Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Maestro Roberto Tibiriçá rege Sinfônica e Coral Lírico

Gostou? Compartilhe!

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico interpretam trechos de um dos grandes exemplares da música litúrgica, a “Petite Messe Solennelle”

Foi em 1863 que o compositor italiano Gioachino Antonio Rossini (1792-1868) compôs “Petite Messe Solennelle” (“Pequena Missa Solene”). É justamente essa peça o destaque do concerto que será apresentado nesta quarta-feira, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Assim, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) serão regidos pelo maestro Roberto Tibiriçá. A ocasião conta, ainda, com os solistas Lorena Pires (soprano), Edineia de Oliveira (mezzosoprano), Daniel Umbelino (tenor) e Sávio Sperandio (baixo-barítono).

A apresentação integra a série “Concertos da Liberdade” e o projeto “Minas Santa”. Na ocasião, Roberto Tibiriçá – que já foi regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, entre 2010 e 2013 – ouvirá o anúncio da diretoria de música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que entregará o diploma Notório Saber ao regente, em outubro deste ano. A homenagem contará com a presença de autoridades do Governo de Minas Gerais e da instituição de ensino responsável pela concessão da honraria.

Roberto Tibiriçá, que vai reger a Sinfônica nesta quarta-feira, no Palácio das Artes (Paulo Lacerda/Divulgação)
Roberto Tibiriçá, que vai reger a Sinfônica nesta quarta-feira, no Palácio das Artes (Paulo Lacerda/Divulgação)

O concerto

A soprano Lorena Pires, que estreia em Belo Horizonte como solista, promete, ao público, “um concerto emocionante e de altíssima qualidade artístico-musical”. “A Orquestra Sinfônica e o Coro Lírico são grandes patrimônios culturais de Minas Gerais, amplamente reconhecidos em caráter nacional pelo alto nível. É uma honra fazer música no prestigiado Palácio das Artes e ao lado de artistas incríveis, cujas carreiras tanto admiro”, reforça a soprano. Já Tibiriçá pontua que a peça de Rossini é “uma missa muito linda, com uma riqueza de melodias extraordinária”. Desse modo, situa, tem a influência das óperas do compositor, no entanto, o caráter é extremamente religioso. “Tenho certeza que o público vai gostar muito”.

Serviço

Concertos da Liberdade | “Petite Messe Solennelle”

Data: 20/3 (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro)

Classificação Indicativa: Livre

Ingressos: R$30 a inteira e R$15 a meia-entrada, na bilheteria do Palácio das Artes e na plataforma Eventim

Informações para o público: (31) 3236-7400

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]