Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça a Supersônica, editora especializada em audiolivros

Gostou? Compartilhe!

Recém lançada, editora busca novas experiências no mercado de audiolivros, com leituras orientadas pela diretora Daniela Thomas

Por Gabriel Pinheiro | Colunista de Literatura

Cega desde os 13 anos – fruto de um grave erro médico – a jovem Maria Carvalhosa se viu, de repente, apartada de uma das suas mais frequentes companhias: os livros. Um longo período de adaptação se seguiu e, ao entrar em contato com audiolivros, Maria se frustrou ao não encontrar nas opções disponíveis no mercado aquilo que procurava numa experiência de leitura. Unindo-se à diretora Daniela Thomas, à editora Beatriz Bracher e à produtora Mariana Beltrão, Maria Carvalhosa lançou em 2023 a editora Supersônica.

Editora Supersônica. Foto: Editora Supersônica
Editora Supersônica. Foto: Editora Supersônica

“Nossa proposta é ambiciosa: queremos proporcionar o acesso a livros que nos fascinam e que consideramos incontornáveis para leitores contemporâneos. Tratamos clássicos como modernos e vice-versa, fazemos apostas e descobertas. E para ler esses livros, escolhemos atores que encaram a experiência da leitura em estúdio com a mesma entrega com que fazem filmes ou peças. Cada audiolivro nosso é um projeto artístico completo, trabalhado com o mesmo rigor.”

Primeiros lançamentos

Logo nos primeiros meses de lançamento, um catálogo de peso já pode ser encontrado na jovem editora. Annie Ernaux, James Joyce, Stephan Zweig, Machado de Assis e Marilene Felinto são alguns dos autores que ganharam edições em audiolivro caprichadas e surpreendentes. Com leituras orientadas por Daniela Thomas, as obras dos escritores citados são interpretadas, respectivamente, por: Isabel Teixeira, Caio Blat, Guilherme Weber, Sandra Corveloni e Roberta Estrela D’Alva.

Maria Carvalhosa e Daniela Thomas (Foto: Jorge Bispo).
Maria Carvalhosa e Daniela Thomas (Foto: Jorge Bispo).

Annie Ernaux em audiolivro

Um dos destaques do catálogo da Supersônica é, sem dúvidas, a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, Annie Ernaux, que estreou na editora com o arrebatador “O acontecimento”. Que feliz encontro entre a prosa da francesa e a voz da atriz Isabel Teixeira. De uma dramaticidade pungente, Isabel (intérprete da personagem Maria Bruaca no recente remake de Pantanal) realiza um trabalho primoroso ao narrar as agruras de uma jovem Annie Ernaux frente à traumática experiência do aborto. [Leia nossa resenha do livro publicado pela Fósforo Editora].

“Na Supersônica, acreditamos que a literatura é uma experiência, ao mesmo tempo, de descoberta e de alucinação. Ela nos possibilita estar em outros lugares, habitar outras consciências, imaginar outros mundos. Todos nós criamos imagens de um livro sem estar realmente vendo. Escutar um livro é se abrir para uma nova forma de leitura, maravilhosa e radical. A voz da pessoa que lê passa a integrar o corpo do texto. Outras partes do livro se acendem nessa ligação, íntima e instável, entre os dois leitores: o que fala em voz alta e o que escuta. O audiolivro é uma experiência de generosidade e de atenção”, conclui Maria Carvalhosa.

Saiba mais sobre a Supersônica.

Gabriel Pinheiro é jornalista e produtor cultural. Escreve sobre literatura aqui no Culturadoria e também em seu Instagram: @tgpgabriel.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]