Menu
Oportunidades na Cultura

Tambor Mineiro celebra o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil com atividades culturais

Até o dia 17 de maio, o evento virtual conta com programação diversa, com oficinas e bate papos com convidados
Festival de Arte e Cultura de Casa Branca

Foto: Pablo Bernardo / Divulgação

13 de maio marca o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Para celebrar a data, a Associação Cultural Tambor Mineiro inicia uma série de discussões que enaltecem as manifestações de matriz africana, principalmente o congado. Sendo assim, de 13 a 17 de maio, a associação recebe personalidades de Minas Gerais para falarem sobre o Reinado Negro e a importância do dia 13 de maio para o estado. As mesas de debate têm mediação de Maurício Tizumba. Além disso, o evento virtual conta com oficinas online e gratuitas. 

A ideia é valorizar e dar visibilidade ao mês de maio, mês de Maria e da Abolição da Escravatura. Ambas as datas são de extrema relevância para o Tambor Mineiro, pois possui uma história ligada ao congado. Além disso, busca criar debates e avançar nas discussões em âmbito mundial e local, já que vivemos em um contexto de racismo aflorado. 

Debates

As mesas de conversa ocorrem pelo Instagram do Tambor Mineiro e pelo de Maurício Tizumba, de 13 a 17 de maio, sempre às 20h. O primeiro dia recebe a presença do Capitão Jorge dos Santos, da comunidade quilombola dos Arturos (Contagem/MG). No dia seguinte, participa Iara Aparecida Ferreira, fundadora e coordenadora do Terno de Congado Moçambique Estrela Guia (Uberlândia/MG). No terceiro dia, 15 de maio, Tizumba conversa com Pedrina, Capitã da Guarda de Moçambique Nossa Senhora das Mercês, benzedeira há mais de 50 anos à frente do congado em Oliveira, MG. Em seguida, em 16 de maio, a conversa é com Leda Maria Martins, professora doutora da UFMG e rainha da Guarda de Moçambique do Vale do Jatobá (BH/MG). 

Por fim, em 17 de maio, participa do encerramento o músico e compositor Sérgio Pererê. Em resumo, a ideia é discutir com gestores da cultura ligados ao congado mineiro o que vai além do racismo estrutural, tema tão presente, mas que, muitas vezes, fica distante dessas pessoas. 

Oficinas

Ao todo o evento vai realizar três oficinas gratuitas com retirada de ingresso pelo Sympla. Tem oficina de pandeiro, com Manu Ranilla, Tambores de maio, com Maurício Tizumba, e Oficina Som corpo e Tambor, uma Experiência Musical com Bruno Messias. 

Tem também exibição do vídeo Tia Rosa ensina Receita Africana pelo Instagram do Tambor Mineiro.

dia da abolição da escravatura
Foto: Tama?s Bodolay / Divulgação
Conteúdos Relacionados