Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Terceira edição do Tabuleiro Festival ocupa Conceição do Mato Dentro

Gostou? Compartilhe!

Evento Tabuleiro Festival reúne artistas de várias partes do mundo e promove encontros musicais inusitados

 O distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, está recebendo, desde o dia 27, a terceira edição do Tabuleiro Jazz Festival. O evento traz músicos de países como Estados Unidos, Turquia, Camarões, Portugal e Suíça. Do mesmo modo, de grandes nomes do jazz no Brasil e, ainda, atrações regionais.

De acordo com o diretor artístico do Tabuleiro Jazz Festival, o violonista Aliéksey Vianna, o projeto, que começou em 2018, preserva seu conceito inicial. Ou seja, provocar encontros musicais inusitados. “Na programação teremos, por exemplo, o quarteto formado pelo pianista turco Aydin Esen. Do mesmo modo, o multi-instrumentista americano Sheldon Brown e os brasileiros Michael Pipoquinha, no baixo, e Felipe Continentino, na bateria”, diz.

Vale dizer que o Tabuleiro Jazz foi idealizado pelo publicitário Carlos Brandão

A artista portuguesa Maria João, que se apresenta no Tabuleiro Jazz (foto: Alexandre Cabrita/Divulgação)
A artista portuguesa Maria João, que se apresenta no Tabuleiro Jazz (foto: Alexandre Cabrita/Divulgação)

Nat Su

Outro destaque da edição deste ano é a apresentação do saxofonista camaronês Nat Su. Ele é tido como um dos músicos de jazz mais importantes em atividade na Suíça. No Tabuleiro Jazz, ele se apresenta ao lado do André Dequech Trio – André Dequech (piano e flauta), Beto Lopes (baixo) e Lincoln Cheib (bateria).

Vianna ressalta que essa mistura também se dá em várias apresentações do Tabuleiro. “São artistas de diversas partes do planeta, que muitas vezes nem se conhecem. No entanto, falam a ‘mesma língua’, a do jazz, da improvisação musical”, explica.

Musica brasileira

Além de grandes talentos do jazz mundial, o Tabuleiro Jazz Festival reúne expoentes da música instrumental brasileira e mineira. Wagner Tiso, o grande homenageado desta edição, se apresenta com o quarteto de Juarez Moreira. Assim, ao lado de Cléber Alves (sax), Kiko Mitre (baixo) e Lincoln Cheib (bateria), além, claro, do próprio Juarez.

 Concerto de encerramento

Outra atração do Tabuleiro Jazz o show do André Mehmari Trio, que convida a portuguesa Maria João. Expoente do jazz europeu, ela é conhecida pela capacidade vocal e intensidade de suas interpretações. O trio é formado por André Mehmari (piano), Neymar Dias (baixo/viola caipira) e Sérgio Reze (bateria).

O festival traz, ainda, show com o Oliver Pellet Quinteto e o harmonicista Gabriel Grossi. Guitarrista curitibano radicado na Suíça, Pellet se apresenta ao lado de músicos brasileiros.

A saber: Eneias Xavier (baixo) e Cyrano Almeida (bateria). Tal qual, do norte-americano Mike Eckroth (piano) e do espanhol Alberto Garcia (percussão). No Tabuleiro Jazz, o quinteto se une ao convidado para interpretar faixas do último trabalho de Pellet, composições de Grossi e sucessos da música brasileira.

Na programação regional do Tabuleiro Jazz, que aconteceu na sexta, apresentaram-se o Grupo Itamarã, Julia Guedes e a Terceira Margem do Trio e o blues do Old Bones Club.

Homenagem a Wagner Tiso

O Tabuleiro Jazz Festival homenageia, em 2023, Wagner Tiso, pelo conjunto de sua obra e contribuição para a música instrumental e para o jazz. O artista receberá o prêmio Carlos Brandão, cujo nome homenageia o idealizador do evento.

Sintonia com a natureza

Desde a concepção inicial, o Tabuleiro Jazz Festival busca a sintonia entre música e natureza. A programação deste ano acontece integrada à Semana Ecológica, iniciativa da Sociedade dos Amigos do Tabuleiro, com atividades em comum. Assim, com ações de neutralização da pegada ecológica, plantio de mudas e palestras. No caso, sobre pegada ecológica, reciclagem e agroecologia.

No dia 30 de julho, acontece o concerto especial da Semana Ecológica, no mirante da Cachoeira do Tabuleiro, com a participação do percussionista Daniel Othechar, e do trio formado pelo saxofonista Nat Su (Camarões), o contrabaixista Stephan Kurmann (Suíça) e o violonista Aliéksey Vianna (Brasil).

Oficinas

O evento também inclui oficinas gratuitas em várias áreas – composição musical coletiva, percussão, cosméticos naturais com uso de produtos da região, confecção de pipas, e corpo e movimento.

Feira gastronômica e de artesanato

O Tabuleiro Jazz Festival conta, ainda, com uma feira gastronômica e de artesanato, com produtos típicos locais e regionais. Esta traz a participação da comunidade de Conceição do Mato Dentro, em particular, moradores do Distrito de Tabuleiro.

Toda a programação do evento é gratuita. O Tabuleiro Jazz Festival tem o patrocínio da Anglo American e da prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro.

Serviço

Programação:

Dia 29/07 – sábado

20h – André Dequech Trio convida Nat Su

21h45 – Juarez Moreira convida Wagner Tiso

23h30 – Aydin Esen Quarteto (com Sheldon Brown, Michael Pipoquinha e Felipe Continentino)

01h15 – DJ Deco Lima

Local: Campo de futebol – Rua Eloi Chaves, s/n – Distrito de Tabuleiro

Domingo, 30

Show Especial da Semana Ecológica

10h – Medicine Drum, com Daniel Othechar

11h – Nat Su, Stephan Kurmann e Aliéksey Vianna

Local: Mirante da Cachoeira – Parque Natural Municipal do Tabuleiro

15h30 – Oliver Pellet Quinteto e Gabriel Grossi

17h15 – André Mehmari Trio convida Maria João

Local: Campo de futebol – Rua Eloi Chaves, s/n – Distrito de Tabuleiro

Tabuleiro Jazz Festival – 3ª edição

Distrito de Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro – MG 

Entrada franca

Retirada de ingressos pelo Sympla

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]