Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cine Concerto propõe exibição de “Limite” com trilha executada ao vivo

Gostou? Compartilhe!

Entre junho e outubro de 2024, acontecerá a circulação da performance de trilha sonora ao vivo criada por Daniel Nunes

Em curso desde junho, o projeto Cine Concerto Limite propõe uma experiência imersiva reunindo cinema e música. Assim, até outubro deste ano, a ideia é resgatar a atmosfera das primeiras exibições públicas da sétima arte, com trilhas sonoras executadas ao vivo. No caso, a performance de trilha ao vivo criada por Daniel Nunes para o icônico filme “Limite” (1930) de Mário Peixoto (1908 – 1992).

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o projeto visa transformar centros culturais em salas de cinema, ou seja, dotadas com os equipamentos apropriados para uma sessão de exibição cinematográfica. Detalhe: todas contarão com os seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição (AD) e closed caption (CC) ou legendas descritivas.

O Cine Concerto propõe uma experiência imersiva, com projeções de filmes mudos e trilha sonora executada ao vivo (Leo Lara/Divulgação)
O Cine Concerto propõe uma experiência imersiva, com projeções de filmes mudos e trilha sonora executada ao vivo (Leo Lara/Divulgação)

Escolha do filme

Comissionada pelo Sesc Nacional – RJ, a trilha de Daniel Nunes foi exibida pela primeira vez em 2019, durante a 3ª Mostra Sesc de Cinema em Paraty. “Na verdade, eu tive uma encomenda do Sesc Nacional para fazer um cine-concerto. Portanto, fiquei livre para escolher o título, desde que fosse brasileiro. E, daí, comecei a avaliar filmes nacionais, ditos ‘mudos’, que dialogassem com o tipo de textura sonora com o qual trabalho”.

Neste sentido, Daniel ressalta que já há algum tempo trabalha com música eletrônica, experimental. “De ruído, com muita paisagem sonora. (Música) que hoje em dia se chama ‘ambient music’. Ou seja, com várias texturas de instrumentos diversos, com muito processamento, que acabam virando nuvens. Então, naquele momento inicial, procurava filmes com os quais eu pudesse ter algum tipo de encontro com essas propostas sonoras”, elucida.

Paisagens

E “Limite”, acrescenta Daniel Nunes, é um filme considerado como um marco do cinema latino-americano. “A fotografia dele é muito experimental para a época. Era algo muito diferente de como se fazia cinema àquela altura. E essa ideia de que o filme não deixa muito bem explicadas as coisas me encantava também. Você tem um início, meio e fim, mas (ele) deixa muitas arestas. Isso enquanto um alimento não sonoro, mas que pudesse provocar sonoridades, foi o que me fez escolher ‘Limite'”.

Tal qual, Daniel também pontua que também queria usar, no projeto, algumas gravações que tinha feito em campo, em vários lugares tanto do Brasil quanto de fora. “E ‘Limite’ propicia isso demais, porque tem muita paisagem, tem muita cena externa. Nesse sentido, penso que consegui encontrar esses dois eixos, esses dois elos, que, para mim, foram fundamentais”.

Workshop

Concomitantemente às performances, o projeto traz, em seu bojo, um workshop gratuito: Laboratório de Trilha Sonora. Voltado para a produção de trilhas sonoras para obras audiovisuais, visa capacitar e estimular a entrada de profissionais interessados no mercado de trabalho do universo audiovisual. Ao todo, terão sido seis encontros, cada um constituindo um módulo. Cada módulo tem a duração de 4 horas. Ao final, pois, o curso ministrado por Daniel Nunes terá um total de 24 horas/aula.

Estreia

A primeira apresentação do Cine Concerto Limite na capital mineira aconteceu no último dia 15, no Centro Cultural Urucuia, em espaço externo. “É um dos poucos centros culturais que tem a possibilidade de ocupar o espaço externo – nesta sexta agora, por exemplo, a gente vai ocupar uma sala. No caso do laboratório, foi um primeiro módulo introdutório, e penso que reverberou tanto que nem imaginava que a gente pudesse ter tantas inscrições para o segundo módulo, no Cine Santa Tereza. A gente chegou em 25 inscrições, o que considero um feito muito legal, muito relevante. Percebo a necessidade das pessoas em entender um pouco mais sobre esse universo do som para o audiovisual, para o cinema”.

