Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Sucesso no YouTube e nos palcos, O Tubarão Martelo chega à animação

Gostou? Compartilhe!

O personagem Tubarão Martelo chega às telas dos cinemas em um média-metragem de animação que ressalta os cuidados que devemos ter com o meio ambiente

Patrícia Cassese | Editora Assistente

No YouTube, os vídeos do canal O Tubarão Martelo já ultrapassaram mais de 27 milhões de visualizações. Da mesma forma, o espetáculo teatral se tornou um sucesso nos palcos pelos quais já passou. Neste ano, o personagem adentra outro formato, prometendo ampliar ainda mais o público que segue as aventuras dele. É que a animação “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar – O Filme” entra em cena mostrando o personagem em uma história de suspense e descobertas. O média-metragem (26 minutos) tem a direção de Carlos Magalhães e Cláudio Fraga, com animação da Dogzilla Estúdio e Immagini.

Cena de "O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar" (Luz Comunicação/Divulgação)
Cena de "O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar" (Luz Comunicação/Divulgação)

Idealizador do personagem, Fraga assina também o roteiro, junto a Ana Luiza Alves e Carlos Magalhães. A criação da trilha também leva o nome de Fraga, junto a Richard Neves, Tatá Sympa e Rogério Delayon, com mixagem de André Cabelo. “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar – O Filme” terá uma pré-estreia neste sábado, no Boulevard Shopping (mas, atenção, para assistir é preciso preencher um cadastro – leia ao fim da matéria). Na sequência, o média-metragem seguirá por festivais, antes de chegar ao circuito comercial.

A história

De acordo com Cláudio, quem for ao cinema verá a história de um navegador que está buscando tesouros escondidos no fundo do mar. “Aquela ideia de joias, baús cheios de ouro, de navios naufragados…”. No entanto, ele se depara com o Tubarão Martelo e o fiel escudeiro dele, o Peixe-Piloto. Assim, este navegador acaba conhecendo os habitantes do fundo do mar e suas particularidades. “E ao encontrar tanta beleza, tanta riqueza, representada pela biodiversidade, ele vai se transformando. E percebe que o maior tesouro, na verdade, é a vida marinha”.

No filme, o Tubarão Martelo ensina uma valiosa lição para o navegador (Luz Comunicação/Divulgação)
No filme, o Tubarão Martelo ensina uma valiosa lição para o navegador (Luz Comunicação/Divulgação)

Ainda de acordo com Cláudio Fraga, a mensagem que a produção quer passar é a da preservação ambiental. “Assim, a importância de cuidar da nossa casa, que é o planeta Terra. E como o nosso público-alvo são as crianças, então, é formá-las mesmo com essa ideia de que temos que cuidar do planeta. Logo, conservar a nossa casa linda, limpa. Ou seja, jogar o lixo no lixo, cuidar da água, preservar as nascentes, cuidar dos animais… Então, a mensagem do filme é mesmo a da preservação ambiental, representada pela narrativa de um navegador buscando tesouros mas que, ao fim, descobre que os maiores deles sempre estiveram diante dele. A vida aí, com todas as belezas naturais”.

O sucesso

Cláudio Fraga lembra que o personagem Tubarão Martelo foi criado em 2011, como tema da festa de final de ano da escolinha que o filho dele estudava. “Depois, lancei um CD com as músicas num álbum, e, no ano seguinte, transformei-as em videoclipes de animações e abriu o canal no YouTube. Hoje, ele já alcança a marca de 30 milhões de visualizações, com muitos fãs pelo Brasil e até fora”.

Para Cláudio, o fenômeno fortalece a produção audiovisual mineira, “uma vez que é produzido aqui, feito aqui e com um alcance realmente muito grande”. “E com tantas visualizações, resolvemos levar o personagem para os palcos. Assim, criamos um musical infantil, o Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar. Sempre focando no entretenimento com a informação, com a ideia de levar, para as crianças, a consciência ambiental, a necessidade de realmente cuidar do planeta. E agora chegando ao filme”.

Edital

Vale dizer que “O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar – O Filme” foi a única produção mineira vencedora na categoria média de animação infantil da seleção do edital Petrobras Cultural, realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet. “Nós fomos aprovados em plena pandemia. Então, para a gente, é uma felicidade transformar esse personagem, que nasceu para ser tema da festa de uma escolinha infantil, nessa grandiosidade, nesse fortalecimento do audiovisual mineiro e da arte no Brasil”.

Diretor da empreitada, Carlos Magalhães revela que, depois de ter passado por diversos formatos de programas de televisão, musicais, shows e realities (“e até mesmo uma experiência grande com programa infantil”), fazer um filme de animação foi um grande aprendizado. “Na verdade, aprendi coisas que poderia ter aplicado até mesmo durante toda a minha carreira, porque a especificação de detalhes na produção de um filme de animação é uma coisa incrível, e você realmente tem que rever todas as suas decisões. Cada passo é importante do início ao fim. Então, realmente, ‘O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar – O Filme’ foi uma grande aula que eu tive nesse universo de produção audiovisual”.

Serviço

Pré – estreia de “O Tubarão Martelo E Os Habitantes Do Fundo Do Mar – O filme”

Quando. Sábado, 28 de outubro, às 10h
Onde. Cineart do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia)
Duração: 26 minutos.

Ingresso: Evento gratuito, mediante a preenchimento do formulário neste link

Acesso limitado à capacidade das salas do cinema.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]