“Toque-me, Sou Teu” convida artistas para customizar pianos que, em seguida, são espalhados pela cidade para serem tocados.
Por Caio Brandão | Repórter
O projeto “Toque-me, Sou Teu” chega a Belo Horizonte espalhando arte pela capital mineira. Criada pelo britânico Luke Jerram, a iniciativa convoca artistas visuais para transformar pianos em obras de arte. Posteriormente, os instrumentos são levados para diversos pontos da cidade, ficando à disposição do público, que, por sua vez, poderá tocá-los à vontade.

Sendo assim, no dia 19 de outubro, às 19:30, no palco do 3º piso do Mercado Novo, o público poderá prestigiar o lançamento de “Toque-me, Sou Seu”. Assim, aqueles que comparecerem ao evento poderão assistir músicos tocando cinco dos seis pianos que serão usados durante a estadia do projeto em BH.
Originalmente intitulado “Play Me, I’m Yours”, o projeto teve início em 2008, no Fierce Festival, em Birmingham, no Reino Unido. Desde então, Luke Jerram e equipe já passaram por 70 cidades, disponibilizando 2.000 pianos ao longo da extensa trajetória. Ocupando grandes centros urbanos como Nova York, Xangai e Cidade do México, estima-se que os instrumentos tenham sido tocados, e ouvidos, por cerca de 20 milhões de pessoas.
Destino dos pianos
Após o evento de lançamento, os pianos serão distribuídos por diversos pontos de BH. Dessa forma, os instrumentos poderão ser vistos, e tocados, na Rodoviária; no Mirante do Museu, na Lagoa da Pampulha; na Praça da Liberdade; nas Estações de Metrô São Gabriel e Eldorado e no Hospital Luxemburgo.
Além disso, os instrumentos contam, cada um, com intervenções artísticas exclusivas. Nesse sentido, os artistas convidados foram Raquel Bolinho, Rogério Fernandes, Marcus Paschoalin, Davi DMS, Vinilcius e Bernardo Sek. Ao final do projeto, os pianos serão doados às seguintes instituições: Associação Querubins, Casa Sr. Tito, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, ECA – Espaço de Cultura e Arte, Instituto Mano Down e Instituto Mário Penna.
Serviço
Lançamento do projeto “Toque-me, Sou Seu”
Data: 19 de outubro de 2023
Horário: 19:30
Local: Palco do 3º piso do Mercado Novo
Evento aberto ao público
Os pianos estarão disponíveis para o público de 22 de outubro a 12 de novembro na Rodoviária; no Mirante do Museu, na lagoa da Pampulha; na Praça da Liberdade; nas Estações de Metrô São Gabriel e Eldorado e no Hospital Luxemburgo.