Projeto TAU vai selecionar 10 artistas que vão intervir em fachadas comerciais e no muro da Vila Dias, em Santa Tereza
Pela primeira vez o projeto TAU – Território de Arte Urbana, vai concentrar as atividades em um único território: a Vila Dias, no Santa Tereza. Para além da proposta de um espaço condensado, a 4ª edição propõe um recorte na escolha das fachadas. Assim, a priorização recairá para comércios liderados por mulheres. Vale dizer que as inscrições foram prorrogadas até 30 de agosto. Já as ações vão acontecer de 27 de setembro a 6 de outubro. Desse modo, a realização das obras, durante 10 dias, vai permitir o convívio entre artistas, moradores e visitantes.
A proposição curatorial da 4ª edição da mostra foi intitulada “Escutas Inventadas: recontando histórias de mulheres da Vila Dias”. Ela é assinada pela equipe do TAU, assim como pelas artistas Bárbara Macedo e Dyana Santos. Assim, a ideia é promover discussões imagéticas acerca das possibilidades de se existir enquanto mulher. Tal qual, a aproximação de propostas artísticas que dialoguem com as histórias das mulheres à frente dos estabelecimentos contemplados.
Intervenções
A convocatória do TAU – aberta a artistas de todo o Brasil – vai selecionar 10 artistas, que vão realizar 10 intervenções na Vila Dias. Desse modo, serão cinco para as fachadas dos comércios e cinco para realização de trabalhos no muro da comunidade. Artistas de todo o país – individuais, duplas ou coletivos – podem se inscrever para realizar obras em diferentes técnicas e linguagens. Entre elas, fotografia, instalações, esculturas, pinturas, lambe-lambes, intervenções, bordados, muralismos, grafites e objetos, entre outras. Ao fim, forma-se um circuito a céu aberto.
A partir das inscrições na convocatória, o projeto TAU vislumbra também a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas dedicados a pensar a relação entre a arte e a cidade.
Curadoria do TAU 2024
A 4ª edição da mostra TAU tem como ponto referencial a escuta, como explica Dyana Santos. Ela lembra que o mundo contemporâneo se caracteriza por infinitos estímulos, principalmente em decorrência das redes sociais e suas dinâmicas de conexões em tempo quase integral. Assim, poucos são os momentos em que conseguimos parar para escutar o que os outros têm a dizer. “Desse modo, é um convite ao exercício ou invenção de escutas sensíveis que abram campos de conexão entre as histórias das mulheres da Vila Dias e suas falas”. Ela acrescenta que, no caso, o uso da palavra “falas” também inclui gestos e grafias corporais, excedendo, pois, o campo da oralidade.
Nesta edição, acrescenta Barbara Macedo, espera-se que, a partir das escutas do território geográfico da Vila Dias, possam confluir criações que transcendam os discursos normativos em torno do gênero. “Ou seja, contemplando tanto as histórias das anfitriãs do projeto quanto reflexões em torno das infinitas possibilidades de ser mulher e pensar o feminino”. O TAU – Território Arte Urbana é viabilizado pela Lei de Incentivo Municipal à Cultura de Belo Horizonte. Patrocínio: Blip Designer.
Serviço
4ª edição do TAU – Território Arte Urbana
Prorrogação das inscrições: até 30 de agosto de 2024
Onde se inscrever: www.territorioarteurbana/inscricao
Execução das obras: 27 de setembro a 6 de outubro
Mostra aberta ao público: 7 de outubro a 17 de novembro