

Após o sorteio, no vídeo, o grupo convidou todos os brasileiros a estarem presentes e disseram o quanto estão felizes com o projeto. “É uma honra para nós e essa turnê está acontecendo. Era um sonho. Que coisa bonita! Felizes, saudáveis e vivos para vocês”, disse Brown. A turnê terá direção geral de Leonardo Netto e Tribalistas, direção de arte de Batman Zavareze e direção de produção de Simon Fuller.

Os ingressos começarão a ser vendidos entre os dias 5 e 9 de abril em uma pré-venda exclusiva de lote promocional, com número limitado de ingressos, aberta a qualquer pessoa. Para ter acesso, é necessário se cadastrar no endereço www.eventim.com.br/tribalistas até as 11h do dia 4 de abril.

A venda de ingressos para o público em geral começa no dia 10 de abril, às 11h, através do site www.eventim.com.br, onde estão disponíveis também os pontos de venda oficiais em cada cidade. O limite de compra é de até 4 ingressos por CPF. O custo varia de cidade a cidade. Em Belo Horizonte o preço vai de R$ 70 (meia/pista) a R$ 300 (inteira/camarote).

Tribalistas surgiu em 2002 e essa é a primeira turnê do grupo – Foto: Marco Froner / Divulgação

O GRUPO

Tribalistas surgiu em 2002 quase por acaso, quando Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que Arnaldo estava fazendo, produzido por Brown. O trio ficou junto por uma semana e resolveu fazer algumas músicas, embora não pensassem em gravar um disco juntos. Quando grupo saiu da Bahia já se tinha um repertório que podia ser gravado pelos três juntos. E então, depois de muitas reuniões, decidiram-se por lançar um CD com um DVD incluso.

O nome  veio de uma música composta pelo grupo que recebeu o título de “Tribalistas”. Palavra que vem de “tri” (três integrantes), de tribo. A canção foi feita já com esta ideia. Quando sua música tomou o Brasil e o mundo os Tribalistas divulgavam, na faixa de encerramento do bem-sucedido CD/DVD, que “o tribalismo é um anti-movimento / que vai se desintegrar no próximo momento”. O CD/DVD alcançou a marca de mais de três milhões de cópias.

Após 15 anos a parceria entre Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte não apenas se solidificou como deu origem, no ano passado, a um novo álbum, no qual eles reafirmam em canção o laço afetivo-musical que os une: “somos muitos, quando juntos / somos um só”.

O grupo ainda não havia realizado nenhum show. Os fãs já estavam ansiosos com o anuncio de uma possível turnê, divulgado pelos artistas no fim do ano passado. A confirmação só saiu nesta quarta-feira, dia 28. A turnê promete ser um sucesso. Aproveite e já vai treinando as músicas para fazer bonito no show. Segue a playlist dos dois discos do grupo:

 

photo

Culturadoria para o seu fim de semana: #30mar_02abr

O fim de semana está com atrações interessantes principalmente na música. A programação tem desde veteranos como Lô Borges comemorando os 45 anos do “Disco do Tênis” como representantes da novíssima geração revelada pela internet, elenco do Festival Sai da Rede. No teatro, Letícia Sabatella traz a Belo Horizonte montagem que está mais para show […]

LEIA MAIS
photo

[PONTO DE ESCUTA] ‘Djalma não entende de política’ ignora crise e renova irreverência

Hard-samba progressivo pós-wagneriano. Oi? É assim que Djalma não entende de política, banda formada por André Albernaz, Carlos Bolívia, Carol Abreu, Drica Mitre, Fernando Feijão e Terêncio de Olveira se apresenta. É para entender? Claro que não. Irreverência é a marca do coletivo que desde 2011 se reúne para fazer música na vibe do sem […]

LEIA MAIS
photo

Quem é Rafael Ventura: uma ‘confusão’ com bastante glíter

Ventura não nasceu Ventura, se tornou um. Nos encontros da vida, Rafael Henrique de Souza, de 30 anos, com um empurrãozinho de um professor de teatro, assumiu o novo nome artístico. O encontro com a arte fez Ventura se livrar, como ele mesmo diz, “do risco de ser alguém muito bitolado”. Com a mesma ludicidade, […]

LEIA MAIS
photo

Entenda porque a arte de Pedro Moraleida incomoda os conservadores

Em 2017, quando a crise de conservadorismo deste século XXI começou a interferir diretamente nas exposições em cartaz no Brasil, o nome de Pedro Moraleida (1977-1999), obviamente, também apareceu entre os protestos. O artista mineiro que morreu aos 22 anos deixou uma obra potente, poética, questionadora que, claro, incomoda quem interessa afastar o pensamento crítico […]

LEIA MAIS
photo

14 Bis 40 anos: por que a banda está e vai ficar na história da música?

A banda 14 Bis surgiu no final de 1979 tendo como base referências muito ricas na história da música. Foi apadrinhada por Milton Nascimento e contou com influência do Clube da Esquina pelo motivo de todos os integrantes serem também mineiros. A única exceção é Sérgio Magrão, baixista originário do Rio de Janeiro. O fato […]

LEIA MAIS