fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Thiago Delegado: ebulição criativa na pandemia

Thiago Delegado participou do Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras no Instagram do Culturadoria. Veja mais sobre a conversa

Por Jaiane Souza *

26/08/2020 às 15:17 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Beth Freitas / Divulgação

Com o que você se reencontrou no período de isolamento social? O músico Thiago Delegado se reconectou com o próprio violão e com o mar. O instrumento que ficava no porta malas do carro indo de um compromisso artístico a outro, ganhou moradia nova: a sala de casa. Dessa forma, com estudos, parcerias e projetos, Delegado criou alternativas para se relacionar com a música. Ele está promovendo no Instagram o Duetos da Quarentena, no qual grava, à distância, músicas com os mais diversos artistas e une em vídeo. “Eu me inspirei nos vídeos da Monica Salmaso e tem sido uma experiência divertidíssima”, conta. 

Thiago Delegado participou do Show da Tarde, que vai ao ar toda semana no Instagram do Culturadoria. Ele contou como estão os dias em confinamento, tocou músicas em primeiríssima mão e falou de seus projetos. Além disso, o artista participa no próximo dia 2 de setembro do Festival Desperta Unimed-BH, realizado na Arena GoDream em Nova Lima. O Delegas Samba Clube – Roda de Samba com Thiago Delegado e convidados recebe Gisele Couto, Fernando Bento, Diguinho e Robson Batata. 

Desafios do Duetos da Quarentena

Se reinventar é sinônimo de adquirir novas habilidades para colocar em prática. E, nesse sentido, Delegado encontrou alguns desafios no processo de produção dos duetos. Um deles é a técnica, já que recebe artistas de diferentes ritmos (já participaram Aline Calixto, Fabiana Cozza e Nath Rodrigues, por exemplo) e precisa ser versátil para executar ritmicamente o estilo de cada um. “Tem também o desafio do repertório, de tocar músicas que eu nunca executei ou jamais pensei em tocar”, explica Delegado. “Além disso, tem a questão de mexer com o programa de edição de vídeo, sincronizar tudo”. 

Todos os duetos estão disponíveis no Instagram e no canal do YouTube de Thiago Delegado. A próxima parceria, a de número 28, é com o cantor, violonista e compositor Affonsinho. 

DelegasCia

O projeto DelegasCia, que existe presencialmente desde 2008, também ganhou território digital. O encontro, que é realizado todas as quintas-feiras n’A Casa de Cultura, agora está no Instagram no mesmo dia e horário. Delegado convida Aloízio Horta, Cristiano Caldas e André Limão Queiroz para um encontro online com temas livres e especiais de grandes artistas. “Eu estou fazendo online porque é a única forma de suprir a ausência e a saudade do encontro com o público. Mesmo assim, a experiência é diferente, tocar junto é outra história, outra realidade”, conta Delegado. 

Relação com o mar

Um dos pontos altos do bate-papo com Thiago Delegado foi o relato de um dos seus encontros com o mar no Rio de Janeiro. Como bom mineiro, queria aproveitar ao máximo e quase se afogou. A história completa você confere no nosso IGTV. Sendo assim, como forma de falar da saudade e da relação com o mar, Delegado compôs um samba canção ao lado de Vini Ribeiro e Clara Delgado. A música vai ser gravada em setembro.

Thiago Delegado é instrumentista e compositor, natural de Minas Gerais, e referência no violão de sete cordas. Nós batemos um papo com ele no podcast Quem é, em parceria com o jornal Estado de Minas. Confira aqui.

 

Thiago Delegado

Foto: Beth Freitas / Divulgação

photo

Festival Desperta ocupa drive-in com programação cultural gratuita

A jornalista e escritora Leila Ferreira e o músico Pedro Morais nunca imaginaram na vida que se apresentariam em um drive-in. Dezenas de outros artistas que integram a programação do Festival Desperta, idealizado e promovido pela Unimed-BH, também não. O evento que entende como corpo, mente e alma conectados significam saúde, sai das praças públicas […]

LEIA MAIS
photo

As impressões sobre Watchmen por quem não entende nada de HQ

O universo das histórias em quadrinho, ou das Graphic Novels, é tão complexo e encanta tanta gente que registrar aqui as impressões de qualquer série ou filme baseada uma delas dá frio na barriga. Então, é melhor assumir logo o total desconhecimento para não correr o risco de alguém dizer que cometo aqui uma “ignorância […]

LEIA MAIS
photo

Cinco playlists nostálgicas no Spotify para viajar no tempo

Todas as épocas têm aquela música que marcou momentos, foi hit, a mais tocada no rádio ou nas festas. Há também aquelas que não fizeram tanto sucesso assim, mas tem valor afetivo para algumas pessoas e significam muito para uma fase na vida. Por isso, trouxemos neste post algumas playlists nostálgicas para despertar o saudosismo.  […]

LEIA MAIS