Aliás, Daniel lembra que várias das inscrições para o módulo 2 citaram a sessão 1, inclusive em função da propaganda boca a boca. “E, apesar de, nele, a gente ter tido um público, digamos assim, ‘baixo’ (no dia 15), foi um público de qualidade. Isso é muito relevante. Porque a gente está trazendo um projeto que não é, assim, tão comum. Veja, você tem muito show, teatro, sessão de cinema… Mas cine concerto, não tanto. Apesar de termos, não sinto que é tão corriqueiro. E é também uma possibilidade de atuação artística. Então, acho que foi super válido. E muito rico, pra mim”.

Daniel Nunes

Daniel Nunes compõe trilhas, capta som direto e desenha sons para cinema, longas, curtas-metragens e teatro. É um dos idealizadores do selo mineiro La Petite Chambre Records, dedicado à música experimental. Tal qual, idealizador do festival Pequenas Sessões, que teve a 13ª edição em 2023. Atualmente, leciona no Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, ocupando a cadeira de Sonoplastia na Escola de Tecnologia da Cena entre 2021 e 2024.

Daniel Nunes, que conduz o projeto Cine Concerto Limite (Samuel Mendes/Divulgação)
Daniel Nunes, que conduz o projeto Cine Concerto Limite (Samuel Mendes/Divulgação)

Do mesmo modo, Daniel foi bolsista da equipe de áudio do Centro de Convergência de Novas Mídias, coordenado pela professora Regina Helena Alves da Silva (UFMG). E, ainda, integrante do Laboratório de Pesquisa de Trilha Sonora do Palácio das Artes em 2008. É membro da banda Constantina e projeto Lise, com discos lançados na Inglaterra e nos Estados Unidos. Desenvolveu, em parceria com o arquiteto Leandro Araújo, o premiado projeto Reações Visuais.

Programação

Cine Concerto Limite – Sessão 01

Onde. Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
Quando. Sexta, 12/7/2024, das 14 às 18h, workshop Módulo 02 – Trilha Sonora, um possível organograma de trabalho Fluxos e funções da equipe de som nas etapas de pré-produção, produção e pós- produção.
Às 19h. Cine Concerto Limite – Sessão 02


Módulo 3/Cine Concerto Limite Sessão 03

Quando. 17/08/2024 (sábado)

Onde. Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765, Ipiranga)
Quando. 17/08/2024 (sábado)
Workshop Módulo 03 – Som em Cena: O Som Direto para Cinema – Sobre a ação do som direto em set, equipamentos e alguns exercícios práticos. 14 às 18h.
Cine Concerto Limite – Sessão 03 – 19h


Módulo Extra

Onde. Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho)
Quando. Quarta, 18/09/2024, das 9h às 12h
Workshop Módulo Extra (Contrapartida Social) – Microfones: suas características e aplicações em diferentes contextos.

Às 19h, Cine Concerto Limite – Sessão Extra (Contrapartida Social)

Módulo 4

Onde. Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários)
Quando. Sábado, 28/09/2024, das 14 às 18h
Workshop Módulo 04 – Softwares para pós produção audiovisual – Um mergulho no universo digital dos softwares e suas diversas possibilidades de
produção sonora.
Cine Concerto Limite – Sessão 04 – 19h

Módulo 5

Onde. Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio)
Quando. Sábado, 5/10/2024
14 às 18h – Workshop Módulo 05 – Decupagem sonora – Um exercício prático sobre as possibilidades sonoras de um roteiro de cinema.
Às 19h, Cine Concerto Limite – Sessão 05

Módulo 6

Onde. Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (R. Jauá, 80 Alípio de Melo)
Quando. Quarta-feira, 17/10/2024
14 às 18h – Workshop Módulo 06 – Composição musical aplicada à trilha sonora
A potência do encontro entre as sonoridades e as imagens: a magia do cinema.
Às 19h, Cine Concerto Limite – Sessão 06

Serviço

Cine Concerto Limite

Quando. Até outubro de 2024
Onde. Centros Culturais de Belo Horizonte

Informações e inscrições gratuitas para o workshop através do site
Instagram: @projetolise

Toda a programação do projeto é gratuita e tem classificação indicativa livre.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]