Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Itaú Cultural Play exibe recorte da Mostra de Tiradentes

Gostou? Compartilhe!

Até o dia 9 de fevereiro, plataforma de streaming exibe recorte de cinco curtas que integraram a programação da Mostra de Tiradentes

Entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro, a Itaú Cultural Play exibe um recorte de cinco curtas-metragens que integraram a programação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento, vale lembrar, aconteceu presencialmente na cidade mineira, e foi encerrado no sábado, dia 27 de janeiro. A parceria entre a plataforma e o festival acontece pela primeira vez. Assim, coloca, à disposição do público, os filmes “Ramal”, de Higor Gomes; “Até o último sopro”, de Benjamin Medeiros; “Jaci”, de Bruno Lobo La Loba; “Rei da ciranda pesada”, de Cíntia Lima, e “Kila & Mauna”, de Ella Monstra.

Os curtas exibidos em Tiradentes – produzidos nos estados de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e São Paulo – trazem um panorama do cinema brasileiro contemporâneo. Assim, revelam a diversidade e novas representatividades da produção audiovisual no país. Também no dia 31, entra no catálogo da plataforma, com cópia em Libras, o curta-metragem de ficção “Fantasmas” (2010), de André Novais Oliveira, um dos homenageados da Mostra de Cinema de Tiradentes deste ano, junto a Bárbara Colen.

Cena de "Até o último sopro", de São Paulo, no qual o diretor Benjamin Medeiros vai ao nordeste da China (Frame)
Cena de "Até o último sopro", de São Paulo, no qual o diretor Benjamin Medeiros vai ao nordeste da China (Frame)

“Ramal”

Apresentado em Tiradentes, o curta-metragem mineiro “Ramal”, de Higor Gomes, aborda a interação entre um grupo de amigos que se diverte com suas motocicletas em um viaduto da periferia de Sabará. Desse modo, as cenas capturam acrobacias e movimentos audaciosos por parte dos pilotos no viaduto sem saída, o Ramal Ferroviário. O curta é o terceiro da carreira de Higor Gomes. Já esteve presente em vários festivais, como o 12º Olhar de Cinema, no qual estreou. Lá, aliás, foi contemplado com os prêmios de Melhor de Filme pela crítica e pelo júri oficial.

“Jaci”

Já o cearense “Jaci”, primeiro trabalho profissional de Bruno Lobo La Loba, integrou seleções de festivais como o 33º Cine Ceará e 17° For Rainbow. E, claro, a já citada Mostra de Tiradentes. A obra traz a história de uma artista solitária que tenta concluir uma maquete. No entanto, ela enfrenta problemas estruturais na própria residência. Desse modo, a personagem é atormentada pela respiração de uma rachadura. Assim, à medida que realidade e representação se misturam, ela é levada a uma jornada de reconstrução interior.

“Até o Último Sopro”

Por sua vez, no documentário “Até o Último Sopro”, de São Paulo, o diretor Benjamin Medeiros vai ao nordeste da China para conhecer a Música Popular de Fuzhou. O ritmo musical do campo é criado por instrumentos de sopro, como suona, grande suona, flauta dupla e shegn, além de percussão. Participa, do curta, Song Xiping, um professor de suona considerado um dos guardiões dessa música.

“Rei da Ciranda”

Dirigido pela cineasta, roteirista, diretora de arte e atriz Cíntia Lima, o documentário pernambucano Rei da ciranda pesada trata da história de João Limoeiro, discípulo do cirandeiro Antônio Baracho, conhecido como o Rei sem coroa, que em 50 anos de carreira transformou a ciranda de engenho no ritmo que se conhece hoje em dia. Vencedor de diversos festivais e cirandeiro referência da Mata Norte de Pernambuco, Limoeiro se consagra Rei Coroado pela vontade do povo.

“Kila & Mauna”

Por fim, no filme cearense de ficção “Kila & Mauna”, de Ella Monstra, uma ligação no meio da noite pode mudar tudo. No enredo, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate, em busca de Triz, uma amiga desaparecida. Desse modo, para chegar aonde querem, terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.

Serviço

27ª Mostra de Cinema de Tiradentes na Itaú Cultural Play
De 31 de janeiro, quarta-feira, a 9 de fevereiro, sexta-feira.
Onde: www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.
Gratuito

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]