Ponto de partida dos dez anos da Toda Deseo se dá com “Chá das Primas”, que terá apresentação nesta sexta, na Gruta
Em 2023, a Toda Deseo celebra dez anos no campo das artes cênicas. Período no qual emergiram espetáculos e projetos multidisciplinares marcados pela provocação, pela inventividade e pelo convite à reflexão.
O aniversário será marcado por uma série de ações que acontecem deste mês até julho. A agenda tem início esta semana com o “Chá das Primas”, trabalho icônico da companhia, que tem sessões nesta quarta e na quinta, 12 e 13, às 19h, na Gruta.
Vale dizer que o acesso é gratuito e aberto ao público.
A nova edição do “Chá das Primas” enfoca o debate sobre a formação teatral e seus desdobramentos.
“Entendemos a necessidade de discutir a formação em três esferas: a livre, a técnica e a universitária”, afirma o integrante David Maurity.
Convidados e debates
Para cada dia, o grupo escolheu dois convidados que atuam nas respectivas áreas e um outro que, além de debater, será responsável pela escrita de um texto sobre o encontro.
“O textos serão disponibilizados em uma revista eletrônica, que também abrirá espaço para outros trabalhos dos participantes”, explica David.
Assim, nesta quarta, dia 12, os convidados Paulo Maffei, Rogério Lopes e Vina Amorim debatem o ensino nas escolas técnicas. Na quinta, dia 13, os convidados para falar sobre a formação universitária são Jovi Mendes, Raquel Castro e Fredda Amorim.
Outros projetos
Para além da nova edição do ‘Chá das Primas’, a Toda Deseo vem realizando, desde o início do ano, várias “Gaymadas” em São Paulo e o interior do estado.
Já em maio, o espetáculo “Conselheira” vai circular em quatro centros culturais municipais de Belo Horizonte. Trata-se de uma cena-palestra de Ju Abreu sobre a maternidade, que integra o último trabalho da companhia, “Trilogia de Traumas”.
A companhia, vale dizer, ainda prevê uma temporada da “Trilogia de Traumas”, na Gruta, e, no segundo semestre, fará a direção do espetáculo de formatura do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado.
Sobre a Toda Deseo
Fundada em 2013, a Toda Deseo apresenta criações que surgem a partir de questões relacionadas às identidades e suas diferenças, com olhar atento para temas que circundam o universo LGBTQIA+.
Entre suas realizações, estão “No soy un maricón” (2013), “Corpos que não importam” (2014), “Chá das Primas” (2015), “Campeonato Interdrag de Gaymada” (2015), “Nossa senhora” (2016), “Ser – Experimento para tempos sombrios” (2016), “Glória” (2018), “Quem é você?” (2019), “Conselheira” (curta-metragem, 2021) e “Trilogia de Traumas” (2022).
Atualmente, a Toda Deseo é formada por: David Maurity, Ronny Stevens, Thales Ventura, Rafael Bacelar, Ju Abreu, Carol Fescina e Akner Gustavson.
Serviço
Toda Deseo apresenta “Chá das Primas”
Quando. Dias 11, 12 e 13 de abril (terça, quarta e quinta-feira), às 19h
Onde. Gruta (Rua Pitangui, 3.613, Horto)
Quanto. Gratuito e aberto ao público
Mais. Acompanhe a Toda Deseo no Instagram