fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

EP ‘Só conheço o mar’, de Roberta Campos fala sobre amor, autoconhecimento e esperança

EP foi lançado em 11 de dezembro e é composto por cinco músicas. Culturadoria conversou com a artista para saber mais sobre o trabalho

Por Jaiane Souza *

22/12/2020 às 07:55 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Victor La Corte

Não é possível ouvir Roberta Campos sem que sejamos cobertos por uma sensação de paz. Mais uma vez, o sentimento está presente. Agora, no novo EP Só conheço o mar, lançado em 11 de dezembro. O trabalho é resultado da concretização de reflexões e sentimentos da artista durante o período de quarentena. Dessa forma, ao todo, cinco músicas compõem o disco e falam de amor e liberdade. Além disso, a mensagem final é o título da faixa de encerramento e  um desejo de todo: Tudo vai ficar bem. 

Entretanto, antes de Só conheço o mar, Roberta Campos tinha outros planos. Todo o repertório do quinto álbum de estúdio da artista já estava preparado e seria o primeiro desde Todo caminho é sorte (2015). Com a chegada da pandemia, o processo foi interrompido e adiado para 2021. Assim, durante o isolamento, desenvolveu as composições que acabaram de chegar às plataformas de streaming. 

Novos elementos

À primeira vista, os fãs mais íntimos de Roberta Campos podem estranhar um pouco. Acontece que Só conheço o mar, explora uma nova sonoridade. Ou seja, conta com alguns arranjos de metais e instrumentos como hammond e flugel. Mesmo assim, é possível identificar claramente a artista que conhecemos, pois o violão característico de Roberta Campos e a MPB acompanha todas as faixas. Além disso, a voz suave e marcante, marca registrada da artista também está presente. 

É a primeira vez que Campos assina a produção de um EP, ao lado de Sergio Fouad. Em resumo, um trabalho para conhecer outras nuances de Roberta Campos, partindo do canto e violão já conhecidos, passando pela face de produtora e chegando em canções com roupagem diferente do tradicional da obra da artista. 

só conheço o mar

Capa do EP “Só conheço o mar”, de Roberta Campos. Foto: Victor La Corte

Temáticas

“Relatos das alegrias, dificuldades e nuances de um isolamento a dois e do isolamento em si mesma”, define Roberta. As duas primeiras músicas, Cada acorde é seu e Meu amor é seu, falam exatamente disso. Ou seja, de como o amor e o contato com o outro podem fazer esquecer o mundo por instantes. A segunda ganhou até videoclipe especial. Veja aqui.

As duas faixas seguintes, Sentinela e Me leva pra voar, é um mergulho dentro de si própria. Roberta Campos fala da relação consigo mesma, com o mundo exterior e sobre ir para outros lugares. A última, Tudo vai ficar bem, dá o recado final e uma faísca de esperança. Que assim seja, Roberta, que tudo fique bem mesmo!

A seguir você confere um bate-papo de Carol Braga com Roberta Campos.

 

 

photo

Live de Caetano Veloso é eleita melhor do ano por seguidores do Culturadoria

Em um ano com tantas lives, foi difícil escolher, né? Mas, depois da enquete realizada pelo Instagram, pelo menos para o público do Culturadoria, deu Caetano Veloso. E olha que a disputa foi acirrada. Os participantes da nossa brincadeira tiveram que escolher entre Caetano e Gilberto Gil. Teresa Cristina, a rainha das lives, também não […]

LEIA MAIS
photo

Séries para relaxar nesse fim de ano!

Depois de um 2020 desses, precisamos parar para descansar, concorda? Curtir o recesso de fim de ano, se você tiver, ou os fins de semana vendo algo leve, sem ter que pensar muito. Pensando nisso, separamos aqui séries para relaxar, ter aquele momento de paz e tranquilidade, para rir um pouco, ver algo romântico ou […]

LEIA MAIS
photo

Mulher-Maravilha 1984: quando a humanidade faz diferença

Sabia que o maior inimigo de Mulher-Maravilha 1984 pode ser você? Especialmente se for um espectador(a) com muitas expectativas em relação a esta produção dirigida por Patty Jenkins. Ainda mais considerando o histórico desse aguardado longa, já que era para ter saído no primeiro semestre. Tem também o sucesso estrondoso da estreia da atriz Gal […]

LEIA MAIS