Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Toda Deseo inicia comemorações dos dez anos de trajetória

Ponto de partida dos dez anos da Toda Deseo se dá com “Chá das Primas”, que terá apresentação nesta sexta-feira, na Gruta

Gostou? Compartilhe!

Ponto de partida dos dez anos da Toda Deseo se dá com “Chá das Primas”, que terá apresentação nesta sexta, na Gruta

Em 2023, a Toda Deseo celebra dez anos no campo das artes cênicas. Período no qual emergiram espetáculos e projetos multidisciplinares marcados pela provocação, pela inventividade e pelo convite à reflexão.

Toda Deseo foto Alexandre Hugo
O coletivo Toda Deseo, em foto de Alexandre Hugo

O aniversário será marcado por uma série de ações que acontecem deste mês até julho. A agenda tem início esta semana com o “Chá das Primas”, trabalho icônico da companhia, que tem sessões nesta quarta e na quinta, 12 e 13, às 19h, na Gruta.

Vale dizer que o acesso é gratuito e aberto ao público.

A nova edição do “Chá das Primas” enfoca o debate sobre a formação teatral e seus desdobramentos.

“Entendemos a necessidade de discutir a formação em três esferas: a livre, a técnica e a universitária”, afirma o integrante David Maurity.

Convidados e debates

Para cada dia, o grupo escolheu dois convidados que atuam nas respectivas áreas e um outro que, além de debater, será responsável pela escrita de um texto sobre o encontro.

“O textos serão disponibilizados em uma revista eletrônica, que também abrirá espaço para outros trabalhos dos participantes”, explica David.

Assim, nesta quarta, dia 12, os convidados Paulo Maffei, Rogério Lopes e Vina Amorim debatem o ensino nas escolas técnicas. Na quinta, dia 13, os convidados para falar sobre a formação universitária são Jovi Mendes, Raquel Castro e Fredda Amorim.

Outros projetos

Para além da nova edição do ‘Chá das Primas’, a Toda Deseo vem realizando, desde o início do ano, várias “Gaymadas” em São Paulo e o interior do estado.

Já em maio, o espetáculo “Conselheira” vai circular em quatro centros culturais municipais de Belo Horizonte. Trata-se de uma cena-palestra de Ju Abreu sobre a maternidade, que integra o último trabalho da companhia, “Trilogia de Traumas”.

A companhia, vale dizer, ainda prevê uma temporada da “Trilogia de Traumas”, na Gruta, e, no segundo semestre, fará a direção do espetáculo de formatura do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado.

Sobre a Toda Deseo

Fundada em 2013, a Toda Deseo apresenta criações que surgem a partir de questões relacionadas às identidades e suas diferenças, com olhar atento para temas que circundam o universo LGBTQIA+.

Entre suas realizações, estão “No soy un maricón” (2013), “Corpos que não importam” (2014), “Chá das Primas” (2015), “Campeonato Interdrag de Gaymada” (2015), “Nossa senhora” (2016), “Ser – Experimento para tempos sombrios” (2016), “Glória” (2018), “Quem é você?” (2019), “Conselheira” (curta-metragem, 2021) e “Trilogia de Traumas” (2022).

Atualmente, a Toda Deseo é formada por: David Maurity, Ronny Stevens, Thales Ventura, Rafael Bacelar, Ju Abreu, Carol Fescina e Akner Gustavson.

Serviço
Toda Deseo apresenta “Chá das Primas”
Quando. Dias 11, 12 e 13 de abril (terça, quarta e quinta-feira), às 19h
Onde. Gruta (Rua Pitangui, 3.613, Horto)
Quanto. Gratuito e aberto ao público
Mais. Acompanhe a Toda Deseo no Instagram

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]