Para quem quer uma dica de série no streaming, confira, aqui, quatro títulos bem recentes, além de outra produção (primorosa) que estreou em maio
Patrícia Cassese | Editora Assistente
Com dificuldades em, ante tantas opções, escolher uma para maratonar? Pois bem, o Culturadoria aponta, aqui, algumas das iniciativas que acabaram de chegar nas plataformas de streaming. De comédia a suspense, passando por uma paródia das telenovelas brasileiras, tem opções para todos os gostos. Confira!
Only Murders in the Building (Star+)
A fabulosa série protagonizada por Martin Short, Steve Martin e Selena Gomez acaba de estrear a terceira temporada na plataforma de streaming Star+. A nova aventura do trio – que encarna os personagens Oliver, Charles e a fofa Mabel – agrega ninguém menos que Meryl Streep no elenco – convenhamos, não é pouco. É que um novo assassinato acontece no edifício Arconia. Assim, como esperado, o trio sai em busca de material para um novo podcast, enquanto Oliver, por seu turno, prepara um musical.
Por ora, nem todos os capítulos estão disponíveis para streaming, mas os que já podem ser acessados, pode ter certeza, garantem boas risadas. A new season também tem Paul Rudd (mas sim, claro, ele já havia dado o ar da graça no capítulo final da segunda), Jesse Williams e Ashley Park (a Mindy, de “Emily em Paris”).
“Novela” (Prime Video)
Série brasileira produzida pelo Prime Video em parceria com o Porta dos Fundos. Aspirante a assinar uma teledramaturgia, a personagem Izabel (Monica Iozzi) entrega o roteiro que elaborou para Lauro Valente (Miguel Falabella), um famoso autor de novelas. Só que, para seu espanto, ele acaba levando-a ao ar como se fosse o autor da ficção – no caso, “Rebote do Destino”. Inconformada, Izabel decide se vingar, mas, sem querer, acaba entrando em uma espécie de mundo paralelo – ou melhor, dentro da própria novela, que, a partir daí, começa a bombar, entrando para os trending topics do X.
Contando com um elenco variado – entre os destaques, a mineira Yara de Novaes, bem divertida na pele de uma dondoca -, essa série, que está em streaming no Prime Video, tem alguns momentos mornos. Mas, no geral, diverte e prende a atenção. Ao longo dos capítulos, os fãs de novela vão assistir a momentos que revivem algumas cenas clássicas da história da teledramaturgia nacional, como “Guerra dos Sexos”. No caso, a cena em que Paulo Autran e Fernanda Montenegro jogam comida um no outro, em uma mesa.
“Círculo Fechado” (HBO Max).
Não estranhe se você se sentir meio perdido no curso dos capítulos desta série que está em streaming (HBO Max). É que são tantas histórias derivadas do episódio desencadeador da narrativa que se torna até tarefa difícil ficar atento a todos os detalhes. No entanto, o esforço será recompensado: “Círculo Fechado” é daquelas séries que deixam o espectador hirto na cadeira, sem querer parar de assistir. Tudo começa quando um adolescente rico, neto de um famoso chef de cozinha, sai escondido dos pais, enquanto um plano para sequestrá-lo é colocado em curso, motivado não só por dinheiro.
Em meio a tudo isso, muitos segredos do passado de todos vêm à tona. E, não bastasse, a série ainda aborda como vários imigrantes que chegam aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor acabam sendo enredados em trabalhos que nada têm de bentos. No elenco, Claire Danes, Dennis Quaid, CCH Pounder, Zazie Beetz, Timothy Olyphant. A direção é de ninguém menos que Steven Soderbergh, sendo o texto de Ed Solomon. Uma ótima opção para quem está à cata de algo em streaming para ver,
“Império da Dor” (Netflix)
Estrelada por Matthew Broderick e Uzo Aduba, a série, que estreou no último dia 10, no streaming, aborda uma questão que já há alguns anos vem mobilizando discussões (e preocupando autoridades) nos Estados Unidos: o vício em opióides. Para se ter ideia da dimensão do problema, matéria da BBC Brasil conta que, nas primeiras décadas do século 21, cerca de 500 mil americanos morreram por conta de overdose relacionada a algum opióide. Aliás, seja este de uso ilegal ou receitado por um médico.
A informação é do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Ou seja, atualmente, naquele país, o vício em opióides mata mais que acidentes de carro, por exemplo.
Na série, que se passa nos anos 1990, Richard Slacker (Broderick) é o herdeiro de uma indústria farmacêutica e executivo da Purdue Pharma, uma das empresas do clã. Já a excelente Uzo Aduba (a Crazy Eyes, de “Orange Is the New Black”) interpreta Edie Flowers. Ela é uma advogada que trabalha no escritório do Procurador dos Estados Unidos. Assim, está investigando um plano da Purdue para espalhar a substância OxyContin no país, viciando quem estiver pelo caminho. A série baseia-se em um artigo – “A Família que Construiu um Império de Dor” – que foi publicado no New Yorker (assinado por Patrick Radden Keefe), assim como no livro “Pain Killer: An Empire of Deceit and the Origin of America’s Opioid Epidemic”, de Barry Meier.
“Os Outros” (Globoplay)
Bem, esta série, sejamos sinceros, já aportou há algum tempo no streaming (precisamente, em maio), mas, para quem ainda não viu, acredite, é uma super dica. Os atores estão extraordinários, a começar por Eduardo Sterblitch e Milhen Cortaz, irretocáveis.
A narrativa ecoa fenômenos que marcam a sociedade contemporânea, como o sonho de uma parcela grande da classe média de “pertencer”, o que, no caso, se reflete na escolha por morar na Barra da Tijuca. Corajosamente, a série também aborda as estratégias das quais alguns milicianos se valem para enredar pessoas. Aliás, outras temas acabam se derivando desse eixo, como a crença de que ter uma arma em casa é automaticamente sinônimo de segurança. A trama propriamente dita se desenrola a partir de um conflito entre dois adolescentes que moram no mesmo condomínio, na almejada Barra.
Naturalmente, em face do evento, os pais de ambos – Milhem Cortaz, Adriana Esteves, Thomas Aquino e Maeve Jinkins – acabam se encontrando. E, num primeiro momento, não há solução pacífica. Atenção: no curso dos capítulos, há várias cenas de violência. Esteja preparado, portanto. Mas há belas e emocionantes cenas.