fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Taika Waititi e Star Wars: vai dar liga?

O diretor de 'Jojo Rabbit' (2019) vai escrever e dirigir o novo filme da saga Star Wars. Longa não tem data de lançamento definida, mas já cria expectativas

Por Jaiane Souza *

12/05/2020 às 16:25 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Velerie Macon / AFP

Um novo filme da franquia Star Wars vem aí. Como se já não bastasse a novidade anunciada pela Disney, que deixou os fãs bastante contentes, o novo filme vai ser escrito e dirigido por Taika Waititi, o mesmo que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado neste ano por Jojo Rabbit (2019). O roteiro vai ser co-escrito por Krysty Wilson-Cairns, que também foi indicada ao Oscar 2020, porém na categoria de Melhor Roteiro Original por 1917. Que dupla, hein! 

A notícia agradou também a crítica. Isso porque o diretor vem acertando em praticamente todas as suas últimas produções. “Ele está ‘invicto’. Fez um dos melhores filmes que eu vi nos últimos tempos (e o melhor que eu vi este ano, pelo menos), que é Jojo Rabbit“, destaca Rodrigo James, crítico de cinema e um dos fundadores da plataforma Esquema Novo. Ainda de acordo com James, Waititi fez um dos melhores e mais inventivos filmes da Marvel, o Thor Ragnarok. Isso porque, diferentemente dos dois longas anteriores do herói, 2011 e 2013, Taika apostou em estética e fotografia bem mais coloridas e explorou a comicidade de Chris Hemsworth, que interpreta o protagonista da história. 

Em resumo, a questão que fica é: Star Wars + Taika Waititi vai dar liga?

Proximidade com o universo Star Wars

Um dos pontos favoráveis em relação à direção de Waititi no novo Star Wars é a sua familiaridade com o universo da franquia. Ele atuou em algumas cenas da série The Mandalorian, dando voz ao android IG-11, e foi o responsável pela direção do último episódio da primeira temporada. A produção foi lançada em 2019, juntamente com a plataforma de streaming Disney+, e se passa anos após os acontecimentos de O Retorno de Jedi (1983). Além disso, acompanha os altos e baixos de um “pistoleiro solitário” para mostrar as origens da Primeira Ordem. 

Esse é outro motivo para Rodrigo James acreditar que Taika Waititi é a escolha perfeita para o novo filme da franquia intergalática. “Ele dirigiu o melhor episódio da série. Ou seja, além de tudo, já está inserido no universo Star Wars”, destaca. “É uma das cabeças pensantes de Hollywood mais criativas dos dias de hoje. Pensa fora da casinha e consegue resultados surpreendentes”, completa James. 

taika waititi star wars

Filme O que fazemos nas sombras, Crédito: Mares Filmes

Origens, estilo e características

É inegável a forma com a qual Taika Waititi vem se destacando como realizador cinematográfico nos últimos anos. Tanto é que, aos 44 anos, foi nomeado pela renomada revista Variety como um dos “dez novos realizadores para ver”. Sua história no cinema começou na Nova Zelândia, seu país de origem, onde se licenciou em artes e iniciou os trabalhos de atuação de direção ao mesmo tempo. No início da carreira produziu diversos curta-metragens. Sendo Two cars, one night o primeiro destaque, já que foi indicado ao Oscar de melhor curta em 2005. 

Com o tempo, passou a assinar roteiro e direção de longas-metragens, a começar por Eagle vs Shark (2007), passando por Boy (2010), O que fazemos nas sombras (2014), um pseudo documentário sobre o dia a dia de três vampiros, só para ilustrar a versatilidade, e A incrível aventura de Rick Baker (2016), anterior a Thor

Todos esses filmes têm como base o trânsito entre humor e drama, marca registrada de Waititi. 

Outra característica do diretor é a sua participação dentro dos próprios filmes. Ele viveu um dos vampiros em O que fazemos nas sombras, o pai ausente em Boy e padre em A Incrível Aventura de Rick Baker além de interpretar Hitler em Jojo Rabbit. Dessa forma, criando personagens primários e secundários para si mesmo, já que também é ator, será que vai ganhar um papel em Star Wars? Vamos aguardar.

 

taika waititi star wars

Cena de Star Wars: Episódio IX, Crédito: Disney / Buena Vista

Prós e contras

Na opinião dos fãs da saga, Taika Waititi pode somar, trazer inventividade e, ao mesmo tempo, falhar na missão. Thiago Rosado, por exemplo, mesmo com receio acredita no sucesso. “O Taika já atuou no universo Star Wars e trabalhou com muitos efeitos especiais em filme de herói, então, não acho que seja absurdo ele dirigir o novo filme”, destaca. Mesmo assim, como fã da saga, fica com o pé atrás. “Ele escreve e dirige muito bem, o resultado vai ser positivo, mas eu duvido que seja melhor do que Despertar da Força (2015), do J. J. Abrams”.

Por outro lado, João Gabriel Marques é mais pessimista. “O diretor, embora talentoso e já indicado ao Oscar por curtas e longas, tem um estilo muito voltado para o humor” explica, acreditando que, mesmo com o desempenho de Taika no terceiro e quarto filme do Thor, o resultado pode frustrar os fãs de Star Wars. “Mesmo que eu seja fã de humor em geral, e aprecie momentos mais leves e engraçados da saga Star Wars, me preocupo do tom do filme ser desbalanceado”, conclui.

O novo filme ainda não tem data de estreia e muito menos elenco confirmado. No entanto, a única informação, além da direção e roteiro, é a de que a história será completamente inédita e sem ligação com os filmes anteriores. Todos os longas da saga estão disponíveis no streaming Amazon Prime Video, Google Play e YouTube Filmes.

photo

5 filmes para ver no Festival Varilux de Cinema Francês em Casa

Quem gosta da produção cinematográfica da frança e está no Brasil é bem provável que passe o ano esperando o Festival Varilux de Cinema Francês. Há 10 anos é mesmo o point do melhor que tem sido feito por lá, sem preconceitos de gênero cinematográfico. A edição presencial em 2020 foi adiada. No lugar ela, nasceu […]

LEIA MAIS
photo

Netflix Party: conheça a extensão que faz sessões de cinema compartilhadas

Em março, por conta do isolamento social decorrente da pandemia do Novo Coronavírus, uma extensão do Google ganhou destaque. É a Netflix Party. Ela permite que usuários da Netflix assistam a filmes e séries à distância, sincronizam a reprodução de vídeo e adicione bate-papo em grupo. Ou seja, você pode assistir os títulos preferidos com […]

LEIA MAIS
photo

Cinco séries e filmes indianos para ver na Netflix

A produção cinematográfica indiana é uma área que merece atenção, principalmente daqueles apaixonados por cinema. Isso porque a indústria da Índia, conhecida como Bollywood, é a que mais produz no mundo. São cerca de 1.800 filmes ao ano e receitas de muitos bilhões de dólares. Entretanto, nem todas as séries e filmes indianos podem ser […]

LEIA MAIS