Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Ministra Margareth Menezes abre Fórum de Tiradentes

Gostou? Compartilhe!

A Ministra da Cultura esteve em Tiradentes na abertura do “Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro”

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Depois da forte chuva que caiu a partir da tarde da sexta-feira, dia 19, o sol voltou a Tiradentes, no primeiro dia efetivo da 27ª Mostra de Tiradentes. O calor tomou conta da cidade e confirmou uma percepção que outros eventos que acontecem no verão brasileiro já prenunciaram: os leques estão voltando com tudo. Pessoas se abanando, procurando sombra ou com as indefectíveis garrafinhas de água são vistas por toda a parte. Cada um faz o que pode para se refrescar, e os comércios que investem no picolé, claro, não têm do que reclamar.

A ministra da Cultura Margareth Menezes, na abertura do 2º Fórum de Tiradentes – Encontros do Audiovisual Brasileiro (Leo Fontes/Divulgação)
A ministra da Cultura Margareth Menezes, na abertura do 2º Fórum de Tiradentes – Encontros do Audiovisual Brasileiro (Leo Fontes/Divulgação)

O sábado foi também o dia de abertura do “Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro”, e o principal chamariz foi, naturalmente, a presença da Ministra de Cultura Margareth Menezes. O evento aconteceu no Cine Teatro Aymoré, e, para o ingresso, era necessário retirar uma senha, com 30 minutos de antecedência. A procura foi tanta que elas se esgotaram rapidamente. Aos que ficaram sem, a alternativa foi acompanhar do telão instalado no foyer.

Mesa

Também presente, Jarbas Soares Júnior, procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, foi o primeiro a falar, e foi bastante aplaudido em sua defesa pela cultura. Certo, a cerimônia se delongou um pouco, mas, ao mesmo tempo, o público em geral parecia bastante interessado em acompanhar as opiniões ali manifestadas. Além dos já citados, também marcou presença a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados.

Tal qual, Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil. Do mesmo modo, Fabrício Noronha, secretário de Estado de Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. E, ainda, Pablo Soares Pires, assessor do audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Pablo, aliás, arrancou aplausos por uma fala genuína, com referências pessoais e verdadeiramente potente e emocionante, versando sobre representatividade.

Homenageados

Depois de um intervalo para almoço, a mesma mesa passou a abrigar um encontro com os homenageados da edição, a atriz Bárbara Colen e o cineasta André Novais Oliveira. Tal qual na cerimônia de abertura, Bárbara – Babi, para os amigos – não conteve as lágrimas. Do mesmo modo, a plateia também se emocionou quando os presentes relembram Dona Zezé, mãe de André Novais e do ator Renato Novaes.

Cortejo

O tradicional Cortejo movimentou a rua Direita, em Tiradentes (Leo Lara/Universo Produção)
O tradicional Cortejo movimentou a rua Direita, em Tiradentes (Leo Lara/Universo Produção)

Outro ponto alto do dia foi o cortejo, que envolveu dezenas de pessoas. O calor continuava, mas quem disse que foi empecilho para o público que está na cidade envolvido até a medula com a mostra? Crianças se deliciaram com a Turma do Pipoca, grupo de bonecos formado por personagens que representam elementos que remetem ao universo do cinema. Assim, o Pipoca, O Lanterninha, a Baleira, o Projecionista, o Diretor, O Produtor, O Ator, A Artista e Assistente de Produção. As personagens são interpretadas pelo grupo local Oficina de Teatro Entre & Vista. 

O Cortejo da Arte teve um momento particular de emoção com a Guarda de Moçambique de Tiradentes (Foto: Patrícia Cassese)
O Cortejo da Arte teve um momento particular de emoção com a Guarda de Moçambique de Tiradentes (Foto: Patrícia Cassese)

Mas teve mais. As mulheres artesãs da cidade, que integram o projeto social?Toque de Mãos, formavam um dos mais entusiasmados grupos. Emocionante (e muito registrado por celulares) foi a passada da ?Guarda de Moçambique de Ouro Preto, que entoou melodias e cantos. 

Festa na rua Direita

O Cortejo – que saiu da Igreja do Rosário, na rua Direita, com destino ao Cine Copasa na Praça, vale dizer, foi embalado pelo?Batucada das Minas, coletivo de mulheres que exibiu estandartes com dizeres necessários. Conforme o material de divulgação da Mostra de Tiradentes, o grupo atualmente conta com 45 mulheres. Todas elas, moradoras de Tiradentes, São João Del-Rei e cidades ou distritos do entorno. A Babadan Banda de Rua?também acompanhou o Cortejo, com repertório de músicas autorais e releituras de músicas que o público conhece bem. Muita gente dançava ao som das músicas, que ganham novos arranjos. A banda é influenciada pelos ritmos afromineiros, pelo candomblé e, do mesmo modo, pelo samba, afrobeat, afro-cubano, jazz, funk e soul, dentre outros.

Movimento

O Palhaço Alegria apresentou números de malabarismo, acrobacias, mágica e equilibrismo, fazendo a festa da garotada. Ao fim, todo mundo se reuniu na praça, e, reunidos, cantaram o parabéns para a cidade histórica de Tiradentes, que está completando 306 anos. Ao alto, drones captavam as imagens. Uma nota curiosa: o “movimento aéreo”, digamos assim, chamou a atenção dos cachorros da praça, que olhavam para o alto, instigados. Aliás, tocante ver os afagos que recebiam inclusive dos participantes do cortejo. Muito lindo ver os membros da Guarda de Moçambique, com seus trajes de reis e rainhas, fazendo carinho nos animais. Abaixo, crianças brincando nas Oficinas e Brincadeiras Aymoré, em foto de Leo Lara/Universo Produção.

Matheus Nachtergaele

Mais tarde, no Cine Lounge, Matheus Nachtergaele deu um show de simpatia e inteligência, com sua fala articulada, interessante e pontuada pelo humor. Mas esse é pano para uma outra matéria.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]