fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cansou de notícia ruim? Conheça páginas que só dão notícias boas

Por que não um respiro em tempos difíceis? Confira iniciativas que vão aquecer o coração

Por Jaiane Souza *

24/07/2020 às 10:28 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Frame do episódio 6 do canal Some Good News do YouTube

“Não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acontecem” é a frase inicial da página Razões para Acreditar, dedicada, assim como o nome diz, a mostrar que ainda há razões para seguir em frente. Em meio a um bombardeio de informações e, agora, de uma pandemia, é difícil encontrar notícias boas. A ansiedade de tantos números e volume de informações atrapalha no dia a dia.

Então, com missão de encontrar e compartilhar notícias boas, essa e outras iniciativas surgiram na internet. No caso do Razões para Acreditar, por exemplo, são feitas até vaquinhas apoiadas pelos leitores e seguidores para ajudar pessoas que precisam. A ideia de divulgar informação positiva é tão boa e bem recebida que a página conta com mais de dois milhões de seguidores.

Pensando nisso, aqui vão algumas páginas, sites e canais que mostram exemplos de boa fé, esperança e histórias inspiradoras.

Só Notícia Boa (GoodNews)

Autointitulado o primeiro portal de notícia boa do Brasil, a página surgiu em 2011. O conteúdo é para todas as idades nas editorias de saúde, negócios, tecnologia, entretenimento, sustentabilidade, turismo e boas ações. A curadoria é feita a partir de informações recebidas por seguidores e por uma varredura em portais de notícias. Você pode acompanhar pelo Instagram @sonoticiaboa.

The Good News Coronavirus

O que mais vemos na mídia atualmente são notícias sobre o caminhar da epidemia, o número de casos confirmados e mortes. Na tentativa de amenizar um pouco essas informações, o site The Good News Coronavirus foi programado para buscar em portais de veículos de imprensa oficiais reportagens positivas. Só para exemplificar, as matérias são sobre desenvolvimentos de testes rápidos da doença, pessoas que produzem equipamentos voluntariamente para hospitais e comunidades e informações sobre as vantagens da quarentena no combate à propagação do vírus. No topo do site, estão informações de quantas pessoas já foram curadas no Brasil e no mundo.

 

Some Good News

O programa foi criado no YouTube pelo ator John Krasinski (Um lugar silencioso e The Office) durante a quarentena e contou com oito episódios nos quais ele comentava as notícias e recebia convidados. Passaram por lá nomes como Emma Stone, Oprah, Billie Eilish. Além disso, teve reunião dos elencos de Hamilton e The Office. O que John não contava é que o sucesso seria imenso (mais de dois milhões de inscritos). Entretanto, como tem outros projetos e não pretende continuar com o canal, vendeu o formato para o serviço de streaming CBS All Acess e para o Comedy Central. O conteúdo está disponível em inglês, mas é possível ativar legendas em português. Confira aqui.

Hypeness

Criatividade, inovação e inspiração são os pilares do site Hypennes que, além de notícias positivas, divulga pesquisas, informações, acontecimentos e curiosidades do mundo inteiro. É uma boa opção para sair das notícias tradicionais e encontrar outras mais leves e, claro, inspiradoras e positivas. Exemplo disso, é a notícia explicando porque o álcool em gel ficou mais grudento nos últimos meses e divulgando o programa da Ambev que vai contratar dezenas de estagiários negros. 

Além do site, as publicações também estão no Instagram.

photo

Dica de Comunicação: você tem medo de se expor nas redes sociais?

Assim como a cultura, a comunicação faz parte do DNA do Culturadoria. Antes, porém, deixávamos isso mais para os bastidores. Passado. Agora decidimos compartilhar com você algumas reflexões e dicas dessa área também. Sendo assim, vamos falar hoje um pouco mais sobre marketing nas redes sociais e sobre você?  Uma das dicas mais comuns dentre […]

LEIA MAIS
photo

Radionovela: iniciativas digitais revivem formato que foi sucesso no rádio

Os podcasts estão cada vez mais populares. E, antes, o que tinha o caráter mais informativo, abriu espaço para outros formatos, como os bate-papos, leituras, programas de entrevistas e para a dramaturgia, como é o caso da radionovela. Exemplo disso é a áudio série de ficção Sofia, lançada recentemente pelo Spotify no Brasil. A produção […]

LEIA MAIS
photo

Confira cinco exposições virtuais imperdíveis em BH

Já na primeira página da exposição virtual Em Nome das Rosas, do BDMG Cultural, o visitante se surpreende com fotos e relatos de mulheres agredidas. No Memorial Minas Gerais Vale as visitas pelo acervo fixo são virtuais em 360º graus. No Centro Cultural Minas Tênis Clube, a exposição sobre Raymundo Colares é pelo Instagram. Essas […]

LEIA MAIS