18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data homenageia a luta de profissionais de saúde por um tratamento mais humanizado aos usuários do sistema de saúde mental. A data surgiu no contexto do Congresso dos Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, em 1987, em Bauru (SP). No evento, os profissionais mostraram insatisfação com o tratamento oferecido a quem estava internado nos manicômios.
No experimento teatral Sobre Tereza, Carol Oliveira trata justamente disso. Mais especificamente no contexto de 2012, quando a Clínica Serra Verde, último hospital psiquiátrico privado conveniado com o SUS-BH, fechou suas portas. A ação ocorreu atrelada com a Política de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de BH por causa dos problemas sanitários, estrutura física e precariedade no atendimento.
O experimento
Cada interno da Clínica Serra Verde tinha uma média de internação de 30 anos. 149 dos sobreviventes foram transferidos para um hospital transitório e acompanhados por uma equipe de desinstitucionalização. Em seguida, foram realocados nos Serviços Residenciais Terapêuticos, moradias que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial.
Dessa forma, passando pelo afeto, desejo, sonhos e cores, Carol Oliveira, Izabela Lopes, Felipe Arthur, Bárbara Ferreira, Luiza Morena e outros entraram novamente pelos portões em busca de contato humano, novos, olhares, CPFs, identidades, Centro de Convivência, salões, EJA e um novo começo.
O resultado está na peça Sobre Tereza – Experimento Teatral. Ela será apresentada em 18 de maio, às 21h pela plataforma Sympla Streaming. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados aqui.