Além dos citados, os Irmãos Cavalera (Iggor e Max), Seu Jorge (junto à portuguesa Cuca Roseta) e o também ator e escritor Thiago Thomé também apostam no single
Listamos, aqui, alguns singles que aportaram recentemente nas plataformas de streaming, “Papaloko”, da cantora, compositor, doutora em música e professora da faculdade de música da UFMG, Glaw Nader. Gravados, single e clipe, ao vivo, numa formação de octeto, a canção traz o sentido de “abre caminho” e vem sendo apresentada pela cantora sempre no início dos shows, com o desejo de bons agouros e esperança. Aproveitando o gancho, a equipe do Culturadoria listou alguns singles recentes, para você ouvir e degustar. Confira!
“Papaloko” – Glaw Nader
Além do single, Glaw Nader também lançou, nesta sexta, o clipe da canção “Papaloko”, do vodun haitiano. Ela explica: “Papaloko é o vento, é a palavra, e eu entendo isso como o que vem antes e o que abre o caminho em tudo. Inclusive porque, na filosofia africana, a palavra não deve ser dita ao vento, à toa, ela sempre tem um propósito. Então, ‘Papaloko’, vem com esse sentido de abrir caminhos, soprar as novidades que vou trazer em 2024”. O clipe pode ser acessado no canal oficial da cantora no YouTube.
“Mania de você” – Matheus Brant
No último dia 26 de abril, o compositor mineiro Matheus Brant lançou “Mania de você”, uma versão do sucesso de 1999 da dupla Pepê & Neném. O single irá compor o quarto disco de estúdio do artista, “Eu, vc, nós 3”.
Trata-se do último da trilogia iniciada com “Assume que Gosta” e secundada por “Cola Comigo”. O lançamento do disco será ainda neste mês de maio, pelo selo Alá Comunicação e Cultura, de Jorginho Velloso, do qual fazem parte artistas como Pietá, Totô de Babalong, Illy, A Outra Banda da Lua e Tícia. O primeiro single do novo trabalho, “O Short Jeans”, já está disponível em todas as plataformas digitais.
(abaixo, Matheus Brant, em foto de Douglas de Paula/Divulgação)
“Ogumtech” – Thiago Thomé
Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Thiago Thomé já foi indicado ao Prêmio Jabuti pelo livro “E se desse para denegrir?”. Tal qual, como ator, esteve em séries como “Arcanjo renegado” (Globoplay) e de novelas (qual “A Dona do Pedaço”, da Globo). Já na música, lançou, e 2023, o o álbum “Para pretos, pardos e simpatizantes”. Agora, chegou a hora do lançamento de “Ogumtech”, single que dá início aos trabalhos do novo disco, “Encantado”, que em breve estará no streaming. A gravação da música, em estúdio, teve as participações de Jorge Aragão e Xande de Pilares. A produção da faixa é do percussionista Léo Mucuri.
“Até a Fé Se Esqueceu” – Seu Jorge e Cuca Roseta
A cantora e compositora portuguesa Cuca Roseta e Seu Jorge se juntaram na gravação de “Até a Fé Se Esqueceu”, single que chegou às plataformas mês passado. Parceria da fadista com o cantor e compositor Zé Renato, a música vai integrar o primeiro álbum de Cuca a chegar ao Brasil, pela Som Livre/MPB Discos. Ela e Seu Jorge se conheceram em Coimbra, no show que ele dividia com Daniel Jobim. Desde então, permaneceram em contato. “Desde o primeiro minuto que o ouvi, senti que o timbre e a energia que vibram no canto dele passam para este lado como uma grande viagem emocional. A voz dele é pura medicina e sempre me foi familiar. Ou seja, gravar com Seu Jorge foi um desejo tornado realidade”, pontua Cuca.
“Escape to the Void” – Irmãos Cavalera
Os irmãos Max e Iggor Cavalera, que fizeram história no grupo Sepultura, anunciaram, nas redes sociais, a regravação do terceiro álbum da banda, “Schizophrenia”. O lançamento está previsto para 21 de junho, pela Nuclear Blast Records. Também nas redes, os brothers mineiros divulgaram os shows já agendados da Third World Trilogy tour. “Schizophrenia”, vale dizer, foi o terceiro trabalho da banda Sepultura. O disco original chegou ao mercado em 1987. A faixa “Escape to the Void” é a primeira a virar single do novo projeto dos Cavalera.